{Resenha} Um Verão de 85 – Um Adolescente com duas questões: Um amor platônico e a morte.

Como um jovem pode pensar tanto na morte e viver um verão intenso? Descubra assistindo ‘Um verão de 85”

O filme “Um verão de 85”, dirigido por François Ozon, estrelado por Félix Lefebvre, Benjamin Voisin, Philippine Velge, é um drama estreado em 2021 no Brasil. A sinopse: “ Verão de 85 se passa em um verão da década de 80. No aniversário de 16 anos, Alexis (Félix Lefebvre), enquanto está no mar da costa da Normandia, é heroicamente salvo da morte por David (Benjamin Voisin), de 18 anos. Alexis acaba de conhecer o amigo dos seus sonhos, mas será que esse sonho vai durar mais que um verão?” 

Verão de 85: Benjamin Voisin, Félix Lefebvre

Jean-Claude_Moireau_2020_MANDARIN PRODUCTION_FOZ_France 2 CINEMA_PLAYTIME PRODUCTION_SCOPE PICTURES

A trama envolve um cenário aparentemente perfeito para as férias no litoral da França, uma história narrada por Alexis onde possui a visão de um mundo adolescente com drama, desilusão amorosa, amizade, questões de identidade e relações homoafetivas. 

Os eventos únicos são marcantes para o longa já que a cena que o casal principal se encontra é um acidente de barco que os torna próximos, assim tudo acontece tão rápido que você percebe uma ligação entre os personagens logo após o acidente.  

Verão de 85: Félix Lefebvre, Benjamin Voisin

Jean-Claude_Moireau_2020_MANDARIN PRODUCTION_FOZ_France 2 CINEMA_PLAYTIME PRODUCTION_SCOPE PICTURES

Na adolescência, e ainda mais na visão pessoal, tudo se torna mais intenso e interessante e é exatamente a mensagem que o filme quer passar com a obsessão pela morte do Alexis e sua paixão avassaladora por David. Muito da história mostra como a escrita sobre a morte ronda a vida do personagem principal e como ocorre uma tragédia no final.

Assistindo sentimos a agonia e paixão do personagem, se identificar com o personagem e suas dores é o ponto central do drama, sendo bem legal de acompanhar. Claro que tudo acontece rápido demais no filme e já estamos esperando a tragédia que é dita no início então você já imagina ao longo do filme assim sem a surpresa do mistério. 

Espero que você se emocione e curta a reflexão com a mensagem do filme sobre como lidamos com nossos sentimentos e como se descobrir é interessante e intenso.

Bom filme!

Andressa @atknop

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!