Semana Zack Snyder’s Liga da Justiça #3 – O Homem de Aço: S de Esperança
Ou de Snyder?
Continuamos firmes para nossa semana de análise do universo de Liga da Justiça SnyderCut, desta vez, para falar do filme que deu o pontapé inicial em todo este universo: O Homem de aço, o longa que recontou a história do maior super-herói de todos os tempos, o Superman.
(Fonte: Warnerbros.com)
A Warner e a DC já vinham tentando criar seu universo de super-heróis a um tempo, fracassaram com o deplorável filme do Lanterna-Verde e voltaram os olhos para a jóia da coroa: a Trilogia Batman The Dark Knight. Entretanto, Christopher Nolan, diretor e criador da trilogia já havia deixado claro que seu Batman não se encaixava num mundo de super-heróis, e se recusou terminantemente a tentar fazê-lo. Porém o sucesso de seus filmes inspirou a criação de uma visão mais sombria dos heróis.
Nolan se recusou a dirigir ou colocar o seu Batman num universo de Super-heróis, mas aceitou produzir o novo filme do Superman, ajudando a trazer seu amigo Zack Snyder para encabeçar o projeto. Assim, o filme do Homem de Aço e toda a visão do universo DC nos cinemas foi altamente influenciada pela visão sombria do Batman de Nolan, realçada por uma visão pessimista, realista e grandiosa de Snyder.
O nome trazido para o papel foi o de Henry Cavill, jovem ator que havia estrelado o esquecível Imortais (2011). O ator trazia o porte, o carisma e o sorrido sincero e bondoso do Kryptoniano e ele e Snyder foram amor a primeira vista.
(Fonte: Warnerbros.com)
Homem de aço é um filme controverso. Foi o primeiro filme de ação do Super, mas também é altamente dramático, trazendo questionamentos verossímeis como: O que a humanidade fará quando souber da existência de um alienígena entre eles? Essa humanidade, cheia de defeitos e maldade merece o amor e o sacrifício de Kal-El?
Trazendo esta linha de questionamentos mais adulta, personagens mega-carismáticos como o vilão Zod (Michael Shannon), uma trilha sonora empolgante criada por Hanz Zimmer e cenas de batalha épicas e estarrecedoras, o filme fez uma bilheteria razoável e, ainda que com ressalvas, foi bem recepcionado pelo público.
Homem de aço tem decisões de roteiro que trazem a indignação dos fãs, como a questionável morte de Jonathan Kent e o beijo no meio da cidade destruída, mas acerta em cheio na jornada de autodescoberta de Kal-El e as cenas simplesmente titânicas de ação. Até hoje, ouso dizer que não há duelo entre seres superpoderosos que se compare à de Kal-El vs Zod, especialmente pela destruição gerada. Muitos fãs criticam a batalha no meio da cidade, mas esquecem de folhear qualquer quadrinho ou assistir à série animada do Superman ou da Liga da justiça; é essencialmente igual.
(Fonte: Warnerbros.com)
Há no filme EasterEggs ligando à criação de um universo compartilhado aqui e acolá, mas este não é nem de longe o foco do filme. O foco é Kal-El e sua relação com a Terra e os humanos. Essa premissa acabou deixando de lado a concepção de Clark Kent, o atrapalhado jornalista do Planeta Diário, mas por uma boa causa: o Kryptoniano precisava descobrir sua verdadeira identidade antes de criar uma falsa para o público.
Há quem diga hoje que o Homem de Aço é o melhor filme do DC (eu me inclino a concordar), mas foi sem dúvida a força motriz necessária para começar o DCU com Zack Snyder como mente criativa por trás de todo o projeto e, o que a Warner esperava: uma resposta ao sucesso da Marvel.
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