HOuse-of-the-dragon

Dracarys!

A segunda temporada de “A Casa do Dragão” está chegando na HBO, então vamos relembrar o que aconteceu na primeira temporada.

Este será um resumo muito breve e com muitos spoilers da primeira temporada.

Muito antes de Daenerys cruzar o mundo para conquistar o Trono de Ferro, sua família, os Targaryen, conquistou a terra de Westeros por meio de governos gloriosos e autoritários. Além disso, eles possuíam dragões como animais de estimação, o que facilitou um reinado muito longo.

172 anos antes de Daenerys Targaryen.

Viserys Targaryen é coroano novo rei de Westeros. Os anos passaram e Viserys não teve filhos homens, apenas uma filha, Rhaenyra, que por direito seria a herdeira do trono. Viserys parecia aceitar a ideia, mas havia esperança de que sua esposa estivesse grávida de um filho homem. No parto, mãe e filho morrem, deixando Viserys abalado enquanto o conselho permanece inquieto, pois não apoia a ideia de Rhaenyra ser rainha, contrariando a tradição.

Indo contra o conselho de muitos, Viserys nomeia Rhaenyra como herdeira legítima, mas comete um grande erro ao decidir se casar com Alicent Hightower, a melhor amiga de Rhaenyra e filha de Otto, que é o conselheiro do rei Viserys. Até aqui é importante lembrar que essa trama é cheia de famílias, nomes repetidos, uma confusão digna de um programa de televisão. Vemos isso no crescente romance entre Rhaenyra e Daemon, seu tio. Quando Viserys descobre, ele proíbe a união de seu irmão com sua filha e obriga Rhaenyra a se casar com Laenor, o herdeiro da família Velaryon, na intenção de manter a paz entre eles e os Targaryen. O casamento acontece, sangue é derramado, e Alicent e Rhaenyra iniciam uma rivalidade que mudará totalmente a família Targaryen.

A Casa do Dragão // Divulgação HBO

A casa do Dragão// Divulgação HBO

Dez anos mais tarde.

Rhaenyra tem três filhos: Joffrey, Jace e Luke Velaryon, mas não com Laenor ou Daemon, e sim com Harwin Strong, um membro do conselho. O problema é que essa traição não consegue ser escondida, pois filhos Targaryen nascem naturalmente com cabelos loiros pálidos, enquanto os Velaryon nascem com cabelos naturalmente brancos ou pele negra. Lá em “Game of Thrones”, vimos Ned Stark descobrindo segredos apenas pela cor do cabelo de alguns personagens. Viserys finge não perceber e prefere acreditar que seus netos não são bastardos.

Os filhos de Rhaenyra e Alicent se odeiam, ninguém gosta de ninguém, há fofoca por todos os lados, pais brigam, filhos brigam, todos decidem resolver as coisas com violência e ignorância. No meio disso, Aemond, o filho de Alicent, consegue tomar para si Vhagar, a maior e mais velha dragão que existe. Para comparação, os dragões de Daenerys em “Game of Thrones” teriam o tamanho de um Pinscher, enquanto Vhagar é como um Pitbull com esteroides e osteoporose.

Todos estão a ponto de se matar, mas Rhaenyra passa por um julgamento, tendo seus filhos, o relacionamento com Daemon e sua herança como pauta diante do Trono de Ferro. Nesse momento, temos a cena mais emocionante da temporada: Viserys, em seus últimos momentos, velho e destruído por doenças que literalmente apodreceram seu corpo, mal consegue se levantar da cama. Mesmo assim, ele se levanta e senta no trono uma última vez para proteger os direitos de sua filha Rhaenyra. Rei Viserys da casa Targaryen, rei dos Ândalos e dos Roinares, lorde dos Sete Reinos e protetor do reino, em uma atuação elogiada até pelo próprio George Martin (autor de “Crônicas de Gelo e Fogo”).

Um último jantar é feito no leito de morte de Viserys, e na cama o rei conta para Alicent que Aegon Targaryen é o herdeiro legítimo. O grande problema é que na casa Targaryen existem pelo menos vinte Aegons, e por infelicidade da ocasião, um deles é filho de Alicent, que não perde tempo e movimenta o conselho para tomar o poder das mãos de Rhaenyra.

Rhaenyra Targaryen: A Casa do Dragão // Divulgação HBO

A Casa do Dragão // Divulgação HBO

Pretos e Verdes

Rhaenyra e Daemon começam a montar alianças, sabendo que uma guerra começou e a família Targaryen está fragmentada entre dois grupos: os pretos, que são a parte da família de Rhaenyra, e os verdes, Alicent e seus filhos.

Rhaenyra toma posse de Pedra do Dragão, uma antiga fortaleza dos Targaryen, e planeja governar e tomar os rumos da guerra de lá. Ela decide então mandar seu filho Luke buscar uma aliança com o rei Baratheon. A criança chega ao castelo, vê um “Godzilla” estacionado ao lado e sabe muito bem que é Vhagar, a maior dragão que existe, e quem a monta. Em vez de dar marcha ré, ele prefere tentar a sorte. Aemond havia chegado antes e conseguido a aliança dos Baratheon com os verdes.

Luke decide voltar, mas Aemond vai atrás. No meio da tempestade, onde não se via um palmo à frente, seus dragões começam a se estranhar. Aemond pensa apenas em assustar a criança, mas Vhagar parece ter outra intenção. No ar, Vhagar devora Luke e seu dragão com uma só mordida. A temporada acaba com Rhaenyra recebendo a notícia, e se um dia ela acreditava na paz, essa opção não existe mais. Naquele momento, ela soube que a Dança dos Dragões havia começado.

Alicent Hightower: A Casa do Dragão // Divulgação HBO

A Casa do Dragão // Divulgação HBO

Lembrando que isso é apenas um resumo de “A Casa do Dragão”, que mais parece a casa da mãe Joana. Atualmente, a série está disponível no streaming MAX.

A segunda temporada de “A Casa do Dragão” estreia em 16 de junho, simultaneamente nos canais HBO e no streaming MAX todo domingo.

Não se esqueça de seguir o Hospício Nerd no Instagram 

Texto por: David Alves 

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!