Resenha

lá loucos por filmes, alguém com saudade de uma animação japonesa?

Sinopse,
Suzu é uma estudante de ensino médio de 17 anos que mora em uma aldeia rural com o pai. Por anos, ela foi apenas uma sombra de si mesma. Um dia, ela entra em “U”, um mundo virtual de 5 bilhões de membros na internet. Lá, ela não é mais Suzu, mas Belle, uma cantora mundialmente famosa. Ela logo se encontra com uma criatura misteriosa. Juntos, eles embarcam em uma jornada de aventuras, desafios e amor, em busca de tornarem-se quem realmente são.

O filme conta com o roteiro e direção de Mamoru Hosoda, a obra foi exibida no festival de Cannes, sendo aplaudida por 14 minutos e conta com uma aprovação de mais de 90% no Rotten Tomatoes.

Belle 2021 - Hospício NerdFonte : Divulgação Paris Filmes

Belle – Resenha

“U é uma outra realidade.
AS é uma outra versão de você.
Você pode viver como outra versão de si mesmo.
Você pode começar uma nova vida.
Você pode mudar o mundo.”

Essas palavras são ditas várias vezes durante o filme que nos transporta para uma realidade alternativa (U). É um aplicativo onde através de uma leitura das informações biométricas, levando em consideração seus gostos, desejos, ações e sentimentos é criado seu avatar (AS). Essa realidade alternativa é compartilhada por mais de 5 bilhões de pessoas, cada uma com seu AS que pode ser literalmente qualquer coisa, por mais fantasiosa que seja.

Suzu começa a usar o aplicativo e dentro dele seu AS é Belle, uma garota de cabelos cor de rosa que tem uma voz lindíssima, não demorando para virar celebridade no universo dentro do U. Porém fora do aplicativo ela leva uma vida bem diferente. Suzu é cheia de medos e muito tímida, ela tem dificuldades em superar traumas e problemas passados. Ficando cada vez mais imersa dentro do U, ela chama a atenção de uma criatura que não é amigável e é chamada de Fera (Dragão). Contudo, apesar da semelhança inconfundível com o clássico “A Bela e a Fera” aqui a resolução vai além.

Inconformada com o tratamento que o Dragão recebe dentro do U, Suzu resolve procurar a verdadeira identidade por trás do AS, descobrindo uma realidade triste e que faz a garota tomar uma decisão difícil e por consequência evoluindo na sua própria vida.

Belle 2021 - Hospício Nerd
Fonte : Divulgação Paris Filmes

Belle é um filme visualmente muito bonito, com diferenças visíveis entre os dois mundos. O que eu senti falta foi de mais interação entre Belle e o Dragão, algumas interações mais aprofundadas. Gostaria de saber também mais sobre os outros personagens dentro do U, ver seus AS e o que faziam na realidade alternativa. Apesar disso, as músicas são lindas, bem escritas e bem interpretadas, a história é inspiradora e vale muito a pena conferir.

Belle lança oficialmente dia 27 de janeiro de 2022 pela Paris Filmes. Enquanto isso, você pode assistir o trailer aqui.

 

Míriam Bandurka –  Coordenadora do setor de música / Eventualmente resenhista.

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!