{Resenha} Yasuke – No limite da sua Honra!
O seu passado molda o seu presente e futuro.
Meu povo e minha pova!
Primeiro um pouco de História, pois Hospicio Nerd também é cultura.
Yasuke (apresentado como 弥助 ou 弥介, 彌助 ou 彌介 em diferentes fontes) era um Samurai de origem africana que serviu sob o daimyō japonês Oda Nobunaga do período Sengoku. Yasuke chegou ao Japão em 1579 a serviço do missionário jesuíta italiano Alessandro Valignano, Visitante de Missões nas Índias. Yasuke esteve presente durante o Incidente de Honnō-ji, o suicídio forçado em 21 de junho de 1582, de Oda Nobunaga nas mãos de seu general samurai Akechi Mitsuhide Pensa-se que Yasuke tenha sido o primeiro africano que Nobunaga viu, mas ele foi um dos muitos africanos que vieram com os portugueses para o Japão durante o Período Nanban
Pouco se sabe sobre sua vida, e a principal fonte para a sua história no Japão foi escrita pelo missionário jesuíta Luís Fróis.
Então será que ele existiu realmente?
Agora vamos para o anime.
Fonte: Netflix/Divulgação
Yasuke é uma criação do produtor e diretor LeSean Thomas (dirigindo também Cannon Busters, exibido na Netflix).
O anime foi produzido pelo estúdio MAPPA, que também produziu Attack On Titan: The Final Season, sua trilha sonora produzida pelo vencedor do Grammy, Flying Lotus. O diretor Takeshi Koike faz parte da produção do design e apresentação estética da animação.
A narrativa conta que Yasuke era o maior “ronin” (nome atribuído aos samurais sem mestres/empregadores) que já existiu, sendo ele o primeiro Samurai Negro, o anime é repleto de ação tendo uma mistura de magia, tecnologia e lutas, mistura que no caso de Yasuke deu certo.
No anime Yasuke que foi, e é um grande samurai, passou a viver em uma vila como um simples barqueiro, deixando para traz todo o seu passado, mas tem um porém, o seu passado não o abandonou, pois mesmo Yasuke, estando aposentado e tentando viver tranquilamente, tem vários pesadelos com o seu passado, que nunca o abandona, ficando de certa forma preso ao mesmo.
No desenrolar da trama Yasuke, conhece uma mãe Ichika e criança que é muito doente mas tem um imenso poder, Saki, a qual ele passa a ajudar e proteger, ou será que é Saki quem o ajuda e protege.
Fonte: Netflix/Divulgação
No anime vemos que para Yasuke o princípio, a base de tudo é a honra, tanto que ele vai tentar manter a sua honra de qualquer maneira, mesmo indo contra a sociedade e seus preceitos, pois o mesmo sabe que independente do que cada um faça o seu passado existiu e não pode ser apagado, sendo que, quem você é hoje é definido por quem você foi o pelo que você fez.
Então podem assistir Yasuke sem medo de ser feliz, pois é uma bela história onde a honra faz com que ele faça o certo, enfrentando pessoas normais, metamorfos, espíritos, máquinas e principalmente a si mesmo.
Até mais e continuem nos acompanhando!