Semana Zack Snyder’s Liga da Justiça #1 – A Origem do Snydercut

dZnxkHMMzjEA6fFUQniEDUgeUmT

A era dos heróis tem que voltar!

Falta menos de uma semana para o lançamento do esperado filme Zack Snyder’s – Liga da Justiça , nas plataformas da HBO MAX e parceiras, porém, muita gente ainda não sabe exatamente do que se trata e para isso estamos aqui!

Esta será a Semana SnyderCut no Hospício Nerd, onde abordaremos todos os detalhes do filme e do universo DC nos cinemas até agora para contextualizar o público. Podemos começar? Então vem comigo!

New 'Justice League' Posters Reveal Snyder Cut Premiere Date(Fonte: Screencrush)

Creio que a primeira pergunta a ser respondida é: afinal, o que diabos é este Snyder’sCut?

Pois bem, Snyder’sCut, o popular SnyderCut, é o filme da Liga da Justiça (a união dos maiores super-heróis do universo DC) na versão completa planejada por Zack Snyder, o diretor original.

Ainda tá um pouco vago? Aprofundo.

“Liga da Justiça” é um filme lançado em novembro de 2017 que mostra a união de Superman, Batman, Mulher Maravilha, Flash, Aquaman e Ciborgue, heróis da DC, contra o Lobo da Estepe, um vilão que quer conquistar a Terra em nome de seu mestre, o deus Darkseid.

O filme começou a ser produzido, dirigido e filmado pelo diretor Zack Snyder, porém, houve tantas tretas e tragédias no meio do caminho, que Snyder acabou se afastando (ou sendo afastado) do projeto, dando lugar ao diretor Joss Whedon (Vingadores e Vingadores – Era de Ultron), que refilmou mais de 70% do trabalho que Snyder iniciara, mexeu muito no roteiro e acabou lançando nos cinemas um filme muito diferente da visão original de Zack Snyder.

What Is the Snyder Cut of Justice League? Why It Matters | Time

(Fonte: timesradar)

O custo inicial do filme foi de cerca de 270 milhões de dólares e Whedon gastou mais 30 milhões em refilmagens e edição. Somando os gastos de marketing e publicidade que foram de cerca de 150 milhões, o custo total de Liga da Justiça foi em torno de 450 milhões de dólares. Sabe-se que em Hollywood, para o filme seja considerado bem-sucedido, é necessário fazer no mínimo o dobro de seu custo somado ao gasto em publicidade. Considera-se então, que o filme deveria obter pelo menos algo perto de 800 milhões de dólares apenas para “se pagar”.

Acontece que Liga da Justiça amargou uma bilheteria mundial de cerca de 650 milhões de dólares, sendo assim considerado um fracasso, especialmente para um filme que traria às telonas a união dos maiores super-heróis da história (isso mesmo, não são os Vingadores).

Após tudo isso, o filme foi enterrado, junto com a ideia de universo compartilhado no cinema entre os heróis da DC, até que os fãs de Zack Snyder começaram a ecoar na internet um boato de que existia uma versão de Snyder não finalizada do filme. Ninguém sabe ao certo como esse boato começou, mas o fato é que o próprio Snyder confirmou a informação e assim, começou o Movimento.

Zack Snyder's Justice League' Full Trailer: Watch Here - Variety

(Fonte: Variety)

Fãs da DC e da visão de Zack Snyder faziam petições com centenas de milhares de assinaturas, criavam hashtags, inundavam fóruns de discussão e até colocaram faixas em aviões no céu com a frase que já ficou célebre: “Release the Snyder’sCut” (Liberem o SnyderCut). Aqui abro um parêntesis para confessar que eu mesmo compartilhei a hashtag várias vezes, fã que sou do diretor e do projeto. A ideia era pressionar a Warner Bros., a distribuidora do filme, a de fato lançar a famigerada versão, se é que ela existia. Era um sonho distante dos fãs, a graça era a piada. Entretanto, quando o diretor embarcou a sério na brincadeira, soltando imagens inéditas do filme e ecoando as vozes dos fãs, apoiado por praticamente todo o elenco principal do filme que também compartilhou a hashtag, a piada virou algo sério e o sonho ganhou contornos de realidade.

Vimos Ben Affleck, Gal Gadot, Henry Cavill, Ezra Miller, Jason Momoa e Ray Fisher, atores consagrados de Hollywood se aliarem aos fãs no pedido pela liberação do corte do diretor original. A existência deste filme, que antes era chacoteada como ilusão e desacreditada por muitos influenciadores e jornalistas foi se tornando cada vez mais provável, até que finalmente, em fevereiro de 2020, Zack Snyder orgulhosamente veio a público informar que a versão realmente existia e acabara de ganhar carta branca da Warner para ser finalizada.

A internet desabou. Os fãs foram a loucura, os Haters também.

E não foi apenas isso, a Warner ainda desembolsou mais 70 milhões de dólares para que Snyder terminasse sua versão, fazendo refilmagens, edições e mexendo em efeitos especiais. Isso em plena pandemia que estava destruindo economias e empresas.

Justice League Snyder Cut Trailer Coming February 14. Here's a Teaser for the Trailer | Entertainment News(Fonte: Variety)

Assim, com o fechamento das salas de cinema e com o advento do HBO Max, o streaming da Warner, foi acertado que Liga da Justiça Snyder’s cut seria lançado em 18 de março de 2021, pelo streaming da distribuidora, como uma forma de alavancar as assinaturas.

Depois de toda esta épica saga, estamos a apenas uma semana do lançamento do filme, literalmente um sonho que virou realidade, e a internet vem sendo sacudida por teasers diários (até excessivos) do longa. O lançamento dessa versão é uma vitória para os fãs e sobretudo para Zack Snyder, que passou por um inferno pessoal e profissional e, independentemente do sucesso do filme, de ser bom ou não, todo o esforço já valeu a pena.

 

Snyder's Justice League and Wonder Woman 84 heading for 4K releases

(Fonte: Variety)

Mas a história do Snydercut não acaba aqui, este é apenas o início da nossa semana, não perca o próximo post, onde responderei à segunda pergunta importante nisto tudo; quem afinal é Zack Snyder? Por que tanto barulho em torno da sua versão do filme? Pelo que ele passou antes de finalmente poder lançar o projeto?

Quer saber? Então continue aqui conosco!

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!