{Resenha} O Som do Silêncio – Um filme sensível…
Uia!
Para os amantes de cinema e música, O Som do Silêncio é um drama que estava faltando!
Estrelado por Riz Ahmed (Rogue One) e Olívia Cooke (Jogador Nº1), o filme nos mostra o drama de um baterista de uma banda de heavy metal e ex-viciado que perde quase totalmente a audição devido a uma longa exposição a altos ruídos em seus shows. No meio de uma turnê a bordo de um motorhome, juntamente com sua namorada Lou (Olívia) que também é a vocalista da banda, Ruben (Riz) se sente incapacitado de exercer sua função à frente da percussão, uma vez que isso pode agravar seu estado. Além disso, o custo do tratamento é muito elevado e eles não têm como arcar com o tratamento. Temendo uma recaída, Lou insiste que Ruben procure ajuda e encontra uma clínica de reabilitação para deficientes auditivos, onde Ruben pode tentar aprender a ser surdo. A obra também nos mostra o carinho e companheirismo entre eles, ratificando sua importância na superação de dificuldades que parecem ser intransponíveis, dentro e fora de um relacionamento.
O destaque aqui vai para a acurada edição e mixagem de som que, em certos momentos, apresenta o áudio segundo a percepção de Ruben, chegando até mesmo a ficar alguns segundos em completo silêncio, extinguindo a incerteza do espectador acerca da sensação do protagonista. Isso nos transporta para o lugar do personagem e mostra seu sofrimento, o que provoca a reflexões acerca do drama vivido e até mesmo sentir empatia por Ruben. Este recurso é muito importante em obras audiovisuais deste tipo e serve como arremate para maximizar a imersão, como em Gravidade de Alfonso Cuarón que recebeu as estatuetas de Oscar de Melhor Edição e Mixagem de Som.
Este longa marca também a estreia de Darius Marder como diretor e roteirista e vem com grande estilo, pois já recebeu dezenas de indicações em várias categorias incluindo Melhor Ator e Ator Coadjuvante e Melhor Diretor Revelação. Riz Ahmed também aguarda o resultado do Globo de ouro onde foi indicado na categoria de Melhor Ator e ainda é cogitado para indicação ao Oscar na mesma categoria.
Cabe lembrar aqui de que a história não se trata apenas de superação e amor ao próximo, mas trata-se também de amor próprio e autovalorização!
O Som do Silêncio é conteúdo exclusivo da Amazon Prime Video e já está disponível para os assinantes. Então não deixe de assistir e se emocionar!
Encontre aqui as redes sociais do Hospício Nerd para mais conteúdo como esse!!
E, se quiserem trocar uma ideia sobre esse e outros filmes, me procura no Instagram: Bruno Barbosa.