Coluna

Faz o urro!

Olá fãs de animação! Esse ano Shrek completa 20 anos, quem não se lembra desse filme? Um clássico das animações que mudou muita coisa e até fez a Disney começar a repensar o seu jeito de fazer animações, e claro criou a categoria de melhor animação, então pegue uma pipoquinha e partiu!

Shrek

Shrek foi lançado no dia 22 de junho de 2001 e tinha como objetivo desconstruir esse universo do mundo das animações dominado principalmente pela Disney desde 1937, com personagens diferentes do habitual principalmente seu protagonista e a princesa do filme.

Shrek

Em um pântano distante vive Shrek (Mike Myers), um ogro solitário que vê, sem mais nem menos, sua vida ser invadida por uma série de personagens de contos de fada, como três ratos cegos, um grande e malvado lobo e ainda três porcos que não têm um lugar onde morar. Todos eles foram expulsos de seus lares pelo maligno Lorde Farquaad (John Lithgow). Determinado a recuperar a tranquilidade de antes, Shrek resolve encontrar Farquaad e com ele faz um acordo: todos os personagens poderão retornar aos seus lares se ele e seu amigo Burro (Eddie Murphy) resgatarem uma bela princesa (Cameron Diaz), que é prisioneira de um dragão. Porém, quando Shrek e o Burro enfim conseguem resgatar a princesa logo eles descobrem que seus problemas estão apenas começando.

Shrek

Shrek recontou contos como Pinóquio, Gato de botas e até Cinderela, fazendo paródias começando isso das paródias antes mesmo disso virar moda, com piadas sagaz e momentos totalmente fora do que já foi mostrado anteriormente.

 

Ainda continua sendo uma das melhores animações não só por sua sátira mas por sua história que continua brilhante, com personagens marcantes e cena marcantes não só do primeiro filme mas como em Shrek para sempre que temos o faz o urro, a Fiona porradeira, uma princesa trans, o burro com seu jeito falante, que fazem essa franquia ser única e marcante e render até o spin off Gato de Botas que é tão bom quanto os dois primeiros assim expandindo ainda mais esse universo(quem sabe não faça entenda a cronologia de Shrek) fica ai no ar.

 

Shrek

 

Não só todos esses fatores mas Shrek também foi o primeiro vencedor do Oscar de Melhor animação de 2002 uma categoria que não existia até esse ano e até hoje é uma das poucas animações a ganharem o prêmio sem ser de um estúdio ou parceiro da Disney. Resumindo Shrek é a animação que continua sendo atual assim como suas piadas que valem muito a pena tanto a versão original quanto a dublagem que são perfeitos na medida certa assim como o filme que deu uma sacudida nesse gênero e que inspirou novas princesas mais girl powers e até serviu de inspiração para mais animações e séries paródias serem lançadas até hoje.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!