{Resenha} Pequenas Grandes Mentiras- O livro das revelações marcantes
A vida perfeita esconde mistérios dos quais você prefere ocultar de todos!
O livro ¨Pequenas Grandes Mentiras¨ (Big Little Lies) da autora australiana Liane Moriarty foi publicado no ano de 2014, tornando-se best-seller do jornal americano ¨The New York Times¨ e foi publicado no Brasil pela editora Intrínseca em 2015. A obra narra em terceira pessoa a história de um possível assassinato (seria um acidente ou homicídio?) Ainda não revelado instigando a saber quem foi e como aconteceu, enquanto o leitor observa a visão de três mulheres sobre o antes do incidente, sendo que já possuem questões particulares em suas vidas. As personagens são Madeline que é uma mulher forte, está no segundo casamento e possui três filhos, e constantes brigas com o ex-marido pela guarda da filha mais velha e a coincidência que as filhas mais novas do novo casamento possuem a mesma idade e estudam juntas; Celeste inteligente e linda, é casada e possui gêmeos, com uma fortuna enorme, mas paga um preço alto pelos seus status; Jane, mãe jovem e sozinha sempre fugindo dos seus pesadelos resolve se mudar mas encontra seu maior medo na cidade litorânea.
Então, elas se reúnem para ajudar uma a outra sem saber como são ligadas. Durante o livro, há trechos com depoimentos dos pais sobre o incidente demonstrando a visão de cada um, sendo certa ou distorcida sobre os fatos. Assim, a escritora parece despretensiosa, contudo cria personagens complexos com grande profundidade mostrando anseios e desejos humanos. A trama reúne violência, bullying na escola, relação familiar então o leitor pode esperar uma grande reviravolta e horas preso no livro pois é intenso e instigante a leitura, além do mais, conforme a leitura vai avançando o leitor descobre mais evidências e tenta descobrir as causas do acidente. É uma leitura densa e empolgante, detalhes tão profundos sobre questões sociais e críticas aos moldes são evidentes, o leitor consegue sentir a veracidade e sentimento das personagens descobrindo que uma fala esconde uma grande mentira.Como também, as dificuldades das relações e como é necessário apoio.
Como é uma história tão marcante, tornou-se famoso e virou uma adaptação da HBO com duas temporadas estrelando Reese Witherspoon, Nicole Kidman e Shailene Woodley sendo até bem fiel ao livro, a série traz para as telas os conflitos e as atuações refletem os anseios das mulheres. Por ser uma leitura tão profunda e bem escrita, escolhi a resenha na semana do escritor por ter sido uma das melhores leituras desse ano até agora.
Andressa @atknop