Ahsoka: Puro suco de Star Wars || Resenha COM SPOILER

Ahsoka

Olá, mestres e aprendizes, bora falar bem de Star Wars?

Com Spoilers

A primeira temporada de Ahsoka acabou e fez até o fã mais cético da franquia se lembrar dos motivos de Star Wars ser algo tão maravilhoso.

Ahsoka começou como uma personagem na animação Clone Wars, sendo uma aprendiz de Anakin. Criada por Dave Filoni que tal qual a jovem padawan, ele foi aprendiz de George Lucas e hoje provavelmente é o herdeiro mais digno para cuidar da franquia. Dave Filoni e Ahsoka não apenas fazem parte de Star wars, mas marcaram seus nomes como lendas da saga, e a primeira temporada de Ahsoka Prova isso.

Disney+'s Ahsoka
Instagram: Ahsokaofficial

Nos episódios anteriores, Sabine é levada até os confins da galaxia para onde o Almirante Thrawn e Ezra estão. Ahsoka consegue ir atrás tendo ajuda da força, as duas encontram o jovem jedi e precisam escapar de lá, de preferência sem deixar o almirante escapar.

Thrawn se mostra um inimigo a altura, sem deixar a dever para Darth Vader e Palpatine, e mostrando como a sua frieza e racionalidade o deixam superior aos outros vilões da saga como Snoke e Kylo Ren. Ele só precisou de alguns minutos para estudar Ahsoka e conseguiu prever seus próximos movimentos, não pelo histórico dela, mas pelo de seu mestre Anakin, Thrawn só precisa sacrificar alguns peões para conseguir vencer essa partida, começando por Morgan Elsbeth que começou o episódio ganhando habilidades das grandes mães.

Curioso lembrar que Morgan Elsbeth é interpretada por Diane Lee, filha de Dan Inosanto que não é ninguém menos que discípulo de Bruce Lee, essa ligação com as artes marciais são levadas para as cenas de luta entre ela e Ahsoka, curioso como a ligação de mestre e aprendiz foi para além das telas.

 

Essa relação é o que carrega a trama para frente, Sabine não é apenas uma aprendiz de Ahsoka mas também uma aprendiz de todos os mestres antes dela, pertencendo a um legado. Yoda treinou Dookan, que treinou Qui-Gon Jinn, que treinou Obi-Wan, que treinou Anakin que no final treinou Ahsoka. Um aprendiz é um conjunto de erros e acertos de um mestre e do legado de seu aprendizado. Ahsoka precisa encontrar um meio de acertar onde os outros erraram.

Temos uma surpresa que não parecia ser verdadeira até agora, Sabine tem a força e finalmente conseguiu usá-la, até o momento foram apenas teorias, as melhores apostas diziam que ela seria apenas uma sensiva da força como Chirrut em Rogue One, a força em Sabine conseguiu até sentir levemente o espirito de Anakin que observava sua aprendiz, usado de maneira muito melhor e mais efetiva do que Qui-Gon na série do Obi-Wan, aqui o Anakin realmente tem um papel na trama, guiando sua aprendiz mais uma vez dessa vez em carne e osso, e os fãs estão muito satisfeitos vendo Hayden Christensen de volta no papel, muito mais controlado, melhor dirigido e relevante para a trama.

AHSOKA
Fonte: Disney +

Vale mencionar os antagonistas da trama, Baylan Skool e Shin Hati, depois de seu fracasso em deter Ahsoka e Sabine, os dois personagens se separam, Hati se tornou uma Ronin, uma samurai sem mestre que agora precisa encontrar o seu caminho, quem sabe no futuro ela também se torna uma aprendiz de Ahsoka e possa se converter para o lado luminoso da força. O destino de Baylan é mais difícil, Ray Stevenson faleceu, então o futuro do personagem não é certo. A única certeza aqui é: Os dois personagens são bons demais para não terem um desfecho.

Ahsoka prova que nas mãos certas, Star Wars tem muita história para contar, expandindo o universo como a série fez, ou deixando as relações da saga mais íntimas e maduras como em Andor (série que os fãs deveriam valorizar mais) existem novos meios de levar o legado para frente sem precisar recorrer ao nome Skywalker, Vader, Palpatine, e muito menos deixando tudo mais e maior, os últimos acertos da saga mostram que o pequeno e mais elaborado é muito bem-vindo para a saga. Não precisam de uma nova estrela da morte, as relações entre os personagens é muito mais valioso do que apelar para a nostalgia dos personagens antigos quando os novos são tão interessantes quanto.  Como já dito antes, Darth Vader marcou a franquia, todos os filmes giram em torno de sua sombra, e agora sua aprendiz marcou a franquia do mesmo jeito.

O que o futuro trará? Não sabemos, mas ela está em ótimas mãos, e se a Disney continuar deixando Dave Filoni no comando desse universo, ou pelo menos deixando novas ideias participarem da franquia como aconteceu em Andor, podemos ficar tranquilos, porque tudo segue as vontades da força.

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!