{Resenha} Pequeno Principe – Um clássico da literatura com pegada emocional!
Estamos na semana literária e, em homenagem, decidi escrever a resenha de um livro que marcou a minha vida, sendo um dos primeiros que li. Então pega um cafezinho e vem comigo, estamos na hora da leiturinha!
O livro conta a complexa história do Pequeno Príncipe, quando narra a evolução dos seus personagens e o contexto de cada um em seu tempo e resgata a memória do cuidado e do amor com o ser humano, devolvendo para cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos, reaparecem na lembrança os questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia e trazem de volta para o coração, escondidas recordações. É um reencontro, o retorno do homem-menino.
Vou assumir, a primeira vez que eu li O Pequeno Príncipe, não entendi nada, afinal tinha seis anos de idade e era difícil compreender o teor da obra. Depois de três anos, ao reler, eu tive uma experiência maravilhosa, o livro me levou para um mundo mágico, que pode até ser complexo para alguns, mas não deixa de ser um universo admirável muito bem escrito, que deixa qualquer um que o lê, maravilhado!
O Pequeno Príncipe tem personagens cativantes, além do protagonista, a raposa e o aviador, que são personagens marcantes e reconhecidos até hoje por fazer parte dos momentos marcantes da história. Isso acontece até por fora do universo do livro, afinal de contas quem não conhece a citação do elefante e da cobra ou a rosa que estava guardada em uma cúpula de um vidro? A pessoa pode nunca ter lido esse livro, mas com toda certeza pelo menos uma vez na vida soube desses momentos.
Esse livro escrito por Antoine de Saint-Exupére é um clássico que me emociona até hoje, é por isso que recomendo tanto para crianças quanto para adultos, mas já deixo avisado que o ideal é que crianças acima dos dez anos de idade, que com certeza irão compreender e se apaixonar por esse mundo mágico da literatura, um verdadeiro estímulo para o hábito da leitura!