Os 10 melhores jogos do Xbox Clássico
Nostalgia batendo.
O Xbox foi o console que marcou a entrada da Microsoft no mercado de video-games, tendo sido lançado em 15 de novembro de 2001. Uma de suas marcas na história certamente foi o nascimento da Xbox Live, onde assinantes poderiam jogar online e baixar conteúdos.
Hoje traremos os 10 melhores jogos do Xbox clássico. Vale ressaltar como sempre que essa lista reflete nossas opiniões pessoais.
Vamos lembrar também que se trata de uma lista e não um ranking, portanto os jogos estarão listados por sua ordem de lançamento.
Shenmue II – 28/10/2002
Desenvolvido pela Sega e publicado pela Microsoft em 28 de outubro de 2002, Shenmue II é o clássico do Dreamcast, que felizmente chegou ao Xbox. Shenmue II é um game de ação e aventura com ambientes em mundo aberto. Temos um sistema de dia e noite, efeitos climáticos variáveis, NPCs com programações diárias e muitos mini-games. Nosso protagonista é o lutador Ryo Hazuki, que chega em Hong Kong em 1987 em busca do assassino de seu pai. Em sua época foi um sucesso de crítica e criou uma base de fãs muito fiéis. Não atoa, seu sucessor Shenmue III, foi lançado em 2019, sendo um projeto de crowdfunding no Kickstarter.
Metal Gear Solid 2: Substance – 04/11/2002
Desenvolvido e publicado pela Konami em 04 de novembro de 2002, Metal Gear Solid 2 Substance é uma versão melhorada de Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, com alguns conteúdos adicionais, como missões e desafios extras. A série Metal Gear por si só já dispensa comentários, mais uma grande obra de Hideo Kojima. O protagonista da vez não é Snake, mas sim Raiden, um agente novato. Novamente temos um jogo de ação e aventura com muito stealth, uma trama complexa e muitas, mas muitas cutscenes cinematográficas, marca registrada de games da série. Foi um sucesso de crítica imenso na época. Essa versão era exclusiva de Xbox, depois foi portada para PlayStation 2 e PC.
Prince of Persia: The Sands of Time – 12/11/2003
Desenvolvido e publicado pela Ubisoft em 12 de novembro de 2003, Prince of Persia: The Sands of Time conseguiu trazer o já clássico Prince of Persia para o mundo 3D com maestria. Aqui temos um jogo de ação e aventura em terceira pessoa, onde controlamos o protagonista Prince que foi enganado pelo vilão, e acabou liberando as areias do tempo, transformando todos os habitantes do palácio em monstros de areia. O que chama atenção fora o combate, são as partes de plataforma, onde devemos usar e abusar de acrobacias, evitando as muitas armadilhas presentes no cenário, para alcançarmos os objetivos. Destaque para as adagas do tempo, que nos dão o poder de retroceder no tempo após cometer algum erro. Um remake foi anunciado recentemente e tem data de lançamento programada para 2021.
Fable – 14/09/2004
Desenvolvido pela Lionhead Studios e publicado pela Microsoft em 14 de setembro de 2004, Fable é o primeiro game dessa série de RPG de ação e fantasia. Em Fable controlamos um garoto órfão no mundo fictício de Albion. Nossa vila é atacada por bandidos e perdemos nosso pai no processo. Após este evento, somos levados por nosso mestre para uma academia de heróis. Suas escolhas ao longo da jornada importam, e muito. Podemos seguir o lado do bem ou do mal. Escolher o lado do mal por exemplo, faz crescer chifres em nosso personagem e os NPCs reagem com medo a nossa presença. Esse é um dos jogos mais aclamados da plataforma. Fable teve duas continuações no Xbox 360 e após muito tempo sem nenhuma nova adição a franquia, tivemos o anúncio de um novo jogo para o Xbox Series X e PC, 10 anos após o terceiro jogo. Por enquanto não temos muitas notícias dessa sequência.
Halo 2 – 09/11/2004
Desenvolvido pela Bungie e publicado pela Microsoft em 09 de novembro de 2004, Halo 2 é o segundo jogo desta franquia que resiste até hoje, inclusive como principal game das plataformas Xbox. Aqui temos um FPS futurista onde controlamos o lendário Master Chief, principal personagem do Xbox, e o alienígena Árbitro. Durante o decorrer das missões vamos alternando entre esses personagens. Devemos ressaltar a importância não só do segundo jogo, mas da franquia como um todo. Os esquemas de controle de jogos de primeira pessoa de Halo 1 se tornaram populares em todos os outros FPS que viriam a ser lançados dali em diante. Halo 2 foi o primeiro da série a ter integração ao serviço online Xbox Live, o que ajudou a popularizar a Live como um excelente serviço para se jogar online. Atualmente estamos no aguardo de mais um jogo da franquia, o Halo Infinite.
Need for Speed: Underground 2 – 09/11/2004
Desenvolvido e publicado pela EA Games em 9 de novembro de 2004, Need for Speed: Underground 2 já é um clássico dos jogos de corrida. Através do modo exploração podemos correr a noite pela cidade em buscas de rachas ilegais. Com relação ao game anterior, este traz mais veículos, opções de tuning, novos modos de corrida e a adição de mudanças climáticas. Contávamos com uma lista de 29 carros, que poderiam ser modificados à vontade pelo jogador, nos mínimos detalhes, desde as partes mecânicas, passando pelas peças de carrocerias, pinturas e adesivos, até as luzes de neon na parte de baixo, que deixavam um visual marcante nos ambientes noturnos. Não podemos esquecer é claro de mencionar a trilha sonora incrível, que contém por exemplo, a música Riders On The Storm, marca registrada do jogo.
Star Wars: Knights of the Old Republic II – The Sith Lords – 06/12/2004
Desenvolvido pela Obsidian Entertainment e publicado pela LucasArts em 06 de dezembro de 2004, Star Wars: Knights of the Old Republic II – The Sith Lords, podemos dizer que é um dos melhores jogos da franquia Star Wars já feitos até hoje. Seu antecessor já havia sido muito aclamado pela crítica e com este aqui não poderia ser diferente. A história se passa no período da Velha República aproximadamente quatro mil antes do primeiro filme da saga, A Ameaça Fantasma. O jogo em si é um RPG com combates em pseudo-turnos. Criamos nosso personagem totalmente personalizável e possuímos um sistema de atributos inspirados nas regras de Dungeons & Dragons. Infelizmente essa franquia de RPGs ficou pelo segundo jogo mesmo.
Forza Motorsport – 03/05/2005
Enquanto o PlayStation 2 tinha Gran Turismo, o Xbox tinha o Forza Motorsport. Desenvolvido pela Turn 10 Studios e publicado pela Microsoft em 03 de maio de 2005. Forza é um simulador de corrida que chegou com 231 carros divididos em 6 categorias: D, C, B, A, S e R e mais dezenas de pistas. É mais uma franquia que perdura até os dias de hoje. Só na série principal tivemos 7 jogos. Agora contamos também com a série Forza Horizon, que já possui 4 jogos, tendo o jogo mais recente em 2018, resistindo até hoje com muitas DLCs.
GTA San Andreas – 07/06/2005
Esse aqui aparece facilmente em qualquer lista de melhores de console. Desenvolvido e publicado pela Rockstar em 07 de junho de 2005, GTA San Andreas nos coloca na pele de CJ, no estado fictício de San Andreas. Aqui temos mais um grande título desta franquia que faz muito dinheiro até hoje. Como sempre estamos em um grande mundo aberto que nos permite fazer quase tudo o que quisermos. Em sua história central, nos envolvemos em guerras de gangues, confrontos com policiais e alguns problemas familiares, mas é claro que se quiser, este mundo pode ser um imenso parque de diversões, seja para tentar viver uma vida normal, seja para causar muitas destruições. Fazer todas as missões principais e secundárias vai te garantir pouco mais de 80 horas de jogatina. Galera, quem nunca pegou o caça hidra ou um tanque de guerra para sair demolindo tudo pelo caminho? E que tal pegar uma jetpack para sair voando por aí?
Ninja Gaiden Black – 20/09/2005
Desenvolvido pela Team Ninja e publicado pela Tecmo em 20 de setembro de 2005, Ninja Gaiden Black é a versão refeita do Ninja Gaiden de 2004, com algumas adições. Essa é a transformação para o mundo 3D do clássico jogo de aventura em 2D. Nosso protagonista é o ninja Ryu Hayabusa, com a missão de recuperar uma espada perdida e vingar a destruição de seu clã. Será que todo plot de história de ninja é esse? Rsrsrs. Em sua gameplay temos um game de ação e aventura e um combate em terceira pessoa. No decorrer do progresso vamos adquirindo uma variedade de armas e habilidades e temos de escolher onde focar os upgrades. A dificuldade era algo que chamava bastante atenção, tanto em inimigos comuns quanto nos mais diversos chefes. Tivemos duas continuações no Xbox 360 e alguns ports para outras plataformas. Infelizmente não temos notícias de um novo jogo, mas seria demais ver algo deste tipo na nova geração.