
Enredo
A franquia morta
Hollywood está saturada de franquias que voltam sem motivo. É mais fácil reciclar o antigo do que criar algo novo, né? Franquias como Alien, Halloween e até mesmo o irmão mais velho de Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado (ufa, não vou escrever o nome de novo!) conseguiram retornar com propostas diferentes ou minimamente originais. Pânico, por exemplo, voltou sem forçar a barra e conquistou novas e antigas gerações.
Mas Eu Sei o Que… é diferente. O filme já nasceu genérico, em 1997, surfando na onda de Pânico de 1996. Teve uma sequência em 1998, um terceiro direto para vídeo em 2006 e uma série na Amazon Prime Video em 2021, que foi cancelada na primeira temporada.
Depois de tantos fracassos, a franquia volta ao cinema. É uma continuação direta dos dois primeiros filmes, ignorando o terceiro que flertava com o sobrenatural, meio Olhos Famintos. Eu realmente me pergunto: será que sou o único que não vê potencial nisso? Aparentemente, tem gente que acredita nesse filme desde 1997, quando ele já estava datado.
Enquanto Pânico tinha o gênio Wes Craven, esta franquia sempre foi a raspa do tacho. Uma piada que o público levou a sério demais. E agora, em 2025, ela volta contando exatamente a mesma coisa, parecendo o mesmo filme com a mesma vibe nostálgica de fim dos anos 90/início dos 2000. Agora que exorcizei meus sentimentos, vamos falar do filme novo. Talvez depois eu marque uma terapia.
A mesma coisa
O filme tenta equilibrar o atual e o antigo, mas fica na superficialidade. Diferente de Halloween, que se apoiava em ícones, este se assemelha a Pânico, mesclando um elenco jovem com o antigo, como Jennifer Love Hewitt e Freddie Prinze Jr., além da participação de Sarah Michelle Gellar. Embora o filme entregue mortes “divertidas,” os personagens são rasos
A Crise de Roteiro e Personagens
Histórias boas não se mantêm com personagens ruins. Mas personagens bons conseguem segurar histórias fracas. O problema é que aqui, tanto a trama quanto os personagens são ruins. É o genérico do genérico que já vimos em tantos filmes. Isso só demonstra preguiça narrativa.
Outras franquias voltaram para construir uma base nova. Pense em Evil Dead e Alien. Nesses casos, a gente entende as motivações e se importa com os novos personagens. Muitos desses projetos eram desacreditados, mas tinham algo a dizer.
O Terror Que Evoluiu, Mas o Filme Não
O exemplo mais recente é Premonição. Uma franquia que morreu de desgaste, mas retornou com um sexto filme divertido, criativo e autoconsciente da galhofa que é. M3GAN é outro exemplo de como fazer um terror farofa que tem atmosfera nova e cai na boca do povo pela criatividade. Mesmo que tosca.
Eu Sei o Que… se leva a sério desnecessariamente. O cinema de terror mudou, e esse roteiro parece ter sido escrito nos anos 2000. Ele repete todos os erros dos genéricos daquela época. A esperança de soar nostálgico faz o filme virar só um pipocão de shopping center.
Se você vai ao restaurante pela primeira vez e não gosta, você voltaria sabendo que mudaram o cozinheiro? E se você não gostar de novo? Arriscaria uma terceira vez? Se você volta pela terceira, quarta ou quinta vez mesmo não tendo gostado da primeira, talvez o erro esteja em você. Na verdade, o restaurante está errado, o cozinheiro está errado e você está errado. Está todo mundo errado.
Às vezes eu fico no silêncio da noite olhando para o teto, imaginando um universo onde astronautas cruzam o céu capturando planetas, naves que, no seu voo, superam cometas. Eu sonho com universos distópicos onde podemos ser felizes e contentes, pois o capitalismo moderno consegue nos fornecer o básico para termos qualidade de vida. Aí eu percebo que o caminho para isso não é o capitalismo mas nem vou entrar nessa questão porque a pergunta chave aqui é:
POR QUE, em 2025, com um mundo em guerras, o capitalismo destroçando nossas pobres almas, Hollywood falindo, a China dominando tudo, IAs causando impacto ecológico imenso, decidiram fazer mais um Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado?

Mas existe esperança!
O filme de 1997 serviu para unir o casal Freddie Prinze Jr. e Sarah Michelle Gellar. Em 2002, eles fariam Fred e Daphne no live action de Scooby-Doo (roteirizado por James Gunn), um dos melhores filmes da humanidade.
Eu acredito que este filme de 2025 seja, na verdade, uma nova forma de redefinir o cinema. Talvez Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado seja uma maneira de encontrar um elenco jovem que fará um novo filme de Scooby-Doo que irá revolucionar tudo. Digo mais: talvez James Gunn volte a roteirizar e criar uma nova franquia do quarteto e seu cachorro.
Consigo até imaginar o elenco perfeito: Madelyn Cline como Daphne, Chase Sui Wonders como Velma e Tyriq Withers como Fred. Este é um filme Cavalo de Troia. Você assiste a um filme genérico sem saber que, na verdade, ele é a semente para a revolução.
Senhoras e senhores, Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado (2025) pode ser o início de uma nova era para o cinema. Ele pode ser o início da nova franquia de Scooby-Doo.
