Nosso Sonho: Uma historia de amizade e superação || Resenha
Só love!!
Eu não vivi o auge do Furacão 2000, pois era muito pequena na época, mas não podemos negar que a dupla formada por Claudinho e Buchecha fez um sucesso estrondoso, e até hoje conhecemos os hits como “Só Love,” “Rap do Salgueiro,” “Fico Assim Sem Você,” “Quero Te Encontrar,” entre outros.
E nada mais justo do que fazer um filme contando a história de superação dos dois, da periferia ao sucesso. Claucirlei Jovêncio de Souza, carinhosamente chamado de Bento, e Cláudio Rodrigues de Mattos eram amigos de infância, e dessa amizade se transformaram na maior dupla do cenário do funk carioca.
O longa tem como ponto de partida a morte precoce de Claudinho em um acidente de carro em 2002. A partir daí, o filme volta no tempo e conta a visão de Buchecha dos fatos ocorridos desde o dia em que eles se conheceram na infância, sendo uma espécie de homenagem ao cantor. A trama consegue exemplificar bem a trajetória da dupla, destacando os inúmeros momentos felizes e tristes que eles vivenciaram.
“Nosso Sonho”, em geral, é incrível. No entanto, uma das coisas mais interessantes é que eles aproveitaram gravações antigas em que os cantores participaram para recriar os cenários que o público viu no filme. Podemos citar uma entrevista icônica da dupla com Jô Soares, isso realmente aconteceu e foi emblemático na época. Há uma transição muito bacana entre o vídeo real e uma tomada diagonal mostrando os atores. A estética dos anos 90 foi muito bem pensada para dar uma sensação de realidade às cenas.
O tom dramático está presente, mas é dosado nas horas certas e deixado de lado nos momentos felizes, pois, acima de tudo, eles são melhores amigos e jovens tentando aproveitar a juventude. A fama veio, mas como consequência do talento deles. Por outro lado, existem cenas intensamente dramáticas, especialmente quando mostra o pai de Buchecha sofrendo com o alcoolismo. O ator Juan Paiva lidou com isso com maestria, trazendo à tona o sofrimento do personagem quando necessário.
Todo o elenco está muito bem em seus papéis, mas aqueles que se destacam são Juan Paiva e Lucas Penteado, responsáveis por interpretar os cantores. O carisma de ambos é fora de série e faz com que o público se envolva facilmente com a história. Eles sabem dosar o drama e a comédia de forma perfeita, e, é claro, nas cenas tristes, nos emocionamos profundamente.Por fim, “Nosso Sonho” é uma cinebiografia de superação e amizade que nos ensina principalmente que não devemos deixar de acreditar nos nossos sonhos. Mesmo que pareçam quase impossíveis, acreditar neles pode torná-los realidade.
Essa resenha feita por Carolina Mezalira, expressa claramente o quanto esse filme foi bem feito! Adoro os seus comentários e forma como ela descreve cada detalhe minuciosamente bem !