Estivemos na coletiva de imprensa do filme Três Verões - Hospicio Nerd

A gente pode!!

Na última segunda-feira, dia 9 de março, aconteceu em São Paulo a coletiva de imprensa do filme Três Verões, de Sandra Kogut. O filme conta com grande elenco, entre eles Regina Casé, Otávio Müller, Gisele Fróes, Rogério Fróes, Jessica Ellen e Daniel Rangel. A produção é da República Pureza, com co-produção da Globo Filmes. O longa conta a história de um casal, Edgar (Otávio Müller) e Marta (Gisele Fróes), que todo ano entre o Natal e o Ano Novo recebem amigos em sua mansão a beira-mar. Porém, em 2016, a festa foi cancelada e a vida do casal começa a desmoronar. Resta à empregada que comanda a casa, Madá (Regina Casé), descobrir o que será feito do imóvel, junto com o pai de Edgar, Lira (Rogério Fróes). Confira abaixo um pouco do que rolou.

A imagem pode conter: 5 pessoas, tela e área interna

Sandra Kogut contou que o filme foi gravado em 24 dias, , entre julho e agosto de 2018, tendo todo o resto do processo acontecendo no período pós-eleição, algo que a diretora achou importante ressaltar, devido às dificuldades que o audiovisual brasileiro encara após esse período. “Nosso filme, como outros filmes que a gente está vendo sair agora, foi feito antes das eleições. Então ele é um filme que ainda conseguiu ser feito quando ainda havia políticas públicas que permitiam que você fizesse filmes no Brasil. O mais difícil vai ser a partir de agora, nos próximos anos, se continuar essa situação de paralisia”, disse Sandra ao ser questionada sobre as dificuldades da produção da película.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé e área interna

Sobre o enredo do filme, Sandra disse “Nessa época (da produção do filme), eu senti muita vontade de falar desse momento do Brasil. Eu até estava trabalhando em outro projeto, que eu achava que era uma coisa totalmente diferente. Abandonei para fazer esse filme. É curioso que o outro projeto era um filme onde os personagens principais eram figurantes em outras histórias. E é engraçado agora, tomando um pouco de distância, você vê que no fundo é um pouco a mesma história, porque os nossos protagonistas em Três Verões são, na verdade, os figurantes daquelas histórias que a gente ouvia na mídia sobre prisões e escândalos. Nessas histórias a gente pouco via esses personagens que orbitam em volta desses ricos e poderosos. Então a gente começou com essa pergunta: o que acontece com essas pessoas?”.

A respeito do elenco, a diretora contou que o perfil dos atores era diferente de outros trabalhos seus.“Nos meus filmes anteriores em geral trabalhei com não-atores ou então uma mistura. E dessa vez era um elenco de atores”. Ela também comentou sobre o perfil dos atores e a escolha do elenco. Sobre a personagem de Marta, Kogut disse “era muito importante para mim que a Marta fosse um personagem humano, não fosse um tipo, um estereótipo”. Além disso, ela descreveu o personagem Lira como “alguém que não conseguiu transmitir para a geração seguinte valores humanistas. Um personagem que não encontra mais seu lugar no mundo”.

A imagem pode conter: 2 pessoas, área interna

Os atores também comentaram de seus personagens. Rogério Froés disse “Para mim, esse personagem tem uma ligação real com alguém que encontrei nas minhas andanças”. Em relação a uma frase dita por ele no filme (não vou falar para não dar spoiler), Rogério diz “Eu sei de um pai que disse isso. Que ficou magoado com seu filho, que perdeu o rumo da honestidade”.

Regina Casé falou sobre os comentários que recebe pelo fato de seus últimos papéis terem sido de empregada. “Eu respondo essa pergunta com uma outra pergunta: e quantas atrizes só fizeram patroas? E nunca ninguém perguntou ‘Vai fazer outra patroa? Não vai ficar repetitivo?’. E a pergunta maior que cabe nesse momento é: quantas patroas existem no Brasil e quantas empregadas domésticas? Existem mais patroas ou mais empregadas? Muito mais empregadas, então, todas as atrizes deviam fazer muito mais empregadas, se a gente quer que o Brasil esteja na tela do cinema e da TV”.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna

Esse foi um apanhado do que rolou na coletiva. O filme estreia dia 19 de março. Confira o trailer:

Deixe seu Comentário

Este artigo não possui comentários