Hogwarts Legacy || Resenha
De volta a esse mundo mágico.
Desenvolvido pela Avalanche Software e publicado pela Warner no dia 10 de fevereiro de 2023 para PC, PS5 e Xbox Series S/X, Hogwarts Legacy promete ser o jogo definitivo de mundo aberto no universo de Harry Potter. Será que esse mundo é tão mágico quanto parece? Será que vale a pena?
Começando pela história, em Hogwarts Legacy controlamos um bruxo ou bruxa criado por nós mesmos e que viverá um ano letivo na escola mágica de Hogwarts. Game é ambientado no século XIX, antes dos eventos contados na série de livros e filmes de Harry Potter. Somos um estudante que entra direto no quinto ano e que possui a chave para um segredo antigo que está ameaçando o mundo bruxo que conhecemos. Vamos assistir aulas, explorar um mundo enorme e fantástico e conhecer excelentes personagens que nos acompanharão pela jornada. Tanto a história principal quanto as sidequests nos imergem no mundo de forma muito competente com enredos muito bons que capturam nosso interesse. O universo de Harry Potter sempre foi muito rico. Aqui temos a oportunidade de nos aprofundarmos mais ainda, conhecendo curiosidades através das missões e muitos diálogos, percebendo a cada minuto essa riqueza de detalhes.
Falando agora sobre a gameplay. Vou começar pelo combate. Como comandos básicos temos o ataque normal com a varinha, um escudo e rolagem para esquiva. Podemos aprender uma série de magias com diversos efeitos. Algumas servem para flutuar ou empurrar os inimigos, outra para colocar fogo, congelar ou desarmar. Um especial que causa mais dano pode ser usado conforme acumulamos energia. Além das magias, temos no estoque algumas poções para cura e buffs e também plantas que podem auxiliar nas lutas. Alguns inimigos possuem escudos que devem ser quebrados com tipos de magias específicos. O combate é realmente muito bom e um ponto alto eu diria. Conseguimos equipar de forma simultânea até 16 magias para trocarmos rapidamente entre elas. Conseguimos derrotar inimigos das mais variadas formas possíveis. Minha única crítica nessa parte é que poderia ter uma variedade maior de adversários.
Fora do combate temos muitas atividades. A vida de estudante bruxo envolve muitos afazeres. Temos algumas quests que são aulas, que ensinam fazer poções, plantas e ensinam algumas magias. As poções e plantas podem ser produzidas apenas em locais específicos. Existem alguns poucos minigames que são bem divertidos, sendo um deles uma espécie de bocha e o outro uma corrida contra o tempo utilizando a vassoura. Vale dizer que partidas de Quadribol não estão presentes no game, e durante a história existe uma explicação para isso. Através da exploração encontramos muitos desafios e puzzles espalhados, além de mais de 600 coletáveis. Acampamentos de bruxos das trevas e duendes também temos aos montes. Todas essas atividades e colecionáveis agregam bastante ao lore do universo bruxo. Devo destacar as sidequests que em sua maioria são tão boas quanto as principais, algumas com histórias profundas e emocionantes dando ênfase em alguns personagens que nos acompanham por toda a jornada.
Sobre os equipamentos e personalização. Temos muitas opções de vestimenta, que conferem status de defesa e ataque e alguns efeitos que podem potencializar magias. Os equipamentos podem ser upados e modificados. Nosso personagem também tem uma pequena árvore de habilidades passivas. Vou abrir um espaço para falar da Sala Precisa, um ambiente que podemos decorar e construir mesas de produção de poções e plantas. Além disso, essa sala possui espaços onde podemos criar alguns animais fantásticos que capturamos pelo mundo. Alimentamos e escovamos para dropar penas, chifres e outros componentes que são utilizados nos upgrades dos equipamentos. Ainda podemos cruzar para ganhar alguns filhotes.
Sobre a parte técnica. Hogwarts Legacy oferece algumas opções gráficas, sendo as principais desempenho e performance, já conhecidas de outros games, e algumas variações. Joguei no PlayStation 5 eu optei como sempre pela performance, rodando a 1080p a 60fps, com pouquíssimas quedas. Os visuais são belíssimos, principalmente dos diversos ambientes que temos pelo mapa. Os interiores de Hogwarts foram construídos nos mínimos detalhes de forma a transpor o jogador para escola como conhecemos. A trilha sonora nos remete muito aos filmes. Versões para PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch já tem data para chegar ainda este ano. Vale lembrar também que o jogo está legendado e dublado em nosso idioma, com um trabalho excelente de dublagem diga-se de passagem.
Hogwarts Legacy entregou tudo e muito mais, se tornando o melhor jogo da franquia Harry Potter e um dos destaques de 2023, sendo cotado por muitos como candidato a jogo do ano. Quem cresceu com a franquia de filmes, assim como eu, certamente ficará maravilhado em jogar, tendo a chance de adentrar neste universo de forma nunca antes vista. A jornada leva algo em torno de 25h para completar a história principal, mas com conteúdo para 60h caso queira fazer tudo. Fãs de Harry Potter não podem deixar de jogar. E para quem não conhece a franquia, diria que pode servir como uma excelente porta de entrada.
(YouTube/Uns Caras Que Jogam)