The Acolyte: Revelações || Resenha COM SPOILER.
O melhor episódio… mas isso não era difícil.
O Episódio 7 de The Acolyte apareceu para nos revelar grandes coisas, e se o resto da série tivesse essa qualidade, estaríamos mais felizes.
No episódio anterior de The Acolyte nada aconteceu, mas Sol decidiu contar para Mae o que se passou, e o episódio 7 gira em torno disso: o que realmente aconteceu para os quatro cavaleiros Jedi que encontraram Osha e Mae estarem tão envergonhados? Será que eles assistiram Rebel Moon do Zack Snyder? Será que foram jogar no Vasco? Ou falaram que preferem Madame Teia a Capitão América e o Soldado Invernal?
Divulgação Disney +
Mestra Indara e Mestre Sol.
Os Jedi vão para o planeta onde ocorreu uma vergência na Força, um evento raro que cria vida em um lugar inabitado. Anakin é uma vergência na Força, assim como a caverna em Dagobah onde Luke treinou. Este é o ponto alto do episódio, mostrando a dinâmica dos quatro Jedi.
Enquanto Indara age conforme o esperado de uma mestra Jedi e não interfere em uma civilização que não deseja ajuda, Sol vai contra isso e descobre o culto das bruxas e as irmãs Osha e Mae. Ele se conecta com Osha e quer recrutá-la como sua padawan.
Mae e Osha não são irmãs naturais; a Força as criou como quase clones, explicando por que Sol e Qimir não conseguiram distingui-las. Elas são essencialmente uma única pessoa dividida em duas.
Sol e Torbin partem agitados para capturar as gêmeas. Sol quer desesperadamente que Osha seja sua padawan, enquanto Torbin parece um mimado querendo voltar para casa. Dois Jedi muito emotivos. Mesmo Qui-Gon Jinn foi mais racional ao treinar Anakin, entendendo a importância de uma criança tão poderosa estar sob a tutela Jedi.
Diga-se de passagem, Mãe Aniseya poderia ser uma grande ameaça para os quatro Jedi, mas ficou em paz com eles, uma vez que ela estava simultaneamente conversando com Indara enquanto penetrava na mente de Torbin como se fosse algo simples. Se as bruxas quisessem os Jedi mortos naquele momento, teriam conseguido muito facilmente, porque o poder delas estava muito além da compreensão dos próprios mestres.
Mãe Koril em Star Wars The Acolyte.
As bruxas
Indara se mostrou a Jedi mais profissional naquela situação. Enquanto Sol e Torbin estão emocionados e ansiosos para fazer o trabalho, Indara é a única que prefere parar e respirar para não deixar os sentimentos interferirem no julgamento deles. Mas eles não estão nem aí e, sem querer, começam uma guerra com as bruxas, o que faz com que Sol mate Aniseya, que iria deixar Osha ir embora com os Jedi. As bruxas estavam quase começando uma guerra civil entre elas, porque, enquanto Aniseya queria deixar Osha ir, Korill queria enfrentar os Jedi e forçar Mae a se entregar ao ódio para passar por aquela situação. Isso faz com que ela cause um incêndio muito esquisito, porque ainda é duvidoso que a montanha toda tenha explodido por causa de um incêndio que Mae criou.
Divulgação Disney +
Mestre Kelnacca
A série tem seus momentos de brilhar, e até agora os melhores são, sem dúvida, as brigas com sabres de luz, especialmente porque temos um Wookie Jedi enfrentando um cavaleiro e um padawan e quase matando os dois. Wookies são uma raça com pouca conexão com a Força, mas os poucos que a possuem são extremamente poderosos. Se tratando de uma raça que vive muitos anos, como o Mestre Yoda, são provavelmente uma das raças que mais acumula conhecimento ao longo dos anos. Pena que, de alguma maneira, esse mestre morreu muito fácil para Qimir, mas as partes boas ficam.
Episódio certo na hora errada
Se esse episódio tivesse sido o terceiro ou quarto, isso teria melhorado tanto a narrativa estabelecida e mantido o ritmo mais dinâmico. A série sustentou esse mistério durante toda a temporada e achou que seria um mega evento, uma revelação que mudaria a história inteira, só que ela foi óbvia. A série nos fez imaginar que o que aconteceu naquela noite foi bem pior do que nos foi apresentado, ainda que restem muitas dúvidas como: por que Osha abandonou a ordem Jedi, sendo que sempre sonhou em fazer parte dela?
É legal mostrar como Sol teve que abrir mão de Mae para salvar Osha e depois ainda jogar a culpa na criança pelo incêndio, como se os Jedi tivessem saído como heróis e as bruxas como vilãs, sendo que não tem ninguém certo nessa história. Só que essa revelação demorou tanto para acontecer que, quando chegou, não teve tanto impacto porque o mistério não foi nem um pouco difícil de solucionar.
E aqui vale a pena mencionar a série Andor, onde sabemos o destino do personagem, mas a série nos entrega uma narrativa e diálogos tão bem montados que não importa que a gente saiba o final, importa que ele ainda nos prende e nos empolga com a história que aconteceu antes desse desfecho.
The Acolyte tinha uma história legal para contar, mas decidiu estragar para nos dar um mistério que a gente descobre na página dois.
O episódio final da série estreia dia 16 de julho às 22h no Disney Plus.
Não se esqueça de seguir o Hospício Nerd no Instagram
Texto por: David Alves