{Resenha} O Auto da Boa Mentira – Existe mesmo mentira boa?
Mentira tem perna curta!
Meus hospicianos vamos hoje de resenha de filme que tem sua estreia marcada para amanhã nos cinemas (que estão abertos claro) e que tive a grata oportunidade de assistir para trazer essa novidade bem quentinha para vocês, assim lhes apresento: O Auto da Boa Mentira.
O Auto da Boa Mentira’ é uma coprodução da Cine Group com a Globo Filmes que tem direção de José Eduardo Belmonte (‘Carcereiros: O Filme’, ‘Entre Idas e Vindas’), sendo baseado nos contos de Ariano Suassuna, o longa traz quatro histórias criadas a partir de frases clássicas do poeta paraibano, radicado no Recife. Com roteiro de João Falcão, Tatiana Maciel e Célio Porto, o lançamento do filme nos cinemas como já adiantei está previsto para 29 de abril de 2021.
Fonte: Globo Filmes
Logo quando lemos a sinopse do longa já fica bem evidente o que ele pretende nos mostrar, já que começa com o famoso dizer que mentira tem perna curta. E se isso é verdade, a bichinha corre rápido, viu! Em quatro histórias inspiradas em contos bem humorados de Ariano Suassuna, cada uma criada a partir de frases do poeta paraibano, conhecemos Helder (Leandro Hassum), Fabiano (Renato Góes), Pierce (Chris Mason) e Lorena (Cacá Ottoni), vivendo diferentes situações onde, ironicamente, a mentira é sempre a protagonista. Sendo que o elenco conta ainda com nomes como Rocco Pitanga, Giselle Batista, Michelle Batista, Bruno Bebianno, Leo Bahia, Letícia Novaes/Letrux, Letícia Isnard, Karina Ramil, Serjão Loroza entre outros. Guel Arraes assina a produção associada e Fatima Pereira, Luciana Pires, Mônica Monteiro e Rômulo Marinho a produção executiva, já a distribuição fica por conta da Imagem Filmes.
Fonte: Globo Filmes
Pois bem não vou contar para vocês o que cada história vai abordar até porque nossa política aqui é de não termos spoilers, então fiquem tranquilos. Mas vou fazer minhas humildes considerações sobre o filme. Como vocês leram bem no início, no filme vamos ter quatro histórias diferentes sendo contadas, e ao assistir percebi claramente que uma não está conectada a outra, então temos um ‘’novo” formato de fazer um longa, mas me agradou? Um pouco, as histórias são até boas, conseguem te arrancar alguns risos, mas acho que o formato escolhido para contá-las não foi o melhor a ser escolhido, acredito que uma série ou minissérie com essas histórias faria bem mais sucesso, teria um destaque maior e atingiria uma maior quantidade de público.
Fonte: Globo Filmes
Por outro lado, o elenco me deixou bem satisfeita, nota-se que a maioria deles, estavam bem à vontade em suas histórias e seus personagens, destaque para Leandro Hassum, que como sempre consegue te fazer rir, mesmo você não querendo e também para Serjão Loroza que inegavelmente tem um humor de forma muito natural. A direção também fez um bom trabalho, os contos de Suassuna são um clássico e mesmo o filme sendo bem simples, você consegue perceber que houve um cuidado em apresentar essas histórias e levar ao público algo que os fizesse esquecer por um instante o momento que estamos vivendo com a pandemia, tenho que confessar que me arrancou algumas boas risadas, realmente foi uma bela e graciosa homenagem a Suassuna.
Por fim recomendo que se tiverem oportunidade não deixem de prestigiar essa obra e aproveitem para se encantar com os contos de Suassuna e o talento dos artistas brasileiros.
Mas agora me contem, vocês já contaram alguma mentira boa?