Já jogou todos?

O termo Metroidvania é a junção dos nomes dos jogos Metroid e Castlevania e foi criado para definir jogos de ação e aventura com características similares de grandes títulos como Super Metroid e Castlevania Symphony of the Night.

Hoje estamos trazendo uma lista com os 10 melhores metroidvanias já feitos.

Bom dizer que nessa lista nos limitamos aos metroidvanias 2D e que como sempre, os jogos estão listados por ordem de lançamento.

Castlevania: Symphony of the Night

Ver a imagem de origem

Desenvolvido e publicado pela Konami em 20/03/1997 para PlayStation 1, Castlevania: Symphony of the Night ajudou a consolidar o termo metroidvania. Aqui acompanhamos Alucard, o filho de Drácula, que após despertar decide investigar o castelo para saber o que aconteceu durante o seu sono. Este título renovou a série, pois diferente da progressão em fases dos games anteriores, aqui temos um mapa único e diversos elementos de RPG. A trilha sonora e o visual que já eram excelentes para a sua época o fazem ser um game jogável até hoje. Tivemos depois o lançamento da coletânea Castlevania Requiem contendo este game mais o seu antecessor, o Rondo of Blood.

Shadow Complex

Ver a imagem de origem

Desenvolvido pela Chair Entertainment e publicado pela Microsoft Game Studios em 19/08/2009 para Xbox 360 através do Xbox Live Arcade, Shadow Complex é um Metroidvania 2.5D com gráficos muito bons para a época além de cenas de ação cinemáticas de tirar o fôlego. O jogo segue a história de Jason Fleming numa jornada para salvar sua namorada e livrar os Estados unidos de uma ameaça terrorista. A gameplay bebe muito de Super Metroid, Jason faz uso de um traje tipo exoesqueleto e adquire diversos upgrades ao longo da aventura. O jogo também brinca com elementos de profundidade no cenário, como inimigos ao fundo da tela. Posteriormente Shadow Complex recebeu uma versão remasterizada para PC, PS4 e Xbox One.

Shantae and the Pirate’s Curse

Ver a imagem de origem

Desenvolvido pela Wayforward e publicado por ela mesma em conjunto com a Rising Star Games no dia 23/10/2014 para 3DS e depois para Wii U, PC, PlayStation 4 e Xbox, temos Shantae and the Pirate’s Curse, uma das inúmeras aventuras dessa pequena Gênia e seus amigos. Como no jogo anterior ela perdeu seus poderes de gênio, nesse ela ganha uma série de aparatos piratas que ajudam a sua navegação pelas diversas ilhas. Seu aspecto metroidvania vem a medida que você avança e vai adquirindo novas habilidades, depois precisa retornar com elas nas áreas anteriores para acessar novas partes do mapa e segredos. O jogo é muito divertido e conta com um elenco de personagens muito carismáticos e uma pixel art extremamente bem trabalhada e animada, vale muito a pena jogar.

Outland

Ver a imagem de origem

Desenvolvido pela Housemarque e publicado pela Ubisoft em 27/04/2011 para Xbox 360 e depois para PS3 e PC, Outland é um jogo de plataforma que incorpora elementos de metroidvania e de Bullet Hell, a especialidade da desenvolvedora, que trouxe posteriormente jogos como Resogun e o mais recente Returnal. Em Outland você controla as energias da luz e escuridão, representadas pelas cores azul e vermelho, tendo o tempo inteiro que alternar o tipo de energia para poder dar dano nos inimigos e absorver os golpes sofridos, parecido com o clássico Ikaruga. A história é simples porém a ótima trilha sonora e o visual sombrio com elementos meio neon fazem a atmosfera ficar excelente. A aventura é desafiadora e também pode ser jogada toda em coop.

Axiom Verge

Ver a imagem de origem

Desenvolvido e publicado pela Thomas Happ Games no dia 31/03/2015 para PlayStation 4 e posteriormente para PC, PS Vita, Wii U, Xbox One e Nintendo Switch, temos Axiom Verge, um metroidvania que lembra até demais o Metroid original. Nele você controla Trace, um cientista que após sofrer um acidente, acorda em um mundo totalmente diferente com a tecnologia completamente avançada. Ele recebe um chamado de uma voz estranha e começa uma jornada se aventurando pelo mapa do jogo e tentando descobrir o que está acontecendo. A gameplay é bem parecida com metroid clássico, mas com um foco maior em variedade de armas, com diversos tipos de tiro que resolvem diferentes puzzles, além de controlar drones para acessar zonas apertadas do mapa. O tiroteio é muito satisfatório e o visual que remete ao metroid original evoca nostalgia.

Hollow Knight

Ver a imagem de origem

Desenvolvido e publicado pela Team Cherry em 24/02/2017 inicialmente para PC, ganhando versões para consoles depois, Hollow Knight chega com uma arte incrível e uma trilha sonora impecável, em um universo que imprime um clima de melancolia e vazio. Reunindo muitas das características de um grande Metroidvania, ele ainda consegue ser uma obra bastante original. Este clássico moderno já foi apelidado de Dark Souls 2D dado a sua dificuldade. Um dos melhores jogos indies já feitos pode-se dizer, onde o jogador tem facilmente mais de 20h de jogatina só na campanha principal, explorando este mundo misterioso. O jogo possui 3 DLCs gratuitas e fez tanto sucesso que já tem continuação a caminho.

Guacamelee! 2

Ver a imagem de origem

Desenvolvido e publicado pela DrinkBox Studios no dia 21/08/2018 para PC, PS4, Xbox one e Nintendo Switch, Guacamelee! 2 é sequência direta do primeiro game. A série é uma carta de amor à franquia Metroid, e incorpora elementos da cultura mexicana como a Lucha Libre e Dia de Los Muertos. Nessa aventura super bem-humorada controlamos novamente o Herói Juan Aguacate que embarca numa missão para salvar o Mexiverso. Temos um jogo com combate e movimentação muito bons, visuais estilizados e trilha sonora envolvente. Além de inúmeras referências à cultura pop, também temos homenagens diretas a Metroid como estátuas Choozo no lugar das Chozo, e a Galinha, ou melhor, Pollo, no lugar da morphball. Pode ser jogado todo em coop.

Blasphemous

Ver a imagem de origem

Desenvolvido pela The Game Kitchen e publicado pela Team17 no dia 10/09/2019 para Nintendo Switch, PC, PS4 e Xbox One, temos Blasphemous, um jogo que já adianto, é muito bem autoexplicativo pelo seu nome. No que melhor se descreve como Dark Souls 2D, nessa aventura você vai assumir o papel de um cavaleiro chamado “The Silent One” ou “O Silencioso”, como explicado pelo alcunha que dei agora a pouco, você verá uma ênfase grande no combate de chefes com uma temática religiosa e gótica, portanto, se você é sensível à pauta, já se considere avisado, durante a jornada serão encontrados alguns upgrades que te concederão novas habilidades de combate e travessia, liberando acesso à novas zonas e segredos, como todo bom metroidvania, apesar de parecer difícil e realmente ser um pouco, vale muito a pena pois além de um jogo completo, ainda possui uma DLC com conteúdos adicionais.

Ori and the Will of the Wisps

Ver a imagem de origem

Desenvolvido pela Moon Studios e publicado pela Xbox Game Studios em 11/03/2020 inicialmente para Xbox e PC, tendo recebido uma versão posteriormente para o Nintendo Switch, Ori and the Will of the Wisps nos coloca novamente na pele do espírito guardião Ori que embarca em uma aventura para ajudar a corujinha Kun. A direção artística nos cenários é algo que chama muito atenção, melhorando o que já era belíssimo no primeiro game. A gameplay também melhorou bastante, principalmente na parte do combate, temos diversas armas e equipamentos, muito disso influenciado por Hollow Knight. A história, juntamente com a trilha sonora, certamente vai te emocionar.

Metroid Dread

Ver a imagem de origem

Desenvolvido pela Mercury Steam e pela Nintendo e publicado pela própria Nintendo para Nintendo Switch no dia 08/10/2021, Metroid Dread é o retorno dessa série que ajudou a cunhar o termo que é tema dessa lista. Acompanhamos novamente Samus Aran, a maior caçadora de recompensas intergaláctica que tem como missão investigar o paradeiro de um parasita X sobrevivente, encontrado no planeta ZDR. Temos aqui o melhor Metroid 2D, com todos os aspectos já conhecidos da série, com a adição de diversas cutscenes incríveis e uma variedade de cenários muito bem feitos com profundidade.

(Via: YouTube/Uns Caras Que Jogam)

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!