Aquecimento Oscar 2021 – CATEGORIAS – Melhor Diretor
O Maestro no comando da obra de arte!
Próximo do maior evento do cinema, a 93ª Cerimônia do Academy Awards, o Oscar 2021, falaremos sobre os indicados de uma das categorias mais importante da noite, o Oscar de Melhor Diretor!
A categoria de melhor direção faz parte da premiação desde sua primeira cerimônia, em1929. Ele é a honraria dada ao profissional responsável por definir as diretrizes de cada departamento do filme, como: arte, fotografia, som, montagem, etc. em suma, o maestro do filme. A cada ano a Academia escolhe o melhor diretor, que costumam ser nomes relevantes e trazer filmes bem autorais.
John Ford é o maior vencedor da cerimônia da categoria com 4 vitórias, seguindo por Frank Capra e William Wyler com 3 vitórias cada. Outra curiosidade é que Clint Eastwood é o mais velho a vencer a categoria, com 74 anos por Menina de Ouro (2005), enquanto Damien Chazelle é o mais novo a vencer a categoria, com 32 anos, por La La Land (2017).
O último vencedor da categoria foi Bong Joon-Ho, pela direção em Parasita (2020). Esse ano na categoria está com excepcionais candidatos, são eles:
THOMAS VINTERBERG – Druk – Mais Uma Rodada
Thomas Vinterberg chega como uma das surpresas das indicações. O cineasta dinamarquês, de 51 anos, concorre a categoria pelo filme Druk – Mais Uma Rodada (2020), filme que também concorre a Melhor filme Internacional. O carismático filme segue a rotina de um grupo de amigos que decidem testar a teoria de que serão mais felizes bêbados. O diretor foi um dos fundadores, ao lado de Lars Von Trier, do movimento Dogma 95 (regras para criar filmes baseados nos valores tradicionais de historia, atuação, e tema, excluindo o uso de efeitos especiais elaborados e tecnologia). O diretor já concorreu ao Oscar 2014 de Melhor Filme Internacional por The Hunt (2012), mas é sua primeira indicação na categoria de Melhor Diretor.
DAVID FINCHER – Mank
David Fincher, o aclamado diretor norte americano de 58 anos, chega como forte candidato por seu filme Mank. O longa conta a tumultuosa produção do roteiro da obra-prima icônica do Orson Welles “Cidadão Kane“. Conhecido por seus suspenses psicológicos, seus filmes receberam 40 indicações ao Oscar, incluindo 3 para Fincher como Melhor Diretor. Em seu longa Mank , o diretor tem um trabalho seguro e sucinto, sem tentar inventar muito. Sem sombra de duvidas é um dos filmes que mais agrada a academia, por sua temática e história, o que o impulsiona como um forte candidato à premiação. O longa também concorre a categoria de Melhor Filme.
LEE ISAAC CHUNG – Minari
Lee Isaac Chung, é o diretor e roteirista americano de 42 anos, de origem sul coreana, responsável por um dos longas queridinhos do festivais de cinema. Minari, seu filme semiautobiográfico, ganhou o Grande Prêmio do Júri e o Prêmio do Público no Festival Sundance de Cinema 2020. Levou também um Globo de Ouro na categoria Melhor Filme de Língua Estrangeira. A direção de Isaac Chung é simples e sensível, o filme não sofre muitas reviravoltas, mas a maneira como a historia é conduzida pelo diretor e seu elenco nos imerge nela até sua resolução, indicação merecidíssima. O longa que também concorre a Melhor Filme.
EMERALD FENNELL – Bela Vingança
Emerald Fennell estreia na direção com a moral lá cima. A atriz inglesa de 35 anos estabeleceu seu reconhecimento por suas atuações em papéis dramáticos nas séries One Call The Midwife (2013-2017) da BBC One e em The Crown da Netflix (2019-2020). Fennell também ficou conhecido por seu trabalho como Showrunner da 2ª temporada da série de suspense Killing Eve, da BBC America, que lhe rendeu duas indicações ao Emmy. Aclamada por escrever, dirigir e produzir o longa Bela Vingança, Fennell demonstra muito bem saber o que está fazendo, sua direção conduz a historia com maestria. A escolha do elenco carismático foi certeiro para a qualidade do filme. O longa também concorre a Melhor Filme.
CHLOÉ ZHAO – Nomadland
Chloé Zhao é uma diretora, roteirista, produtora e editora chinesa de 31 anos, conhecida por seus trabalhos em filmes independentes americanos. Seu filme de estreia foi Songs My Brothers Tought Me (2015), estreou no Festival de Cinema de Sundance, com aclamação de critica e recebeu uma indicação para o Independent Spirit Award de Melhor Primeiro Longa. Sua direção impecável em seu terceiro longa, Nomadland, lhe rendeu prestigio internacional e prêmios. A jovem diretora chinesa, já faturou o Globo de Ouro, Directors Guild of America Awards e o British Academy Film Awards como Melhor Diretora, entre outros prêmios em outros festivais. Zhao chega como a grande favorita da noite pelo seu belíssimo e comovente filme.
As indicações de Emeradl Fennell e Chloé Zhao marcam a primeira vez que duas mulheres foram indicadas para Melhor Direção no mesmo ano. Até agora Kathryn Bigelow foi a única mulher a ganhar o Oscar na categoria de Melhor Direção por Guerra ao Terror (2008), até o momento…
E aí, quais são suas apostas pra premiação?
Se você perdeu alguma das matérias sobre o Oscar 2021, você pode clicar aqui e conferir de perto cada uma delas.
Me segue lá nas redes sociais pra trocarmos uma ideia sobre.
Twitter: @sedano_emanuel
Instagram: @sedano_emanuel