Through the Darkness – O k-drama perfeito para os órfãos de Mindhunter || Resenha

Olá, hospícianos!

Tem um tempinho que não apareço por aqui, mas agora eu voltei – e para falar de coisa boa! Bora conhecer mais sobre o drama Through the Darkness?

Esse é um thriller sul-coreano de 2022, com 12 episódios, disponível por aqui nos catálogos do Viki e KOCOWA. Produzido originalmente pela emissora SBS, os episódios trazem a direção de Park Bo-Ram, mesmo diretor de The Fiery Priest. Já o roteiro é escrito por Seol Yi-Na, com a consultoria de Kwon Il-Yong e Go Na-Moo, escritores do livro homônimo que deu origem ao enredo.

E o elenco vem com um time estelar de peso, com nomes como Kim Nam-Gil (The Fiery Priest), Jin Sun-Kyu (Revenant), Ryeo Un (Twinkling Watermelon), Kim So-Jin (The King), Kim Won-Hae (The Good Bad Mother), Han Joon-Woo (Pachinko), entre outros.

Sinopse (KOCOWA)

Kemampuan Tim Analisis di Through the Darkness | VIU
Fonte: VIU

A história de analistas comportamentais que tentam entender os serial killers lendo suas mentes mais sombrias.

Os primeiros caçadores de serial killers coreanos

Se pela sinopse acima você sentiu uma vibe Mindhunter, saiba que não é somente impressão. Through The Darkness é um drama baseado no livro de mesmo nome que surgiu após a publicação da obra americana que mostra a jornada do primeiro caçador de serial killers dos Estados Unidos.

Na versão coreana, conhecemos mais a fundo as histórias de Kwon Il-Yong, um importante analista comportamental que também se especializou em entender a mente de criminosos que impactaram o país. E assim como a série da Netflix, enquanto o livro nos traz uma visão realista dos fatos, a versão para TV foca em misturar ficção e realidade em uma trama cheia de investigação e drama.

E nesse quesito, Through The Darkness chega brilhando para presentear os fãs do gênero com uma narrativa excelente.

O plot

Na história, somos levados aos anos 90, em que conhecemos Song Ha-Young (Kim Nam-Gil), um detetive quieto e reservado com um poder incrível de observação, e Gook Young-Soo (Jin Sun-Kyu), o chefe do departamento de Análise Comportamental que está de olho nos estudos que estão sendo feitos pelos americanos no FBI (sim, os estudos que conhecemos em Mindhunter).

O talento de Ha-Young é o que chama a atenção de Young-Soo, que propõe ao personagem que ele faça parte do time para analisar as mentes dos serial killers e investigar uma onda de crimes brutais que estão ocorrendo em Seul. Porém, como nem tudo é fácil, eles começam a enfrentar problemas na equipe, já que nesta época os colegas ainda não levavam a sério o novo método de análise.

Observamos então o desenvolvimento dessa narrativa em que a equipe de perfiladores tenta convencer a polícia sobre o poder de suas habilidades enquanto correm contra o tempo para desvendar o perfil do assassino que está aterrorizando a população.

Em meio a tudo isso, ainda somos levados a conhecer outros casos baseados em fatos reais, mas também com uma dose de ficção para deixar o roteiro bem amarrado e trazer o pano de fundo para os personagens principais.

Through the Darkness” retorna com sua parte 2 — saiba tudo sobre o k-drama de suspense!
Fonte: KOCOWA

Minha opinião

Como uma dorameira apaixonada também por Mindhunter e séries criminais em geral que tratam de investigação e análise comportamental, posso dizer que assistir Through The Darkness foi um deleite. Cada episódio me fez ficar vidrada como eu não ficava há bastante tempo.

O drama acerta em cheio ao mesclar a inspiração em um enredo americano sem deixar de lado o melhor que os doramas de thrillers “raiz” podem oferecer. Tudo fica ainda melhor com atuações excelentes, em especial de Kim Nam Gil, que mostra mais uma vez por qual motivo ele é um dos queridinhos da indústria coreana.

Para mim, o único erro desse drama é que ele acaba. Ele poderia facilmente contar com mais episódios ou mais uma temporada se quisessem. Mas, ao mesmo tempo, eu entendo a escolha de fechá-lo com apenas 12 episódios e, principalmente, deixar uma ponta solta. Afinal, na vida real, crimes não deixam de acontecer e eu sempre acabo interpretando dessa maneira alguns finais em aberto em histórias do gênero.

Conclusão

Bom, se você está procurando um excelente drama que foca em análise comportamental e estudo sobre as mentes de psicopatas, Through The Darkness é a opção perfeita. Porém, fica o aviso: este é um drama que foca naquele tipo de narrativa mais lenta, em que o foco é mostrar diálogos e análises por trás da mente dos criminosos. Portanto, não acredito que seja a melhor opção para quem gosta de ver algo mais agitado que foca nas cenas de ação e correria atrás de bandidos, por exemplo.

E aí? Já assistiu? Se sim, me conta o que achou nos comentários!

Aproveite para seguir o Hospício Nerd nas redes sociais e conferir todos os conteúdos de doramas no site! E se gostou do que eu falei, confira também minhas outras resenhas disponíveis por aqui!

– Pâmela Santos

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!