{Resenha} O mistério da casa assombrada – Susto estilo sessão da tarde versão austríaca!
INHAIMMMM TUXOS E TUXAS, PREPARA A PIPOCA E O REFRI, ESTÁ NA HORA DA SESSÃO DA TARDE!
Mammy continua apostando em produções estrangeiras, dessa vez o filme que entrou para o seu cardápio, O mistério da casa assombrada (Das schaurige Haus), vai garantir diversão para a família toda. Sua estreia foi 14 de maio no cardápio da Netflix, como a primeira produção austríaca de uma versão de terror com comédia é toda voltada para o público adolescente, que para este gênero e público, o resultado final foi bom, principalmente por trazer aquele clima de ambientação dos anos 80, acho que é isso que nos dá a sensação de ser um filme Sessão da tarde. Mas o interessante mesmo é termos contato com uma visão diferente, já sabemos da fama que os europeus são frios, mas ao menos nessa produção, apesar do ritmo mais lento, o humor se fez presente. Já deixando bem claro, que nós do HN não damos spoiler e sempre seremos imparciais em relação a sua opinião, porque aqui meu bem é você quem vai decidir se VALE ou NÃO VALE a pena ver o que estamos resenhando tá! Agora que você já está ciente, seria uma boa nos aventurarmos com esses garotos para conseguir entender o que está acontecendo em sua nova casa! Mas já te adianto, se você tem medo de fantasmas, assista com moderação!
Tudo começa quando Sabine (Julia Koschitz) se muda para o interior com os filhos Hendrik (Leon Orlandianyi) e Eddi (Benno Rosskopf), e se hospedam em uma mansão antiga e de certa forma bem assustadora. Estava tudo bem, até que algumas coisas começam a acontecer com o pequeno Eddi, que acaba chamando a atenção do seu irmão mais velho com seu comportamento estranho e alguns eventos inexplicáveis. Numa espécie de volta ao tempo, os garotos saem para se aventurar em um passeio de bicicleta e é assim que eles conhecem Ida (Marii Weichsler) e Fritz (Lars Bitterlich) que rapidamente tornam-se seus amigos. É através deles, que os dois ficam sabendo do passado da mansão, que foi cenário de uma história muito triste e trágica, uma mãe assassinou seus dois filhos e depois cometeu suicídio dentro da casa. O mais assustador é que a casa já tem a fama de ser assombrada. Juntando todos os fatos, Hendrik vai ter que se unir aos seus amigos para ajudar seu irmão, que parece estar possuído por um dos espíritos da casa e ainda proteger todos ao seu redor. A única forma de sair dessa é desvendar o mistério da casa assombrada!
A direção de Daniel Prochaska e teve o roteiro assinado Marcel Kawentel e Timo Lombeck e foi baseado no livro homônimo escrito por Martina Wildner que foi publicado em 2012, recebeu a produção de Gerald Podgornig e Thomas Hroch ao lado da Mona Film Produktion, Naked Eye Filmproduktion e Österreichischer Rundfunk que arrasaram no conceito geral do filme. O elenco traz nomes conhecidos apenas na Áustria, mas que com certeza podem cair nas graças do mundo, formado por León Orlandianyi, Benno Roßkopf, Julia Koschitz, Marii Weichsler, Lars Bitterlich, Michael Pink, Inge Maux, Elfriede Schüsseleder, Michael Somma, Finn Reiter, Markus Stubeier, Luca Streussnig, Lisa Stern e Christina Cervenka que entregaram um bom trabalho final de atuações. O restante fica com a leveza de não ter fantasmas assustadores, pelo visto Prochaska se concentrou em trabalhar mais o enredo que envolve um mistério do outro mundo, mas nada de aparições grotescas, e é isso que faz com que o filme seja para a família.
Posso dizer tranquilamente, os pequenos e promissores atores são os responsáveis por segurar muito da trama e são eles que conduzem a história toda, isso mostra que os austríacos também sabem fazer um filme de comédia com terror para adolescentes, mesmo não sendo tão engraçado como deveria. Mas o diferente, apesar de ser cheio de clichês de filmes americanos dos anos 80 e 90, como The Goonies, ou até mesmo como Jumanji, ou ao menos era essa intenção, pena que os efeitos especiais não foram dos melhores e claro faltou um pouco mais de trabalho com alguns dos personagens coadjuvantes. Mas mesmo assim O mistério da casa assombrada foi indicado em quatro categorias do Austrian Film Award, o considerado Oscar da Áustria, só não sabemos ao certo se foi por mérito ou por falta de concorrência. Agora vai lá assistir e se prepara para viver uma aventura no melhor estilo alemão com essa criançada que parece não ter medo do sobrenatural! Confere na nossa Mammy e depois vem aqui me contar o que você achou meu amor! ADOROOOOO #CHOCOBJS
Aos domingos 14:00 horas no IGTV do @marmotinhabh tem as LIVES: MARMOTANDO com Hospício Nerd, apresentada por euzinho o Marmotinha e parceiros, dando as dicas das plataformas Netflix, Prime Vídeo e Disney Plus, Cabines de imprensa online e trazendo convidados maravilhosos a cada episódio! Vem com a gente e se jogaa! #CHOCOBJS #MARMOTANDO