Aquecimento Oscar 2021 – CATEGORIAS – Melhor Fotografia

Oscars-new-logo-and-statue

O setor técnico que nos faz se apaixonar pelas lindas imagens do cinematográficas.

Chegando cada vez mais perto do grande dia da 93ª Cerimônia do Academy Awards, o Oscar 2021, falaremos hoje sobre uma das categorias técnicas mais maravilhosas da premiação, a Melhor Fotografia.

O prêmio é oferecido pela academia desde a primeira cerimônia, em 1929 e coroa a melhor direção de fotografia, técnica responsável pela forma que o roteiro cinematográfico é transposto para a película ou vídeo, na forma de imagem. Em 1940, passaram a serem oferecidos prêmios separados para fotografia em preto e branco e fotografia colorida. Somente em 1968 o prêmio voltou a ser oferecido apenas como categoria única.

O atual vencedor da honraria, é o famoso diretor de Fotografia Roger Deakins, por 1917, de Sam Mendes.

Os indicados desse ano são:

RELATOS DO MUNDO – Dariusz Wolski

Relatos do Mundo | Site Oficial Netflix
Netflix

Relatos do Mundo dirigido por Paul Greengrass de fato é um filme belíssimo. Esse drama de faroeste lançado pela Netflix, conta com a competência do experiente diretor de Fotografia polonês Dariusz Walski.  Apesar de conhecido por já ter trabalhado com famosos diretores como Tim Burton e Ridley Scott, essa é sua primeira indicação ao Oscar.

OS 7 DE CHICAGO – Phedon Papamichael

Os 7 de Chicago | Site Oficial Netflix
Netflix

Os 7 de Chicago marca a estreia do famoso roteirista de Hollywood Aaron Sorkin na direção. Apesar do excelente roteiro e maravilhoso elenco, a fotografia também tem destaque nessa obra. No comando da Direção de Fotografia está o experiente cineasta grego Phedon Papamichael, que foi indicado anteriormente por Melhor Fotografia ao Bafta e ao Oscar 2014, pelo filme Nebraska (2013) de Alexander Payne.

JUDAS E O MESSIAS NEGRO – Sean Bobbitt

Judas e o Messias Negro': um traidor no movimento Panteras Negras | VEJA
Glen Wilson/Warner Bros

Judas e o Messias Negro é o envolvente filme da Warner, roteirizado e dirigido por Shaka King, que conta a historia sobre o infiltrado do FBI responsável por colher informações sobre o líder dos Panteras Negras Fred Hampton. A perfeita direção de fotografia é assinada por Sean Bobbitt, prestigiado por já ter trabalhado em obras como Oldboy (2013), remake do Spike Lee, e em 12 Anos de Escravidão (2014) que faturou o Oscar de Melhor Filme.

MANK – Erik Messerschmidt

MANK | Site Oficial Netflix
Netflix

Mank é o técnico filme de David Fincher, com o roteiro de seu pai Jack Fincher, sobre a tumultuosa historia de luta de Herman J. Mankiewicz e Orson Welles pelos créditos da obra-prima icônica, Cidadão Kane. A direção de fotografia fica a cargo do cineasta norte-americano Erik Messerschimidt, famoso por já trabalhar em outros projetos de Fincher como Gone Girl (2014) e a série da Netflix, Mindhunter (2017). Essa é a primeira indicação do cineasta ao Oscar.

NOMADLAND – Joshua James Richards

Favorito ao Oscar, Nomadland, de Chloé Zhao, retrata América desencantada | VEJA
Altitude Film/Divulgação

Nomadland o filme roteirizado e dirigido pela chinesa Chloé Zhao, é considerado por muitos, o favorito da noite de premiação, e sem sombra de duvidas sua fotografia é um dos pontos mais fortes. A  direção de Fotografia do filme é conduzida pelo cineasta britânico Joshua James Richards, do qual tem estabelecido uma relação profissional e amorosa com a diretora Chloé Zhao. Já trabalhou em outros filmes da cineasta chinesa como Song My Brothers Tought Me (2015) e o Cavaleiro – O Sonho de Cowboy (2017), a parceria demonstra o perfeito entrosamento, com planos sequências lindíssimos e uma paleta de cores impecável.

Já viu o trabalho de algum dos indicados? Qual seu favorito nessa categoria?

Me segue lá nas redes sociais pra trocarmos uma ideia sobre.
Twitter: @sedano_emanuel
Instagram: @sedano_emanuel

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!