Eve (Véspera) – A vingança realmente é um prato que se come frio || Resenha
Olá, dorameiras e dorameiros de plantão!
Hoje é dia de mais uma resenha aqui no Hospício Nerd e, dessa vez, eu vim falar sobre o drama coreano recém-finalizado, Eve (Véspera).
Eve, ou “Véspera”, é um dorama sul-coreano da tvN, com 16 episódios, disponível pelo Viki aqui no Brasil. A direção fica por conta de Park Bong-Seop e o roteiro é escrito pela Yoon Young-Mi. Esse é um drama classificado como um romance, mas que tem a vingança como seu real protagonista.
Sinopse (Viki)
Lee Ra El (Seo Ye Ji) é uma garota que idolatrava seus queridos pais: um pai muito inteligente e uma mãe incrivelmente linda. Mas sua família desmorona quando pessoas muito influentes causam a morte de seu pai. Amargurada por esse terrível acontecimento, ela promete vingar-se das pessoas milionárias que orquestraram essa terrível tragédia. Seu principal alvo é Kang Yoon Kyum (Park Byung Eun), o CEO do lucrativo império empresarial LY Group e um dos líderes da trama que acabou destruindo sua família.
Um drama que chegou prometendo TUDO
Assim que fiquei sabendo das primeiras notícias sobre Eve, a minha impressão é que esse drama poderia se tornar um dos melhores do ano. Um elenco impecável e um enredo baseado em temas que adoro ver em doramas, supostamente, não tinha como dar errado.
De fato, logo no primeiro episódio já recebemos cenas intensas e quentes. É impossível não se hipnotizar com a performance de Seo Ye Ji (Tudo Bem Não Ser Normal), que, para mim, é uma das melhores atrizes da dramaland. E para melhorar ainda mais esse combo de mulheres incríveis, sua antagonista é a excelente atriz Yoo Sun (My First Client), que interpreta a vilã Han So-ra. No elenco masculino, também temos alguns nomes de peso como Park Byung Eun (A Grande Batalha), o veterano Jeon Gook-hwan (Pousando no Amor) e Lee Sang-yeob (Enquanto Você Dormia).
Ao decorrer dos primeiros episódios, o drama nos entrega algumas reviravoltas e muitas cenas de tirar o fôlego. Lee Ra El é uma protagonista forte que passou 13 anos se preparando para colocar seu plano em ação. Por isso, ela sabe exatamente como e onde atingir seus adversários. E depois de entender suas motivações e os fantasmas do passado, o que mais desejamos é que sua vingança realmente dê certo.
Eis que tudo começa a dar errado
A lenda, Seu Madruga do seriado Chaves, já havia nos alertado: “A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena”. Esse drama tinha tudo para mostrar que essa frase estava errada, mas, infelizmente, o roteiro estragou tudo. O erro já começa pela necessidade de colocar um romance sem química no meio da trama. A desculpa em usar o “destino” para criar uma relação romântica acaba não colando e faz com que o foco principal da história seja perdido.
Para piorar, ainda temos a problemática da romantização em cima de um personagem que foi totalmente omisso em relação a uma série de coisas erradas que aconteceram no passado e no presente, algo que não condiz em nada com os princípios da protagonista.
Outro problema gigante no meio disso tudo é que existem duas crianças que são totalmente negligenciadas. Elas são filhas das protagonistas e parece que o único papel das duas era servir de escada para que Ra El conseguisse se aproximar da família de So-Ra, depois disso, em diversos momentos cruciais, os pais simplesmente parecem esquecer que as meninas existem.
Com isso, todo o drama que poderia girar em torno de uma vingança épica, acaba se perdendo no roteiro e os últimos episódios são difíceis de terminar. Infelizmente, temos aqui o exemplo de um dorama que prometeu tudo, mas no fim nos entregou nada.
Para finalizar…
Eve é uma drama que ganha muitos pontos pelo elenco perfeito e atuações impecáveis embaladas por uma trilha sonora incrível. No entanto, o roteiro que começa muito bem, acaba desandando no final. Se você estiver atrás de uma trama bem amarrada, sugiro buscar por outras opções. Ah, e vale lembrar que todos os atores possuem excelentes títulos no currículo que vale muito a pena conferir.
Se você já viu, me fala se também se decepcionou com esse dorama ou se gostou do resultado. Aproveite para seguir o Hospício Nerd nas redes sociais e conferir os próximos conteúdos!
E se tiver gostado do que eu falei por aqui, fique por dentro das minhas opiniões sobre livros, filmes, séries e doramas no @historiasdapam, segue lá! 😄
Realmente o final acaba se perdendo, o que mais me chateou foi que as crianças ficaram tão perdidas no roteiro que não deram nem uma explicação de onde elas ficaram. LaEl vai pra buenos Aires sozinha o pai morre a Han fica louca e as crianças foram parar onde??????
LaEl também descobre que o presidente literalmente viu a mãe dela sofrendo em frente a empresa e foi negligente, sabia do assassinato e também foi omisso, mas DO NADA, “ah vou perdoar ele aqui de boas” ??????? Chateadissima, poderiam ter dado um final dela com Seo mas ela zero ligou pra ele.
Verdade, porque os contratos escondidos estavam todos sujos de sangue,e ele não viu? Todos eram culpados, a trama tinha que continuar com a vingança.
O romance forçado zero química.
Abraço
Eu adorei o K-drama! O figurino é esplêndido, lindíssimo. Lee Ra El e Han So Ra disputando em grande altura a dinâmica dos looks poderosos. A cena em que Lee Ra El vai se revelar como a amante na festa da filha da Han So Ra, quando eu vi aquele vestidão da So Ra vermelhão mais contido já pensei em Ra El de verde pois são cores análogas, e dito e feito! Ra El chega de verde cheia de volume e o colar de serpente, simplesmente perfeito para quem gosta desses detalhes.
Outra coisa que notei algumas pessoas reclamando foi sobre a “lentidão” dos episódios, então eu fui percebendo o por quê disso: TANGO. Lee Ra El anda, fala e tudo mais como se estivesse “dentro” de um tango. Uma das cenas que mostra bastante essa dinâmica fora de um contexto da própria dança e da sedução de Ra El, é a cena onde ela manipula o marido Jang e arma uma cena entre ele e o Kang disputando ela, a discussão deles, o jogo de corpo, posicionamento, é praticamente uma apresentação/dança de tango.
Também vi gente reclamando que não sabe das crianças, o que aconteceu e tal… As crianças não são o ponto central da trama, então por isso não se deu a necessidade de aprofundar sobre o paradeiro, *(spoiler)* a menina que Ra El cuida vai embora com o pai, Ra El avisa ela que só vai resolver com ele administrativamente e deixa ele ir embora com a filha dele, como se não fosse acusar ele criminalmente. As filhas de So Ra, deixam em aberto pq realmente não era foco da trama, mas subentende-se que elas ficaram com seus familiares. *(spoiler)*
Durante a trama fui pensando em como a Lee Ra El é assustadora, manipuladora, imagina uma pessoa assim no seu convívio? No decorrer da série nos criamos empatia por ela por todo o sofrimento dela, mas que ela é manipuladora e assustadora ela é.
Bom, adorei o roteiro, pra quem gosto do tema de vingança e dramas mais sérios é uma boa para se entreter.
A criança que a Rael cuidava era dela também ou só do marido? Porque numa cena ela manda ele pegar a filha e ir embora ! …
A filha era somente dele
Concordo plenamente com tudo que foi entregue na avaliação. Um elenco de feras e um roteiro confuso.
Protagonistas sem química, romance forçado. A única interpretação convincente, foi da vilã So-Ra.
O advogado Seo, o carisma de um pastel. Ra -El, bipolar e histriônica.
Decepcionante.
Adorei “carisma de pastel”!!!! Não sabia como definir esse personagem, agora eu já sei!!!! Kkkk
Não concordo, Vocês esqueceram que em tantos doramas as crianças são praticamente criadas pelos funcionários?
Outra coisa o protagonista nunca concordou com o assassinato que a So-ra tanto e que o casamento deles já estava um lixo por esse motivo e outros excessos.
Pra mim as crianças foram primordiais.
Para protagonista ter uma “família linda” e não levantar suspeita ( E ainda fiquei chocada que ela teve coragem de ter um filho para seguir sua vingança e depois mandou os dois sumir) Chateada eu vou ficar se a filha mais velha dá so-ra no futuro não quisesse vingar.
Adorei o roteiro!!!!!!!
E há o testamento onde deixou os bens e advigados para administrar pela Dabi
Eu no início não estava gostando depois fui entendendo que todos tinham explicação para o que estava acontecendo e concordo que ele nu ca matou ninguém huem nunca fez nada deerrqdo e para protegeram filhaserrouem nao denunciar a mulher porém depois disso nu ca mais quis saber dela e vi ia uma vida de inferno e buscava vingança também.
Depois gostei do casal e queria que terminasse juntos, mas ente di final pq ele errou .uito e fez a mãe dela sofrer , sobre as crianças a filha nao era de Lee lá el eladeuxa bem claro isso em um dos episódios que ci heceu já esposo que era separado cum uma filha e depois manda ele irem Bira com.ela poupando ele pela menina.
O elenco é excelente e atriz que interpretou Só rá merecia um Oscar , amei atuação dela.
Decepcionante. Romance forçado, protagonistas sem química. A única c interpretação convincente foi da vilã So-Ra, que amava de forma obsessiva, mas convincente. Ra-el bipolar e histriônica. Seo carisma de um pastel. Kang, cara de BB paisagem em qualquer tipo de cena. Enfim, já vi melhores.
Eu gostei muito La El representou muito bem. Gostei da atuação em todos os aspectos. Achei muito interessante o romance do La El, entendi que ele foi omisso porque ele era como ela sem uma base, e se arrependeu. Afinal de contas, quem se atreveria a mexer com aquela família da So Ra tão perigosa. Só acho que os protagonistas mereciam um final feliz, criando a pequena Da Bi. Ela sendo Ceo e bem famosa.