The Acolyte: Episódio 3 || Resenha COM SPOILER

The Acolyte

Olá, Mestres, cavaleiros e orfãos do hospício!

Star Wars The Acolyte está dividido o gosto dos fãs, muitos estão abraçando, e outros já estão muito desapontados, mas por que? 

 

Teremos spoilers, e para ler a resenha dos dois primeiros episódios você pode clicar aqui.  

Voltamos no tempo mais rápido do que esperávamos em direção ao planeta Brendok, lar de Osha e Mae. Descobrimos que as duas foram treinadas nos caminhos da Força para se tornarem bruxas. Sim, existem bruxas em Star Wars, mas vou explicar isso direitinho.

As bruxas.

Em todo o universo de Star Wars, os Jedi não são os únicos que usam a Força ou sabem de sua existência. Existem grupos que acreditam que a Força não deve ser usada nem para o bem nem para o mal; alguns querem usá-la para conquistar e destruir, outros para construir e manter a paz. E não estamos necessariamente falando de Jedi ou Sith. As bruxas ficaram famosas por aparecerem na animação Clone Wars, sendo um grupo que utilizava o lado sombrio da Força para seus próprios benefícios, mas elas não eram Sith. Vimos até essas bruxas na série da Ahsoka, ajudando o Thrawn.

Mas como nada aqui é preto e branco, podemos ver que as bruxas mostradas nesse episódio têm seus próprios interesses e, até o momento, não parecem ser malignas, ao contrário das bruxas de Dathomir de Clone Wars. Já vimos ao longo das séries e animações como os grupos se fragmentam. Na série The Mandalorian, vemos clãs diferentes de mandalorianos, e aqui em The Acolyte vemos um outro tipo de coven de bruxas. Osha e Mae foram criadas pela Força, assim como Anakin Skywalker. Elas nasceram sem pai; a Força gerou-as no ventre da mãe, o que me causou um certo amargor na garganta, um misto de sensações que ainda não sei explicar e prefiro guardar para a resenha da temporada.

Mae deseja continuar sendo treinada pelas bruxas, mas Osha quer ser Jedi. Por quê? Não sei. Ela não quer ser bruxa e vê nos Jedi seu caminho. Seria mais convincente se as atrizes fossem mais persuasivas. Há um momento em que elas brigam enquanto a mãe delas explica tudo, e simplesmente é bobo, tosco, e não convence muito.

Empire – The Acolyte – June 2024 issue newsstand cover

Fonte: Empire

Os Jedi chegam.

Mestre Sol chega ao planeta com seus amigos e procura pelas garotas, não por inimizade entre as bruxas e os Jedi, mas porque por lei é proibido que qualquer criança seja treinada na Força por alguém que não seja da ordem Jedi. Mestre Sol oferece às duas crianças a possibilidade de serem treinadas na ordem, e aqui temos a virada do episódio, uma parte muito estranha.

Mae impede Osha de ser levada pelos Jedi, trancando-a no quarto e queimando seu caderno. O que é esquisito aqui é o fato daquele caderno em chamas ter criado um incêndio tão grande a ponto de destruir as estruturas do prédio inteiro. Ninguém consegue conter o fogo, e quando as irmãs se encontram depois, ambas perguntam: “O que você fez?”. Ou seja, aquele incêndio cresceu e não foi culpa das gêmeas. O episódio parece muito apressado e não dá tempo de explicar nada. Se foi de propósito, ótimo; senão, é algo muito estranho. De uma hora para outra, tudo explode, Mae cai e é dada como morta. Mestre Sol leva Osha para ser treinada, e no caminho eles veem as bruxas mortas no chão, mas elas estavam muito longe do fogo. Não houve nenhum indício de que o incêndio ou a destruição dele tenha matado todas aquelas bruxas de uma vez só.

Um segredo.

Nos dois primeiros episódios, Yord fala como não sabia que Osha tinha uma irmã gêmea porque isso não constava nos registros. Além disso, Torbin preferiu morrer a contar para a ordem o que realmente aconteceu naquele dia. Então, podemos ter certeza de que os quatro mestres Jedi (Indara, Sol, Kelnacca e Torbin) estão escondendo alguma coisa que fermentou o ódio de Mae pelos Jedi. Acredito que ainda voltaremos em outro flashback, mas por outros pontos de vista. Os Jedi estavam proibindo qualquer outro culto à Força e impedindo que nenhuma criança fosse treinada nesses caminhos, e isso vai repercutir no futuro, quando os Jedi estiverem sendo ameaçados pelo retorno dos Sith e não houver mais nenhum culto à Força para ajudar a ordem. Os Jedi se afogaram na própria insegurança e estão se mostrando seres bem detestáveis.

Star Wars: The Acolyte é lançado semanalmente toda terça-feira as 22h no Disney Plus

Não se esqueça de seguir o Hospício Nerd no Instagram 

Texto por: David Alves 

 

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!