Dia Mundial do Rock – Você sabe qual a origem disso?
Olá rockers!
Hoje, dia 13 de Julho se comemora o Dia Mundial do Rock. Muito se fala disso, mas pouco se fala sobre como isso começou e o que representa para a comunidade. Então, trago para vocês essa informação!
Como o rock surgiu e como chegou ao Brasil?
O Rock teve deu seus primeiros suspiros na casa da década de 50, numa espécie de fusão de alguns outros ritmos e movimentos artísticos, como o Blues, o R&B, o Country e até mesmo o gospel. Suas influências estão mais enraizadas no blues afro-americano, com sua estrutura mais simples, mas com guitarras e letras cuja expressão de sentimentos é mais intensa.
Com o passar dos anos, todos esses estilos musicais passaram por algumas evoluções e isso teve papel fundamental para desenhar o rock como ele é hoje e podemos citar alguns músicos como pioneiros desse movimento: Chuck Berry, Little Richard, Jerry Lee Lewis e Elvis Presley. O termo “rock and roll” foi popularizado por Alan Freed, um DJ de rádio, e foi usado para descrever essa nova música que estava se tornando cada vez mais popular entre os jovens. O rock and roll tinha um ritmo acelerado, uma batida contagiante e letras que muitas vezes falavam sobre amor, romance e liberdade.
No Brasil, esse ritmo novo não tardou a chegar, por volta da década de 60, passando a encantar os jovens da época, que o viam como uma forma de expressão e rebeldia. O já popularizado Rock Brasileiro passou por uma transformção ja no final da década com a Famosa Jovem Guarda, que deu ares mais tupiniquins às musicas, liderado principalmente por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia, trazendo consigo letras em português e não mais versões de músicas estrangeiras.
O Rock como vemos hoje, e todas suas vertentes, passou por várias mudanças e adaptações ao longo das décadas que se sucederam, surgindo sub-gêneros e estilos diferentes dentro de si mesmo.
Por que o Dia Mundial do Rock é comemorado no dia 13 de Julho?
Esse dia foi escolhido em homenagem a um mega evento chamado Live Aid que aconteceu no ano de 1985. Ele foi uma série de shows simultâneos ao redor do mundo com o objetivo de arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia. O evento contou com a participação de diversos artistas renomados do cenário e do pop, como Queen, U2, David Bowie, Madonna, Elton John, Paul McCartney, entre outros.
Devido ao sucesso e a magnitude de proporção global desse evento, ele se tornou um marco histórico importante para a música e, principalmente, para o Rock. Assim, desde então esse dia vem sendo lembrado como uma oportunidade de celebrar a paixão pela música e expressão cultural.
E qual a importância disso para a comunidade e o mundo?
Podemos dizer que temos alguns pontos de importãncia para o cenário global e vou citar alguns!
É uma ótima opoortunidade para celebração da cultura musical e expressão de paixões pela música e pelos artistas, além de uma forma de lembrar das bandas do passado e ressaltar a importância das atuais para a cena.
Devido sua grande diversidade musical, essa é uma grande chance de apreciar outras vertentes do rock, já que temos aqui um estilo multifacetado.
Além disso, com o advento da tecnologia, temos a chance de nos aproximarmos de outros fãs, conhecer um pouco mais da história e, acima de tudo, valorizar esse estilo rico de cultura, mas muitas vezes discriminados por tantas pessoas.
O Rock no cinema
E como o nosso lado nerd sempre aflora, trago aqui uma pequena lista, baseada no gosto deste que vos fala. Ela não traz a ordem de importância nem popularidade, apenas filmes que me fazem lembrar com alegria da partipação como personagem principal nas telinhas e telonas.
- Escola de Rock (2003): não podia faltar esse clássico com Jack Black, que é um amante do Rock e sempre que tem oportunidade coloca em seus filmes.
- Detroit a cidade do rock (1999): neste, acompanhamos quatro adolescentes em uma aventura rumo ao show de sua Banda Favorita.
- The Wonders (1996): o sonho não acabou: aqui temos uma banda de garagem que explode nas paradas de sucesso com uma música chiclete e ganha o país.
- Yesterday (2019): o que você faria se fosse o único no mundo a lembrar de sua banda favorita?
- The Runaways (2010): história da trajetória da banda de mesmo nome que tem como integrante a famosa Joan Jett.
- Metallica: Through the Never (2013): neste longa, que mistura show e filme, acompanhamos um roadie que precisa resolver os problemas de ultima hora do show e se vê em meio a uma guerra civil.
Enfim, eu poderia fazer uma lista quilométrica, mas vou me conter a esses 6 filmes que lembro com carinho.
E vocês, curtem o bom e velho Rock ‘n Roll? Faltou algum filme na lista acima? Compartilhem suas opiniões com a gente nos marcando nas redes sociais!
Feliz Dia Mundial do Rock pra todo mundo! \m/
Encontre aqui as redes sociais do Hospício Nerd para mais conteúdo como esse!!
E, se quiserem trocar uma ideia sobre esse ou outros temas, me procura no Instagram: Bruno Barbosa
Adorei a lista de filmes! Um filme q nao eh sobre rock mas tem uma cena icônica eh De volta para o futuro!
Belo texto, conciso e esclarecedor. Só senti falta da menção à música “Rock Around the Clock” , gravada pelo grupo Bill Haley and his Comets, em 1954, e considerada por muitos a peça mais emblemática do nascimento do Rock.
Muito irado! Parabéns pela matéria.
Boa matéria Brunão!
Valeu por compartilhar esse conhecimento!
Na questão da listinha, eu incluiria o filme Rockstar, de 2001 com o Mark Whalberg e com a Jennifer Aniston!!
Valeu Brunão tmj! Abs
Muito obrigado, pessoal! Pô, eu preferi me conter nas citações, senão estaria até agora citando pessoas, filmes, etc… Mas Foram excelentes as pontuações de vocês!