{Resenha} Raya e o Último Dragão – Um deleite para os olhos e para a alma
Assista com uma caixa de lenços na mão!
Raya e o último dragão, o mais recente lançamento da Disney Studios chegou ao serviço de streaming e aos cinemas no último dia 05 e é uma grata surpresa para quem é fã de animação e para quem tá precisando de um respiro nesses tempos estranhos, pois além de ser lindo visualmente falando, ele nos entrega uma mensagem tão incrível que é difícil não sentir aquele quentinho no coração.
Há muito tempo atrás, em Kumandra, homens e dragões viviam pacificamente até o lugar ser dominados por seres de pura energia maligna, os druuns, que transformam tudo que tocam em pedra. Os dragões então se sacrificam para salvar a humanidade, daria tudo certo, se não estivéssemos falando de humanos que obviamente acabam não entrando em consenso e “rachando” Kumandra em cinco Estados nações.
É com essa premissa que conhecemos a menina Raya que após um incidente se vê frente ao desafio de ir atrás do último dragão para restaurar Kumandra, porém o que ela não sabia é que além do dragão, ela iria precisar de muitooooo mais para concluir sua missão.
O longa, além de nos presentear com uma princesa empoderada, que além de linda, senta a porrada, que dispensa qualquer comentários, é um deleite para os olhos. O design gráfico tem claras (e belíssimas) inspirações no sudeste Asiático, logo, podemos notar paisagens que nos remetem lugares como o Vietnã, Camboja e Tailândia – inclusive nem precisamos dizer o quanto isso é importante não é mesmo? – em alguns momentos, as cenas são tão lindas que pensamos se não estamos assistindo a um live-action.
Voltando ao sudeste asiático – que sim, vamos falar o quanto é importante – tá tudo lá, as roupas, as paisagens, cores e cidades, alguns takes são tão grandiosos e ricos em detalhes que merece um pause na tela pra ficar admirando, e dessa vez tudo representado com muito respeito e sem estereótipos negativos – tá aprendendo hein Dona Disney?.
No mais, Raya é um filme que trata sobre luto, amizade e confiança, o quanto é necessário nos unir em tempos obscuros para se alcançar nossos objetivos é muito mais sobre a jornada e pessoas que conhecemos do que sobre o nosso ponto de chegada. Raya consolida essas novas histórias de princesas empoderadas que começou lá atrás com Frozen, é uma história nova que tem cheiro de se tornar clássica.