The Acolyte – Então… || Resenha COM SPOILER.

 

Olá, Mestres decepcionados do hospício! 

O quarto episódio de Star Wars: The Acolyte chegou, mas veio só para enrolar ou teve algo de bom para contar?

Após um flashback, voltamos ao tempo presente. Mestre Sol lidera uma equipe de Jedi até o local onde está Mestre Kelnacca, a próxima vítima de Mae. Este episódio, tão estranho e inconsistente quanto o terceiro, mostra que uma série que começou bem pode perder o fôlego rapidamente.

Osha e os Jedi

Osha queria partir, mas Mestre Sol a puxou para a aventura, sabendo que agora, com as irmãs cientes uma da outra, a vingança da acólita pode acabar antes que tragédias maiores aconteçam. Os Jedi debatem sobre o que fazer a respeito de Mae e teorizam sobre seu mestre. Se for confirmada a presença de um Lorde Sith, essa informação será levada ao Alto Conselho Jedi, onde está o Mestre Yoda. Podemos estar diante de uma variante da ordem, herdeiros da Força que usam o lado sombrio. Vimos em The Mandalorian que os Mandalorianos se dividiram em muitos clãs, então é provável que isso também aconteça com Jedi e Sith, com fragmentos espalhados, manipulando a Força sem treinamento formal.

Mestre Sol sente algo estranho e parece saber que as consequências de seus atos com as irmãs estão vindo enfrentá-lo, mas ele ainda não entende como.

 Star Wars: The Acolyte

Divulgação Disney Plus.

Mae e Qimir

Osha segue sua jornada, mas pensa em desistir. Agora que entende que os Jedi não foram responsáveis pela morte de sua irmã, mas sim por cuidar dela e garantir um futuro, ela apoia Mae, embora não compreenda totalmente seu caminho. Qimir a acompanha, parecendo esconder um detalhe importante que poderia facilitar a vida de Mae. Fãs atentos especulam que ele possa ser o mascarado que está treinando Mae, pois foi ele quem a levou até Mestre Kelnacca e parecia saber a localização exata do alvo.

Quando Mae prende Qimir em uma armadilha e a acólita vai até a casa do mestre apenas para descobrir que ele já foi morto por um sabre de luz, surge a pergunta: se o mestre dela mandou que matasse quatro mestres Jedi, por que decidiu matar o próximo alvo? Mestre Kelnacca morre minutos depois de Mae dizer a Qimir que não quer mais vingança ao saber que Osha está viva. Ela pensou em se render ao Mestre Wookie para contar aos Jedi tudo sobre seu mestre, pois queria apenas se reencontrar com Osha. No entanto, chegou tarde e nem ela entendeu como seu mestre chegou lá e por que matou o Wookie antes dela, sendo que assassinar um mestre Jedi sem armas era sua principal tarefa.

Os Jedi aparecem, mas em seguida, o mestre de Mae chega levitando e, apenas usando a Força, consegue empurrar a todos, finalizando o episódio que parece não saber contar a história que tem nas mãos. A trama não parece orgânica, a série começou bem, mas agora parece travada, sem avançar de maneira significativa. Situações e diálogos parecem prolongados apenas para aumentar a quantidade de episódios, que no final, parecem vazios em conteúdo, mas cheios de boas intenções.

Star Wars: The-Acolyte

Foto: Star Wars: The Acolyte – Lucasfilm

Mestre e Acólito

Em Star Wars, existe a regra de dois entre os Sith: deve haver apenas um mestre e um aprendiz. Quando o aprendiz deseja alcançar um nível superior, ele deve matar seu mestre e assumir o manto, podendo então ter um novo aprendiz. Mas o que seria um acólito? É estabelecido que o aprendiz não pode ter um aprendiz até que se torne mestre, mas pode ter um acólito, como Mae, para que juntos matem o mestre. Dessa forma, o aprendiz se torna mestre e o acólito, aprendiz Sith.

Se Qimir for realmente um Sith, e considerando que The Acolyte se refere a Mae, podemos entender que Qimir está treinando a jovem para que juntos possam matar o mestre de Qimir, e ele assuma o posto de mestre Sith. Mas quem é o mestre nesta equação? Ainda não sabemos. Vale lembrar que Qimir parece conhecer muito bem o suposto mestre de Mae, mas não sabemos como nem por que ele tem mais conexão com o mestre do que a própria aprendiz, o que poderia corroborar a teoria de ele ser o verdadeiro mestre.

Já chegamos no meio da temporada, com quatro episódios que foram um misto de sensações. Por enquanto, não podemos definir o saldo final da série. Só espero que ela consiga melhorar a partir daqui.

 

Não se esqueça de seguir o Hospício Nerd no Instagram 

Texto por: David Alves 

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!