A bagunça que a Marvel está fazendo!

Marvel é uma Skrull ?

Invasão Secreta já passou, causou um rebuliço, algumas teorias, e no final foi como várias outras séries da marca, começou bem, e na metade parece que os roteiristas não sabiam o que fazer, onde chegar, como terminar. Foi prometido uma coisa, e terminou em outra. A Marvel está passando por alguém problema?

A série foi vendida como uma série de espionagem e desconfiança no estilo Soldado Invernal, ou até alguns clássicos do gênero como Jason Boune, e acabou com dois bonecos de CGI se batendo com diálogos expositivos e personagens mortos para nada.

Qual o problema da Marvel?

WandaVision
WandaVision: Disney+

Vamos lembrar o início da fase 4 da Marvel, que foi com WandaVision, a primeira série do catálogo da Disney + que prometia expandir o universo da personagem e assim ser a primeira de várias produções que estariam conectadas com os filmes, pelo menos no papel, vimos a história da Wanda superando o luto para um ano depois Doutor Estranho 2 trazer o desfecho de seu arco, mas o grande problema foi: As produções não se conversaram.

A própria atriz Elizabeth Olsen deu entrevistas dizendo que os roteiristas de Doutor Estranho não sabiam o que aconteceu em WandaVision, a Marvel naquele momento já estava com algum rachado nas mãos e tentando consertar com cuspe. Mas era algo que poderia ser remediado aos poucos, mas conforme o catalogo do streaming foi aumentando, um erro da marca se tornou evidente: A Marvel não sabe para onde ela está indo.

 

Na primeira fase tivemos a reunião dos Vingadores, a fase 1 foi tirada apenas para reunir o time, as fases 2 e 3 para detalhar o foco da narrativa, ou seja, as joias do infinito, os personagens que estão caçando elas e como todo esse caminho passa pelo Thanos, sendo ele o fim da linha. A saga do infinito tinha seu propósito, e ao longo dos filmes por mais que alguns fossem bons e outros não, no geral serviam a missão de completar mais uma peça nessa saga, seja apresentando um personagem novo que seria relevante, uma joia do infinito ou desenvolvendo a atmosfera para o final.

A fase 4 pareceu ser experimental, foi uma fase de pandemia, testar novas formas de contar histórias, puxando para algo mais juvenil com Miss Marvel, comédia com She Hulk e animação com “What If…” e no final a fase 4 não trouxe nada de relevante para o panorama como as anteriores fizeram, ela com a fase 5 são parte do que a Marvel chamou de “Saga do Multiverso” e parece que a Marvel está atirando para todo lado.

Para onde tudo isso vai?

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania: Disney +

A fase 5 iniciou com Quantumania que prometia ser o pontapé inicial para toda a fase, e no final o final é uma pós-créditos de duas horas que pouco ou quase nada tem de interessante, e esse pouco é o Kang que deveria ser o grande vilão daqui para frente. Mas desde a fase anterior a Marvel lotou o catalogo com tantas produções que vão para todos os lados, que se até para os fãs mais radicais está difícil de acompanhar, quem dirá para aqueles que não conhecem os quadrinhos. Após Ultimato tivemos muitas coisas que aconteceram nos filmes e não sabemos quando voltarão.

Em Eternos temos os personagens levados a luz do dia por um Celestial, o planeta terra descobriu que era uma incubadora desses gigantes e agora tem metade de um Celestial petrificado no oceano, e nós não sabemos quando isso voltará a ser falado.  Shang-Chi virou um Vingador (mais ou menos) e não sabemos quando o personagem voltará. Temos um novo Capitão América (que pelo menos terá um futuro em 2024 com o novo filme) O governo dos EUA e o resto do mundo estão quase entrando em guerra com Wakanda para roubar Vibranium, e não sabemos quando essa questão voltará. O Hulk tem um filho que não sabemos quando nem como ele pode ser usado. Existem Deuses Egípcios soltos por aí, alguns com Avatares como o Cavaleiro da Lua. O Doutor estranho fez uma bagunça no tecido do multiverso e existem milhares de Skrulls na terra, onde o presidente dos EUA declarou guerra contra alienígenas se esquecendo que existe uma Nova Asgard sendo protegida por um Deus e sendo casa de vários extraterrestres perdidos.

Entendeu? Existem mil tramas correndo ao mesmo tempo, personagens entrando e saindo ao mesmo tempo. Antes tinhamos uma questão como “Quem é ele?” e a Marvel já introduzia uma resposta no filme seguinte, por exemplo, Wanda e Pietro que foram apresentados na cena pós-créditos de Soldado Invernal, para já serem um foco no filme seguinte. Estabelecer qual vai ser o próximo passo, para onde devemos olhar agora. Esse costume se perdeu na Marvel, temos apenas um ponto fixo no momento, o Kang, estabelecido em Loki e Quantumania, mas no meio de várias produções, duas aparições do grande vilão são nada, e colocar uma cena onde existem vários no mesmo lugar deixa ele mais banal, “quem vai ser o vilão dos Vingadores?, aquele azul ou aquele verde? Aquele faraó ou aquele meio robô?” A Marvel tem uma ideia de como chegar nesse final, sabe que o vilão é o foco, mas parece que ela está enchendo linguiça para uma aventura que pode não chegar. Os fãs estão perdidos, e os curiosos que apenas conhecem os filmes da Marvel vão entrar na sala de cinema em breve com um curso sobre o universo porque a Marvel está praticamente falando “Se você não viu Loki e as outras séries do catálogo, você não vai entender nada desse filme”

Bob Iger o CEO da Disney entendeu esse problema quando disse em entrevista

Acho que em nosso zelo para basicamente aumentar significativamente nosso conteúdo para atender principalmente nossas ofertas de streaming, acabamos sobrecarregando nosso pessoal muito além – em termos de tempo e foco – de onde eles estavam.”

O grande vilão da Marvel não é o Kang, os Skrulls ou os Celestiais, o grande vilão da Disney todo é o excesso de conteúdo, mais da metade dele não serve para nada além de arrecadar horas assistidas para o streaming, e series como Invasão Secreta provam que tem gente lá dentro dizendo “Faz de qualquer jeito, precisamos encher o catalogo, depois a gente vê como termina”

Bem… sabemos o que isso está causando, um problema que não está só na Marvel, mas se proliferando para todas as marcas da Disney.

 

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!