Sequestro do Voo 375 – Que filmaço!!! || Resenha
Se liga!
O Sequestro do Voo 375′, baseado na história real de Nonato, um homem desesperado que se vê sem alternativas a não ser sequestrar um avião com 100 passageiros, planejando explodir o então presidente, Sarney.
Essa ideia considerada maluca coloca em risco a vida da tripulação e dos passageiros, mas ele contava com o encontro com Murilo, o comandante do voo, que se torna o herói da trama. Murilo conseguiu acalmar o sequestrador e salvou a vida das pessoas inocentes com manobras consideradas quase impossíveis pela aviação brasileira.
A trama é repleta de ação do início ao fim, com momentos de tensão que mantêm o público preso à história, sem conseguir se afastar nem para ir ao banheiro. A decisão de filmar quase 100% em plano sequência foi acertada, mergulhando os telespectadores na história junto com os personagens.
Não podemos deixar de parabenizar Danilo Grangheia e Jorge Paz pela atuação brilhante. Paz consegue transitar de um homem raivoso e ingênuo para um estado de completo arrependimento e medo da loucura que ele propôs fazer, como evidenciado nos closes do rosto do ator.
A química entre os dois é responsável pela genialidade da história que vemos na tela. Além deles, outro nome que merece destaque é o de Roberta Gualda, com sua abordagem calma, conseguindo persuadir Nonato a desistir do crime. O filme tem seus pontos positivos, porém os efeitos especiais deixam a desejar, já que o avião parece que nunca saiu do solo, comprometendo a autenticidade da trama.
Entre todos os méritos do filme, o principal é retratar com detalhes um dos principais crimes cometidos no Brasil nos anos 80, que até então não era tão discutido. Vale lembrar que é considerado o ’11 de setembro brasileiro’ e pode até ter servido de inspiração para Osama Bin Laden atacar as torres gêmeas.
Além disso, o filme é uma homenagem a Murilo, o verdadeiro herói do incidente, que na época não recebeu reconhecimento de Sarney. No entanto, no filme, Lusa Silvestre soube reconhecer seu valor, colocando-o como protagonista, mas deixando Nonato em segundo plano.
Por fim, ‘O Sequestro do Voo 375’ tem seus erros e acertos, mas continua sendo um bom filme de ação que merece ser assistido.