“Salvando o Planeta” ensina ações ambientais || Artigo
Projeto de Mestrado “Salvando o Planeta” tem como objetivo transformar pensamentos de crianças com conscientização ambiental
Na Bienal do Livro de São Paulo de 2024, encontrei na fila de autógrafos a Desiree Izecksohn que me apresentou seu projeto: o livro “Salvando o Planeta: um passo de cada vez”, meses depois recebi o livro e contarei para vocês um pouco sobre.
O livro é uma história em quadrinho contemporânea e educacional para crianças de 10 a 12 anos, que estão entrando no mundo da ciência e descobertas sobre o meio ambiente. Assim, conta a vida da Emma e Jane que lutam por um mundo mais sustentável, uma no passado, a outra no presente.
A Jane é uma criança animada e curiosa com uma vida bastante normal. Um dia ela aprende sobre as mudanças climáticas e seu mundo vira de cabeça para baixo. Os impactos catastróficos globais a levam a desenvolver ansiedade climática.
Já, a Emma é uma adolescente que mora na fazenda de seus avós. Um dia, sua cidade é subitamente coberta por uma espessa neblina que ninguém tinha visto antes. Será que Emma e seus amigos conseguirão combater a empresa por trás da poluição?
Fonte: Site Salvando o Planeta
Sobre a autora
A Desiree é especialista em sustentabilidade, trabalha para inspirar as pessoas a lutarem pela causa ambiental, criando plataformas e material educativo que forneçam aos jovens as ferramentas certas, criando um “efeito de bola de neve para o bem”.
Assim, fundou o clube Penn Sustainability Consulting (PSC) em 2020, enquanto era estudante de graduação na Universidade da Pensilvânia. O PSC é um caminho para os estudantes adquirirem experiência no mundo real e, ao mesmo tempo, ajudarem ONGs e empresas a atingirem suas metas de sustentabilidade. Então, no seu mestrado escreveu o livro “Salvando o Planeta” como projeto.
Fonte: Site Salvando o Planeta
Informações sobre a HQ “Salvando o Planeta”
O principal objetivo do livro é discutir sobre as causas ambientais, com isso capacitar as crianças a combater a ansiedade ambiental e instruir a como agir para salvar o planeta. Sendo assim, explora temas como mudanças climáticas, poluição do ar, reciclagem e muito mais.
No ano de COP30, o assunto será ainda mais abordado, por isso é importante discutir com as crianças desde cedo os impactos ambientais. Portanto, Desiree comenta nas suas redes socais sobre acontecimentos recentes e formas de diminuir os impactos, acompanhe!
No próximo post, teremos uma resenha com a participação de um leitor de 10 anos comentando sobre o livro. Clique aqui para ler