A alta república de The Acolyte!
Olá, Jedi do Hospício.
Star Wars: The Acolyte chegou mostrando o passado dos Jedi, mas o que a série tem de diferente dos outros filmes?
Toda a saga Star Wars, desde que foi expandida para além dos filmes, foi dividida em eras ou fases, para que o público pudesse diferenciar e entender a linha do tempo da saga estelar.
Alvorecer e Velha República
Existe pouco ou quase nenhum material sobre os primeiros Jedi. O que sabemos é que o primeiro Jedi teve seu templo construído em Ahch-To, o planeta onde Luke Skywalker se refugia no episódio 8. Além disso, sabemos que James Mangold, que dirigiu Logan, está encabeçando o filme que contará a história dessa época.
Depois dessa fase nebulosa, conhecemos a Velha República. Aqui, temos pontos que definem muito bem a saga como a conhecemos. É nessa fase que os Sith surgem e começam a rivalizar com os Jedi. A República Galáctica está em seu início e muitas guerras marcaram esse período. Também temos os conflitos entre Jedi e Mandalorianos. Vale dizer que, no cânone de Star Wars, o tempo geralmente é contado a partir da destruição da primeira Estrela da Morte, no episódio 4, a Batalha de Yavin. O período da Velha República se passa quase 30 mil anos antes dessa batalha, ou seja, quase trinta mil anos antes de Darth Vader, quando os Jedi ainda estavam ganhando influência e entendendo seu papel na galáxia.
O final da Velha República acaba com a derrota dos Sith, e após isso, nenhum outro mestre Sith foi visto na galáxia. Isso é o que impressiona o Conselho Jedi quando, no episódio 1 – A Ameaça Fantasma, Mestre Qui-Gon Jinn diz ter enfrentado um mestre Sith em Tatooine. Os cavaleiros do lado sombrio da Força tinham sido aparentemente extintos quase 30 mil anos antes de Darth Maul.
Livro: Star Wars: Luz dos Jedi// Editora Universo Geek.
A Alta República
Após centenas de guerras que destruíram planetas e causaram muitas baixas, os Jedi, após supostamente vencerem os cavaleiros Sith, começaram a ascender em poder e influência pela galáxia. Agora, eram considerados heróis. Eles já haviam se posicionado como guardiões da paz desde o seu surgimento, mas agora eram reconhecidos por toda a galáxia como tal. A República Galáctica ficou mais poderosa e os planetas entraram em um longo período de paz.
Nos cantos mais sombrios da galáxia, um Mestre Sith conseguiu sobreviver e iniciar um plano para derrubar a ordem Jedi, mas isso é assunto para outro dia.
A Alta República começou aproximadamente 500 anos antes da Batalha de Yavin. Desde 2021, a Lucasfilm e a Disney têm lançado muito material sobre esse período, quando os Jedi estavam no auge de seu poder. Eles não eram generais ou gladiadores, mas mestres no domínio e controle da paz na galáxia, começando a explorar e estudar tudo o que podiam sobre a Força.
The Acolyte se passa nesse período, ou melhor, no final dele. A série se situa aproximadamente 100 anos antes da Batalha de Yavin. Nela, já percebemos um problema: os Jedi estão enfraquecendo, cada vez mais orgulhosos, arrogantes e principalmente questionando seu papel na galáxia. Estão cada vez mais próximos da politicagem da República e acreditando serem invulneráveis. Na série, descobrimos a cegueira deles perante um acólito do lado sombrio da Força, que está assassinando Jedi.
Star Wars: The Acolyte // Disney Plus.
Nova República e Império
Aqui temos a trilogia prequel, onde vemos o Conselho Jedi, com Mestre Yoda e Mace Windu, percebendo que os Jedi estão na sua pior forma. Com uma guerra começando sob seus narizes, servos do lado sombrio aparecendo pela galáxia, eles não conseguiram prever nem impedir a Ordem 66 e a chegada do Império Galáctico. Isso nos leva à fase da trilogia clássica com Luke, Han e Leia.
Agora, quando você assistir The Acolyte, já entenderá onde a história se encaixa em toda a saga de Star Wars.
Não se esqueça de seguir o Hospício Nerd no Instagram
Texto por: David Alves