{Resenha} Borgman - Um filme para se pensar - Hospicio Nerd

“E eles desceram sob a terra, para fortalecerem suas classes.”

Borgman é um filme holandês de 2013 dirigido pelo ator, diretor e roteirista Alex Van Warmerdam e foi indicado ao Oscar de 2014 já logo mostrando que não é qualquer coisa que se vê por aí.  Vou dizendo que não é um filme que irá agradar todo o público. Esbanja muita frieza e provoca vários questionamentos conforme avança. Mas para quem gosta de um filme um pouco mais lento, maquiavélico, cheio de simbolismo e com uma pitada de humor negro, é um prato cheio.

Imagina você tranquilamente na sua casa, a campainha toca, você atende a porta e encontra um sujeito insistindo para entrar porque precisa tomar um banho. Aposto que você imaginou um homem que usou da sua violência e sangue para poder entrar, não é? A resposta é NÃO!

Borgman

foto: agencia paco urondo

É através da família que mora na casa, que ele (secretamente ajudado pela esposa) entra e o inferno começa. Daí pra frente veremos momentos violentos e bizarro até o final do filme.

Quando assisti o filme pela primeira vez eu achei um absurdo tudo que estava acontecendo alí. Mas não digo isso no sentido de que o filme estava sendo ruim ou sem sentido, nada disso. Conforme mergulha lentamente no filme,  você cria várias teorias do ‘por quê’ de tudo aquilo. Quem é aquele homem? O que ele quer de todos eles? Por quê ele está fazendo isso? Vale dizer que a família mostra ser bastante apática, deixando em dúvida se realmente há algo de bom nos personagens.

Muitos não entenderam, e falam mal do filme. Outros também não entenderam, e por curiosidade, foram buscar na internet o sentido de tudo aquilo e acabaram dando uma segunda chance.

borgman

foto: adoro cinema

 É um filme para se pensar. Com várias teorias e críticas sociais. Muitos relacionam ele de forma bíblica, onde o Borgman possa ser o próprio diabo (ou da sua legião) procurando mais pessoas para se juntar a ele.

‘Eu quis explorar um aspecto desconhecido e sombrio da minha imaginação e ver o que eu poderia encontrar’, diz Van Warmerdam, que também atuou no filme. Ele é Ludwig, personagem amigo de Borgman.

borgman-familia

foto: dvdizzy

Li esse trecho em algum lugar, e infelizmente não lembro quem citou, mas fica aí: –“Borgman veio para a terra não como uma entidade maligna que veio nos corromper, mas como um mensageiro para nos lembrar que tudo já está corrompido.”

O elenco conta com Jan Bijvoet (Noite Adentro)Hadewych Minis (The Loft)Jeroen Perceval (Tabula Rasa)

Lembrando que tem esse filme legendado no YouTube!

 

Deixe seu Comentário

Este artigo não possui comentários