Resenha

Baseado em fatos reais.

Recentemente tive a oportunidade de assistir o filme Pureza, um filme brasileiro do gênero drama, que vai lançar dia 19/05 nos cinemas. Um filme que já ganhou mais de 5 premiações que retrata assuntos de extrema importância para ser discutida nos dias atuais. Aborda o assunto de trabalho escravo nas áreas rurais, com cenas fortes que mexem com o coração de qualquer um e faz você refletir muito sobre o assunto depois.  O filme tem como atriz principal a incrível Dira Pires que interpreta a “Dona Pureza”, que foi a mulher que presenciou todos esses momentos a procura de seu filho.

 

Imagem da personagem principal

Pureza Lopes Loyola

O filme narra a história real de Dona Pureza.

Uma mulher humilde  e trabalhadora da cidade de Bacabal, Do Maranhão em 1933. Ela mora em uma casa simples com seu filho Abel que tem o sonho de trazer melhores condições para ele e sua mãe viverem melhor. Até que seu filho decide ir trabalhar em uma fazenda em outra cidade em busca de oportunidades melhores de vida, mas Pureza acaba nunca mais ouvindo notícias de seu filho.

Após o desaparecimento de seu filho Dona Pureza sai em busca dele em fazendas na cidade de Itaiatuba-PA. Vai de fazenda em fazenda a procura de seu filho. Conseguindo entrar como cozinheira em uma das fazendas e acaba testemunhando os absurdos infames de trabalho, no qual os chefes exploram seus fazendeiros e os tratam como mercadoria, os machucando quando não fazem o que eles mandam. Dona Pureza acolhe diversos desses fazendeiros, cuidando deles como cuidava de seu querido filho Abel.

Pureza: Dira Paes denuncia trabalho escravo em trailer de filme importante

A partir disso Pureza inicia uma longa luta para denúncia do trabalho escravo, mobilizando entidades religiosas e indo até Brasília pressionar o poder público e mostrar a sua verdade. Mas como ela não tem provas, possui somente suas palavras, nínguem da credibilidade a ela o que a faz voltar as fazendas e gravar vídeos com depoimentos e tirar fotos dos absurdos.

Desse modo, Dona Pureza enfrenta muitas coisas em busca de seu filho e em busca de justiça, essa mulher forte merece ser ouvida e ter seu filho de volta, será que conseguira?

Sobre o filme….

É um filme com imagens fortes, com cores amareladas e escuras, com a câmera focada nos detalhes das cenas, sempre focando mais nos objetos do que nas pessoas. E com o foco nas paisagens rurais, destacando as árvores e fazendas.

Ao mesmo tempo que o filme emociona também desperta a consciência para uma das causas mais importantes no Brasil e no mundo. O trabalho escravo contemporâneo. Quanto mais pessoas tiverem a consciência de que esses abusos ainda existem mais denúncias acontecerão e os governantes serão pressionados a acabar com essa crueldade no país. No mundo há  em torno de 40,3 milhões de pessoas em trabalho escravo no mundo. Isso tem que mudar.

Esse filme é de suma importância para qualquer pessoa entender a realidade que mesmo que não sabemos ainda acontece no mundo. É um assunto forte mas necessário.

Pureza estará disponível nos cinemas em 19/05, não deixem passar esse filme.

 

Jessica Mota – @jwssicam

4 thoughts on “Pureza – A Mãe de Todos || Resenha.

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!