Aquecimento Oscar 2021 – CATEGORIAS – Melhor Canção Original
Uma conexão direta com o Filme através da música!
Há menos de 10 dias da mais aguardada premiação do reino do cinema, hoje iremos apreciar uma das categorias mais belas da noite: Melhor Canção Original. Nela podemos nos encantar com belíssimas canções que foram criadas exclusivamente para seus filmes e servem para embelezar ainda mais o espetáculo da festa, com apresentações ao vivo das canções ao longo do espetáculo.
A primeira vez que essa homenagem aconteceu na 7ª Edição do Oscar em 1935, o prêmio foi concedido à canção “The Continental” do Filme “The Gay Divorcee, com música de Con Conrad e letra de Herb Magidson. Já na última Edição, a canção vencedora foi “(I’m Gonna) Love Me Again” pelo filme “Rocketman“, com música de Elton Jhon e letras de Bernie Taupin.
É importante que a canção seja composta para um filme para que ela seja elegível para a premiação. Portanto, canções que foram publicadas antes da produção do filme ou que são adaptados de outras obras (como um musical da Broadway) por exemplo, não podem ser elegíveis. Uma ilustração disso foi a canção citada acima que ganhou a premiação da Edição de 2020, que foi composta para o filme, apesar de o cantor representado na obra ter inúmeras músicas dignas da premiação ao longo de sua carreira.
Tendo dito isso, vamos agora conhecer melhor os indicados da categoria!
“Fight For You” de JUDAS E O MESSIAS NEGRO – D’Mile, H.E.R. e Tiara Thomas
Essa canção, composta por um verdadeiro time de elite que inclui H.E.R. detentores de nada menos que 4 Grammys na carreira, traduz com minúcias o significado da luta mostrada no filme. Apesar de não ter ficado tão famosa, ela é uma boa candidata ao prêmio por ter um apelo popular devido ao número de fãs que H.E.R. possui.
“Hear My Voice” de OS 7 DE CHICAGO – Celeste e Daniel Pemberton
Composta por uma dupla formada por um compositor experiente, que apesar de não ter sido indicado antes ao Oscar é muito procurado, e uma novata que teve sua primeira indicação importante na carreira. Assim como o filme, esta canção traz um grito de socorro, uma súplica para ser ouvido.
“Speak Now” de UMA NOITE EM MIAMI – Sam Ashworth e Leslie Odom Jr.
Grande favorita da noite, tendo já faturado 6 outros prêmios esse ano e algumas outras indicações, foi composta pelo super talentoso Leslie Odom Jr., que também concorre por Melhor Ator Coadjuvante pelo mesmo filme, e Sam Ashworth que abrilhantou ainda mais a música com sua criatividade. A canção passa uma mensagem importantíssima para o mundo, para que a segregação seja extinta. Ela empurra toda irmandade a falar, não se calar perante sinais de segregação, racismo e outros tipos de discriminação, mas aqui em especial racial.
“Io Si (Seen)” de THE LIFE AHEAD – Laura Pausini e Diane Warren
Outra forte candidata, esta canção demonstra compaixão em sua letra e é de uma ternura ímpar ouví-la na Voz de Laura Pausini, que além de interpretá-la também é compositora ao lado de Diane Warren que, apesar de não ter recebido nenhuma estatueta ainda, é figurinha repetida com 12 indicações em sua carreira. Muitos fãs dizem que já passou da hora de ser agraciada!
“Husavik” de EUROVISION SONG CONTEST: THE STORY OF FIRE SAGA – Savan Kotecha, Fat Max Gsus e Rickard Göransson
Surpreendendo a alguns, principalmente pelo fato de vir de uma comédia, “Husavik” é uma excelente música com uma super produção. Além disso, conta com o grandioso Savan Kotecha, que é um dos maiores compositores e produtores do mundo do pop e já foi indicado a três Grammys e também ao Globo de Ouro.
E aí, já ouviram as canções? Alguma delas te emocionou? Elas estão disponíveis na maioria das plataformas digitais de streaming. Não se esqueçam de compartilhar as apostas de vocês com a gente. #oscar2021hospicionerd
E se você perdeu alguma das matérias sobre o Oscar 2021, você pode clicar aqui e conferir de perto cada uma delas.
Encontre aqui as redes sociais do Hospício Nerd para mais conteúdo como esse!!
E, se quiserem trocar uma ideia sobre esses e outros filmes, me procura no Instagram: Bruno Barbosa.