{Resenha} POSE – 5º, 6º, 7º e 8º Episódios – O máximo que se pode viver!
INHAIMMM TUXOS E TUXAS, AS CATEGORIAS CHEGARAM AO FIM!
O canal FX encerrou a visão irreverente e maravilhosa de Ryan Murphy, que realmente honrou a parceria com Steven Canals e Janet Mock com muita emoção e um enredo de primeira! A terceira e última temporada de Pose chegou nos 5º, 6º, 7º e 8º episódios com aproximadamente 50 minutos, o quinto episódio intitulado “Something borrowed, something blue”, o sexto “Something old, something new”, o sétimo “Season finale – Part 1” e o oitavo “Season finale – Part 2”, completaram todos os arcos e conflitos vividos pelos personagens ainda mostrando a sociedade dos anos 70 à 90, e como o preconceito estava tão presente nos valores e posturas da época. Essa série é e sempre será um mimo do Mr. Murphy, que apenas confirmou sua capacidade incrível de fazer sucessos! Já vou avisando que pode caprichar para bater endaca com as amiga, já que o texto tem spoiler tá!
“Something borrowed, something blue” Eu estou rica! Nada mais justo do que uma versão de Elektra (Dominique Jackson), só que dessa vez como rainha da Máfia, a vida dos personagens é retratada de forma bem realista, tanto que é daí em diante que a Mãe de todas vai ser a provedora de tudo para seus filhos, conforme a regra da casa, aquele que mais tem, provê aos outros. Falando em prover, o mundo de nossa amada Angel (Indya Moore) e seu amado Papi (Angel Bismark Curiel) está bem rosa, principalmente depois que a Mother decide pagar tudo pelo casamento que vai ser realizado com uma intenção maior, a de se tornar o primeiro casamento de um homem cis com uma trans, uma revolução em 1994. E a sacada do episódio inteiro se concentra no inusitado, parece que tem a ver com aquele ditado, quando tudo está indo bem algo acontece para abalar as estruturas, é assim que Papi descobre que tem um filho de 5 anos, Esteban Junior, e decide assumir a paternidade desconhecida até aquele momento. Mas o mundo vira de cabeça para baixo depois que Angel volta para casa e fica sabendo da notícia, e com a intenção de deixar todos apreensivos, a moça decide fugir do que encarar a situação ao lado de seu amado.
“Something old, something new” Nunca é um bom sinal quando o médico fica sem palavras! Tudo vai se concentrar em Pray Tell (Billy Potter), já que o vírus está trazendo as doenças oportunistas para a vida do nosso amadinho rei dos Balls, o começo melancólico com Blanca Evangelista (MJ Rodriguez) traz a nostalgia da Colcha memorial da Aids, quando os dois abrem o painel de Pray para ser terminado. A vida abre os olhos de quem precisa, é assim que Papi começa a se virar sozinho para cuidar de Junior e ao mesmo tempo Angel consegue resolver as coisas com seu pai, o que os leva a uma interseção que acaba os unindo para o ápice do episódio, o casamento. E assim que é mostrado o momento de superação de Lulu (Hailie Sahar) uma sequência de bons momentos acontecem um atrás do outro. Exatamente, Mr. Murphy foi impecável ao mostrar o casamento desse casal fofinho que o público amou desde o momento que se uniram. Cercada de momentos maravilhosos, Angel tem o mérito de receber de suas madrinhas os presentes antes do casamento, com direito a um show nas cenas do altar, confesso que me peguei em prantos de tão lindo!
“Season finale – Part 1” Live, werk, Pose! Pray Tell 1945 – …. É assim que definiremos o 7º episódio, primeira parte de uma série de acontecimentos que irão finalizar a história de quase duas décadas das casas dos agora chamados antigos Balls. Mas tudo muito voltado para a maestria de Potter que nos deu de presente esse personagem forte e cheio de voz já naquela época, é apaixonante. A história é mostrada com clareza, a luta por direito a um tratamento melhor com a inibição do vírus HIV para todas as pessoas, é mostrada em um mistura de cenas bem realistas do que aconteceu na época, em uma das manifestações pelo direito de todos. O que nos leva de volta a Pray, seus conflitos e relacionamentos parecem começar a se resolver, ele e Blanca conseguem o tratamento experimental e rapidamente seu êxito fica estampado na melhora. Mas assim como tudo na época, uma decisão pode ser marcante, e abrir mão de si pelo outro ainda é um ato nobre, é essa a trajetória que Billy interpreta na despedida a seu personagem único e significativo, podemos dizer que o mais intelectual e preciso em seus comentários, existe todo um preparo para o público chegar no final chorando rios lacrimais com direito a um super show babadeiro para a despedida de Pray Tell, sem esquecer da dor de Rick (Dyllón Burnside) ao descobrir o sacrfício de seu amado!
“Season finale – Part 2” Mother to mother! Reparando o passado a mãe de Pray aparece com as cinzas do filho e corações para serem distribuídos entre seus amores, uma lembrança que também vai invadir o gramado do prefeito da cidade junto de mais cinzas, todas vítimas da AIDS. A realização de Blanca finalmente toma conta da trama, já no último episódio, além de triste com tudo que aconteceu, a nossa Mãe da casa Evangelista se projeta com a excelente atuação de MJ Rodriguez, a personagem consegue se formar e ser enfermeira e passa a atender pessoas que estão sendo diagnosticadas com HIV, além de fazer toda a diferença participando do movimento de tratamento facilitado pelo governo. O bom de Pose são essas conclusões, como sabemos que é baseada numa realidade vivida pelos gays nos anos 80 em diante, tudo é relembrado em 1996, quando a casa Evangelista volta para os Balls que foram restaurados pelos Clubs da cidade, o lugar mágico onde todos poderiam ser o que quisessem está de volta, o que dá margem para quem quiser se atrever a continuar dali em diante, porque o final de tudo vale a pena você ver, melhor do que eu te contar!
Segura a peruca meu amor, já chegamos ao fim dessa obra fantástica! E vê se dá um jeito, vai lá e assista nos reprises do canal FX os episódios, mas antes não se esqueça, faça uma make babadeira, monta com seu melhor figurino, peruca e parte para a pista, porque nós já acompanhamos a Season Finale de Poooooseeeee! Confere e depois vem aqui me contar o que você achou meu amor! ADOROOOOO #CHOCOBJS
Todo domingo as 14:00 horas no IG TV do @marmotinhabh tem as LIVES: MARMOTANDO com Hospício Nerd, apresentada por euzinho o Marmotinha e parceiros, dando as dicas das plataformas Netflix, Prime Vídeo e Disney Plus, Cabines de imprensa online e trazendo convidados maravilhosos a cada episódio! Vem com a gente e se jogaa! #CHOCOBJS #MARMOTANDO