{Resenha} Adeus, Professor – Despretensioso, mas reflexivo!
O que você faria se descobrisse que tem poucos meses de vida?
Uma possível resposta para essa pergunta é apresentada por Richard Brown, interpretado pelo multifacetado Johnny Depp, em Adeus, Professor (no título original “Richard Says Goodbye”).
RESENHA SEM SPOILERS!
Dirigido por Wayne Roberts, a trama mostra como a vida de Richard mudou depois que ele recebeu a fatídica notícia de que tem câncer no pulmão em estágio irreversível e que morreria em alguns meses caso não procurasse tratamento. Ele, que até então era um regrado e pacato professor universitário de Inglês, passa a querer experimentar tudo o que não viveu até então, desde sexo casual e desprotegido até bebedeiras e abuso de substâncias químicas. Essa ambientação nos faz questionar sobre os desejos intrínsecos ao personagem, se ele se colocava em primeiro plano em suas decisões ou se era apenas um espectador de sua realidade.
Nosso protagonista se torna uma pessoa totalmente permissiva, não se importando com o caso extraconjugal em que sua esposa Veronica Brown (Rosemarie DeWitt) se encontra, ou então, lidando com naturalidade quando sua filha Olivia Brown (Odessa Young) se assume lésbica, o que é contraditório para o personagem, tendo em vista sua família conservadora. Alem disso, ele parece tentar, com sucesso, reunir toda a arrogância que ainda lhe resta e derrubar todas as convenções que pairavam sobre sua vida.
O filme consegue trazer um Jhonny Depp que não víamos já há algum tempo, sem trejeitos herdados de seus personagens anteriores, assim como mostra uma entrega e atenção maiores do ator a um personagem. O ator foi capaz de externar os sentimentos necessários na medida certa, levando-nos junto na sua viajem de (re)descoberta.
Essa comédia dramática mostra uma visão um pouco extrapolada de uma pessoa que já não se importa com o rumo que sua vida vai tomar, afinal sua expectativa não é das maiores. Porém, apesar de tratar tudo de forma humorada, o filme tem momentos emocionantes e momentos em que acabamos nos colocando no lugar de Richard por pura empatia, com alguns pontos em que começamos a entender que tudo isso se trata de um “adeus” a um personagem que, apesar de termos acabado de conhecer, já nutrimos alguns sentimentos…
Adeus, Professor, acabou de entrar para o catálogo do Amazon Prime Video! Não perca tempo e corre lá para assistir as aventuras de Richard.
Encontre aqui as redes sociais do Hospício Nerd para mais conteúdo como esse!!
E, se quiserem trocar uma ideia sobre esse e outros filmes, me procura no Instagram: Bruno Barbosa.