Bandida: A Número Um – Se liga!! || Resenha
E aí, gente, como vocês estão?
Hoje vim falar de uma produção nacional que me impressionou. “Bandida: A Número Um”, que é uma biografia da Raquel, ex-traficante da Rocinha. Agora que dei um breve contexto, vamos para a resenha, lembrando que não possui spoiler e que é baseada na MINHA opinião.
O filme se passa na Rocinha entre 1970 e 1995, contando a história de vida de Rebecca (Maria Bomani), representando Raquel de Oliveira, ex-traficante e escritora atualmente. Acompanhamos a trajetória da autora ao crescer na favela da Rocinha, sendo vendida ainda criança pela avó ao bicheiro que era o dono dos comércios na região. Raquel foi acolhida ainda na adolescência pelo tráfico de drogas.
O que me chamou a atenção nesse filme foi o fato de estarmos vendo através da perspectiva do suposto vilão da história e entendermos os motivos que levaram Raquel a fazer tudo o que fez. Vemos também a violência, a desigualdade e a miséria que o povo viveu e vive até hoje nas favelas.
O elenco nos traz diversos nomes conhecidos do cinema nacional, como, por exemplo, Milhem Cortaz, Natália Lage, Wilson Rabelo, Jean Amorim e mais.
No geral, eu recomendo bastante o filme, pois nos traz uma visão diferente do que foi e ainda é o tráfico na Rocinha e nos mostra a trajetória de uma figura pouco reconhecida dentro da nossa história. Achei um filme divertido e muito interessante. Espero que não floppe apenas por ser um filme nacional, pois é uma ótima produção e tem um enredo muito interessante. Enfim, é aqui que me despeço de todos e reforço, essa foi MINHA opinião, então vejam nos cinemas e tirem suas próprias conclusões.
Abraços, Dudu.