EXCLUSIVO!! Batemos um papo com a atriz Bia Borinn!

Se liga!!!

Sim, meus caros, hoje batemos um papo com a atriz Bia Borinn, que atualmente mora nos EUA! Bia está no novo filme da Prime Video, ‘Música‘, protagonizado por Camila Mendes e Rudy! Além disso, dia 13 de abril estreia na Apple TV/YouTube TV o filme ‘Nas Alturas’, onde ela protagoniza interpretando a personagem Rafaela, uma paraquedista brasileira que, ao contrário dela, não fala nadica de inglês!

Se liga no serviço:

Formada em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo, Bia Borinn tem um vasto currículo que inclui atuações em longas, séries, comerciais e trabalha também como apresentadora. Além disso, já estagiou com Alan Ayckbourn, um dos maiores dramaturgos da história do teatro. Teve aulas com Harold Guskin, preparador de nomes como Bon Jovi, Glenn Close e James Gandolfini. Recentemente, foi premiada pela UCLA – Universidade de Los Angeles, pelo projeto “Brazilian Play And Learn”, em que promove o português como língua de herança.

Apresentadora de eventos, com mais de 50 eventos corporativos no currículo, e apresentadora oficial do Fórum Internacional da Expo Revestir, a maior feira de Arquitetura e Construção da América Latina, concilia os eventos com a carreira de atriz internacional.

 

Bia, antes de tudo, muito obrigado por bater esse papo com a gente! E quero começar falando de um trabalho que você fez relacionado a um dos meus personagens preferidos! O Hellboy!! Me fala, qual a sensação de ter feito parte do audiolivro do Vermelhão?

“Foi bem legal fazer o Hellboy, não conhecia muito profundamente. Tem um fandom gigantesco! E foi um audiolivro inédito, então teve um gostinho bem especial.”

E aqui, ainda falando de Hellboy, você chegou a assistir o filme de 2019? Se sim, o que você achou? Tô te perguntando isso porque eu me diverti tanto com aquele filme, e os “críticos”, detonaram =s

“Não assisti ao filme, mas a crítica é apenas um ponto de vista. Acho válido ler críticas quando existe um embasamento, uma pesquisa por trás, de alguém que viu muito filme, filme de todos os gêneros… mas o GOSTO é absolutamente pessoal.”

Tem algum filme ou série que te vem à mente, que você gostou muito e parece que foi só você? E o que você acha dessa turma que se diz “críticos especializados”?

“BARDO, Falsa Crônica de Algumas Verdades” foi um filme que muita gente achou médio e eu saí do cinema soluçando de chorar. Porque eu como imigrante brasileira sabia EXATAMENTE do que se tratava, na pele. Sei lá. Existem críticos especializados sim. Mas hoje na era da mídia social todo mundo dá opinião. Opinião é diferente de crítica. Antigamente tinha que fazer faculdade para ser crítico, estudar muito. As críticas ocupavam uma página inteira no jornal, eram reflexões profundas. Esse espaço foi se perdendo e hoje tudo é muito fugaz. 15 segundos e já passa pro próximo rs

Eu acho até meio triste que alguns trabalhos que a turma brazuca faz em outros países não chegam até a gente, e uma coisa que você fez que eu achei sensacional! Foi a peça The Amazing World of Portuguese! Que parece ser um trem divertido e educativo para caramba, fala um pouco desse projeto para a gente.

“O Amazing World of Portuguese foi uma peça que fizemos através de uma parceria com o Consulado Brasileiro e o latin American Institute da UCLA, por conta da iniciativa educacional que co-fundei com a Mariana leite, a Brazilian Play and Learn. Temos tutoras que ensinam português como Língua de Herança e difusão das culturas do Brasil”

Bia também esteve presente durante a greve dos atores e roteiristas ano passado!!

 

Durante a recente greve dos atores e roteiristas, você esteve bem atuante nas manifestações, e esteve ao lado de outros atores latinos, como é a interação entre vocês? Tipo, vocês têm um grupo no zap?

“Na verdade a gente aqui tem um sindicato muito forte. Porque no Capitalismo é importante termos os sindicatos, pois quem é patrão vai querer sempre ganhar mais, é do jogo (quando o jogo é justo). Então o sindicato liderou esta briga contra o uso indevido e generalizado da IA, reajuste de salário com a inflação etc. Foi lindo de ver. E outras lutas no Brasil já estão sendo ganhas por conta deste movimento. Precisamos proteger nossa arte que é nosso trabalho, nosso ganha pão.”

E ainda no calor latino, você está no filme Música, com a Camila Mendes e o Rudy, que também têm essa mistura Pt.Br no sangue. Fala um pouco desse trabalho para a gente.

⁠“Música” tem uma trama centrada em poucos (e essenciais) personagens, o Rudy é mestre em síntese, não deixa sobrar nada. Então tem uma equipe de performers grande e incríveis ao redor destes personagens. Eu faço uma cena em que sou amiga da mãe (da vida real, Maria) no salão de beleza dela. Um plano sequencia rápido porém muito complexo. Foi um grande desafio: falar um texto ao ritmo de um maracatu. Incrível! O Marivaldo dos Santos (músico e diretor do STOMP em NY) fez um trabalho maravilhoso no filme. A Camila Mendes além de atuar, produziu. É o filme mais brasileiro nos EUA de todos os tempos.”

É mais fácil trabalhar ao lado de artistas que amam esse nosso ar brasileiro? Porque acho que em qualquer lugar do mundo, a gente acaba se encontrando e se reconhecendo rsrs. E você vai estrelar o “Nas Alturas”, conta um pouco do filme para a gente. Eu tô ansioso para ver esse filme, e já quero te perguntar, você pulou de paraquedas mesmo?

A cada trabalho você aprende algo novo, imagina outras e usa coisas que já viveu. Em SkyFly – ou Nas Alturas – eu já tinha saltado de paraquedas em Boituva com a SkyCompany, então já tinha essa experiência. O que não sabia é que aqui na Califórinia tem muito parquedista brasileiro! O Gary Smith, diretor e protagonista, admira muito o Brasil, a a nossa música e escreveu personagens como a Rafaela, que é uma treinadora brasileira (a qual ele se apaixona). Mas… eu tive uma dublê rs.”

Você já está morando e trabalhando nos EUA há algum tempo, tem algum trabalho que você fez aí e que não chegou para a gente, que você queria que tivesse chegado? E já completo a pergunta querendo saber da série As Love Goes, sendo um ser humano que faz parte da comunidade LGBTQIAP+, desde o tempo que era só GLS kkkk ela vai chegar por aqui também??

“Fiquei bastante tempo me preparando, estudando atuação em inglês, fazendo cursos, criando meus filhos e voltei a focar em atuação há mais ou menos uns 2 anos. Vem aí o As Love Goes, uma série LGBTQIA+ que é filmada tanto no Brasil quanto nos EUA, que estréia ainda neste semestre e uma animação adulta chamada Awkward Love, da Tortuga Studios, que estreia já, na qual eu faço uma das vozes”

 

Para gente terminar, eu gostaria de fazer algo novo, uma coisa nunca feita em entrevistas antes.

BATE-BOLA JOGO RÁPIDO!

Mônica ou Cebolinha? 

“Mônica, prazer.”

Shakespeare Apaixonado ou Shakespeare Amarrotado? (Eu tenho uma lembrança de ter visto alguma chamada dessa peça, lá em 2014 eu acho, vocês chegaram a fazer um tour pelo Brasil?)

“Shakespeare Amarrotado, dirigido por Dagoberto Feliz, rá!”

Eu vi no seu Instagram que você tirou foto com o meu ator preferido no mundo todo, que é o Tom Hanks, ele tem cheirinho de café?

“Tom tem cheirinho de talco de bebê” 

Tá bom, meu coração fez Awwwwwwwwwwn nessa resposta hehehe

Cachoeira ou Praia?

“Cachoeira na beira da Praia, vale?”

Tá ai, vale!! rsrs

Vamos terminar com uma polêmica, O feijão é por cima do arroz? Ou o arroz é por cima do feijão?

“O feijão é por cima do arroz, gente, peloamor. O caldo desce, fica melhor. Tem coisa que não dá pra mudar. Tipo colocar catchup na pizza? Pode? Não pode! Apenas aceitem hahahaha.”

kkkk entenderam né?

Bora geral seguir ela no instagram, é só clicar aqui ó @BiaBorinn

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!