Edgar Allan Poe e suas obras.
Edgar Allan Poe e suas obras.
Hoje vamos falar sobre um dos maiores autores internacionais de todos os tempos
Edgar Allan Poe. Mas afinal quem foi Edgar Allan Poe?
Edgar foi autor reconhecido por seus poemas e contos sombrios, teve sua vida regrada a bebedeira e mulherada. Sempre foi uma pessoa indisciplinada e questionadora da vida.
Foi casado com sua prima Virginia, ao qual faleceu precocemente de tuberculose.
Nessa época Edgar começou a abusar de bebidas alcoólicas e regressou a Nova Iorque e trabalhou no Broadway Journal. Nesse mesmo período publicou seu maior poema, onde falava sobre a morte e suas indagações: The Raven (O Corvo) .
Em O Corvo, o personagem principal nada mais é do que um viúvo, onde se questiona a perda de sua amada. Nesse momento um “Corvo” aparece e pousa em uma estátua e começa uma narrativa delirante sobre os desprazeres da vida sem sua amada.
Sem sombra de dúvida, O Corvo é um dos maiores contos de Edgar, pois mostra sua total fragilidade a perda, mas também como a morte mexe com ele.
Porém não é só O Corvo que trouxe sucesso a Edgar.
Alguns anos depois Edgar tem seu noivado fracassado com Sarah Helen Whitman, onde sua mãe não aprova o estilo de vida de Edgar, porém os dois vivem um romance escondido, até Sarah se casar com outra pessoa.
A vida boêmia e nômade de Edgar lhe traz muitas consequências, como a perda da faculdade e vagas de trabalhos em editoras. Mesmo assim seu grande estilo literário se dá por sua vida desregrada.
Neste ano Edgar publicaria O gato preto, onde é sua obra mais autobiográfica.
Uma das curiosidades sobre Edgar é a fascinação por criptografia, onde ele publica sua obra O escaravelho de ouro com cifras e palavras secretas.
Edgar não ficou só conhecido nos Estados Unidos, mas também na Europa, mais especificamente na França, onde suas obras literárias fizeram grande sucesso.
Suas obras não são somente sobre a morte, mas também sobre investigação policial e ficção, onde foi pioneiro no estilo de escrita.
Edgar teve mais de 22 contos publicados e 12 poemas de grande sucesso. Sua morte até hoje é um total mistério, pois Edgar foi encontrado na rua com roupas que não eram suas e delirando. Suas últimas palavras teriam sido “Senhor, por favor, ajude minha pobre alma”. Edgar faleceu no dia 03 de outubro de 1849 em Baltimore por causas desconhecidas.
Podemos dizer que Edgar não só teve uma grande importância no cenário literário na sua época, como até hoje fascina por sua escrita incomum e intrigante.
Deixo aqui a dica para quem gosta de contos fazer leitura de O Corvo, tenho certeza que vão se surpreender.
Vejam a série The Following…Kevin Bacon é um policial q se vê atrás de um assassino e fundador de uma seita, q usa os poemas de Poe, p se organizar e fazer suas ações…..Pena não ter sido finalizada, pois é uma ótima série…