{Resenha} The Mauritanian – Perseguição e busca por provas tornam o filme instigante
E pesado!
Os interessados por um drama baseado em uma história real podem ficar felizes, The Mauritanian está prestes a estrear!
RESENHA SEM SPOILERS!
Baseado em uma história real, The Mauritanian (O Mauritano, em tradução livre) é um dos filmes mais dramáticos desse início de 2021. Dirigido por Kevin Macdonald, o filme narra a história de Mohamedou Ould Slahi (Tahar Rahim), retratada por ele mesmo em seu livro “Guantánamo Diary”, um mauritano que é perseguido e capturado pelas forças armadas americanas e é mantido detido na base militar de Guantánamo sob nenhuma acusação. Além disso, Nancy Hollander (Jodie Foster), uma advogada de defesa, com certa relutância aceita pegar o caso e, juntamente com Teri Duncan (Shailene Woodley), conduz as pesquisas em volta do caso de Slahi. Do outro lado da moeda, Stuart Couch (Benedict Cumberbatch) um ex-piloto que perdeu alguns amigos próximos no acidente das Torres Gêmeas, o World Trade Center, é persuadido a trabalhar no caso de Slahi a favor dos militares, buscando provas de que o estrangeiro tem ligação com a Al-Kaeda e com os ataques do 11 de Setembro. Nosso personagem da vida real ficou preso por 14 anos e as autoridades reconhecem o uso abusivo de força como tortura e outros tipos de assédio.
Este longa metragem tem um início bem lento, pois é a parte de contextualização, apresentação dos personagens e suas atribuições para a trama. Com avanço do tempo muitas cenas são mostradas em flashs, o que traz um pouco de confusão ao espectador e começa a trazê-lo melhor para a imersão. A fotografia está impressionante, com ângulos de tirar o fôlego em alguns momentos, outros claustrofóbicos, conseguindo até mesmo desorientar o observador. A narrativa é interessante pois se passa em três linhas diferentes: Slahi na prisão, o núcleo de Nancy e Teri providenciando a defesa e o núcleo de Stuart procurando provas. Isso cria um ar de perseguição no filme e imprime mais velocidade à medida que novas verdades são reveladas.
Ao final, são mostradas cenas do verdadeiro Mohamedou e vemos como apesar de tudo, ele é uma pessoa positiva e alegre. Mostra também um curto depoimento emocionante de Slahi.
Em suma, o filme é bem tocante, emocionante e com cenas bem fortes. Remonta a história de uma pessoa que foi privada de parte de sua vida e que ainda assim conseguiu perdoar seus malfeitores, querendo apenas sua liberdade.
The Mauritanian, estreia em março no Amazon Prime Video! Então já coloque na sua lista e não perca este ótimo filme.
Encontre aqui as redes sociais do Hospício Nerd para mais conteúdo como esse!!
E, se quiserem trocar uma ideia sobre esse e outros filmes, me procura no Instagram: Bruno Barbosa.