{Resenha} Scarlet Nexus
Quando jogo e anime se unem.
Desenvolvido e publicado pela Bandai Namco para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series S/X temos Scarlet Nexus, um RPG de ação hack and slash com um combate muito estiloso a lá anime. Será que vale a pena dar uma chance a essa aventura? Vamos descobrir tudo isso em mais uma review.
(Via: Xbox.com)
Começando pela história, em Scarlet Nexus temos dois protagonistas, Yuito e Kasane. Ambos possuem poderes de psicocinese e fazem parte da FSC, uma espécie de força especial que combate criaturas bizarras que aparecem pelo mundo causando destruição. Apesar de o jogo se passar em 2020, temos uma sociedade futurista, bem diferente do que conhecemos. Sobre os dois personagens centrais, escolhemos jogar com um deles logo no início, e isso muda bastante a experiência. A história de Yuito e Kasane corre de forma paralela, se cruzando em alguns pontos, muito do enredo da outra parte nos é revelada por diálogos, para experiência completa indicaria jogar com os dois. A trama vai ficando mais complexa com o passar do tempo, diria até que bem confusa, com tantos detalhes e revelações.
(Via: Blog PlayStation)
Sobre a gameplay, que é onde o game realmente se destaca. Temos um combate no estilo hack and slash, não muito convencional. Contamos com espada ou facas para ataques normais, dependendo do personagem, e para ambos temos poderes de psicocinese, para lançar objetos nos inimigos. Temos uma variedade de combos bem mínima, e somente um tipo de arma. Apesar da opção de travamento de mira, o personagem ainda consegue errar os combos, o que é meio irritante. A novidade é que temos dois personagens que lutam conosco e até quatro deles que funcionam como magias de suporte, nos bufando com ataques fogo, teletransporte, super velocidade, dentre outros. Os inimigos possuem fraquezas específicas a serem exploradas e são finalizados de forma muito estilosa.
Alguns elementos de RPG estão presentes. Possuímos uma árvore de habilidades e uma pouca variedade de equipamentos e itens utilizáveis, tanto para o personagem central, quanto para os suportes. Algumas poucas side quests desinteressantes estão disponíveis também. Acredito que a maior característica de RPGs sejam os diálogos. Scarlet Nexus possui muitos personagens e todos eles são muito bem explorados por meio das muitas conversas. O jogo tem até uma espécie de whatsapp para trocar mensagens entre eles. Devo dizer que esses muito diálogos quebravam bastante o ritmo, ainda mais para um hack and slash. Chuto dizer que 40% do jogo útil é apenas em cenas de conversas.
(Via: Gamer Point)
Sobre a parte técnica, Scarlet Nexus é competente o suficiente para te entregar um bom hack and slash com visuais no estilo anime. Mesmo a versão de PS5, que foi a que eu joguei, não temos algo nem perto dos novos games da geração. Os cenários são pouco inspirados e muito simples. O desempenho é satisfatório e temos até gatilhos adaptáveis nessa versão. Talvez a minha maior crítica seja a escolha na forma de apresentar as cutscenes de diálogos. As conversas são apresentadas com cenas estáticas, quase que em uma apresentação de slides. Até mesmo cenas de ações importantes nos são mostradas assim. Dessa forma os diálogos ficam ainda mais maçantes.
Finalizando mais este review. Scarlet Nexus é um hack and slash bem diferente dos convencionais, bem parecido com Astral Chain, tanto na temática quanto no visual. Acredito que valha muito a pena para fãs do gênero e até para fãs de jogos de ação em geral. Otakus de plantão também não podem deixar esse game passar, que inclusive teve um anime lançado. A aventura com somente um personagem durou algo em torno de 23h, então podemos dizer que a história completa levaria o dobro disso, bem compensatório para o preço atual de 280 reais, mais barato que a maioria dos lançamentos recentes. O mundo corre um grande perigo. Seria você capaz de descobrir a origem dessas criaturas bizarras e acabar com todo o mal?