Aquecimento Oscar 2021 – CATEGORIAS – Melhor Design de Produção

Vem ver!

Aproximando-nos cada vez mais da 93ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, o Oscar 2021, que ocorrerá esse mês,  falarei sobre uma das categorias mais bonitas da noite, Melhor Design de Produção. A categoria que reconhece a melhor direção de arte de um filme.

O prêmio de Melhor Design de Produção, já é entregue desde 1929, o primeiro ano da cerimônia do Oscar, mas não com o nome que conhecemos hoje. Originalmente chamada de Melhor Direção de Arte, foi alterada para o nome atual em 2012 para o 85ª Cerimônia do Oscar. Esta alteração ocorreu devido à renomeação da subdivisão de Diretor de Arte da Acadamy of Motion Pictures Arts and Sciences (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas), para a Subdivisão de Designer.

Por dois momentos o Oscar de Melhor Direção de Arte passou a ser entregue a filmes preto e branco e coloridos, separadamente. Primeiramente no período de 1941 a 1957, novamente em 1960. O prêmio era entregue a filmes pretos e brancos e coloridos, separadamente. Em 1968, finalmente os prêmios foram reunidos em uma única categoria.

Atualmente os detentores do prêmio são Barbara Ling e Nancy Haigh por Era Uma Vez Hollywood (2019), filme de Quentin Tarantino. Os indicados esse ano trazem um brilhante trabalho, e prometem ter uma disputa acirrada. São eles:

TENET – Nathan Crowley.

Tenet – Uma viagem no tempo para salvar o mundo | O Barquinho Cultural
Fonte: Warner Bros Pictures

Tenet é de fato um filme muito bonito. A escolhas de luzes e sobriedade na escolha das cores trazem ao filme  clareza a certos pontos do Roteiro. O diretor de arte Nathan Crowley é conhecido por trabalhar com o famoso diretor Cristopher Nolan, e já foi indicado ao Oscar em outras três ocasiões: Por O Grande Truque (2006), O Batman – Cavaleiro das Trevas (2008) e por Interestelar (2014). Ambos filmes de Nolan.

RELATOS DO MUNDO – David Crank e Elizabeth Keenan.

Destacamento Blood | Site Oficial Netflix
Fonte: Netflix

Relatos do Mundo chega com tudo nessa categoria. O filme de drama e faroeste lançado em 9 de Fevereiro pela Netflix impressiona pela seu visual claro e bonito. O capricho no figurino e no cenário são evidentes. Apesar de David Cranck ser experiente como Diretor de Arte, já tendo trabalhado com famosos diretores como Steven Spielberg e Paul Thomas Anderson, ele concorre a seu primeiro grande destaque. Ao lado da decoradora de set Elizabeth Keenan, ambos foram indicados ao Oscar pela primeira vez.

A VOZ SUPREMA DO BLUES – Mark Ricker, Karen O’Hara e Diana Stoughton.

Malcolm & Marie | Site Oficial Netflix
Fonte: Netflix

A Voz Suprema do Blues o espetacular filme protagonizado por Viola Davis e Chadwick Boseman de fato tem uma das melhores direções de arte da categoria. Com experiente profissionais técnicos como diretor de arte Mark Ricker (Historias Cruzadas), a decoradora de set Diana Stoughton (Bem Vindo a Prisão) e Karen O’Hara (vencedora de Oscar de Melhor Direção de Arte (2011) por Alice no País das Maravilhas) o filme chega como um dos favoritos nessa categoria.

MANK –  Donald Graham Burt, Jan Pascale.

 

MANK | Site Oficial Netflix
Fonte: Netflix

Mank, o novo filme de David Fincher chega com tudo. O filme com mais indicações ao Oscar 2021 não faria feio nessa categoria tão importante tecnicamente. Contando com profissionais relevantes na área de Design de Produção, como o ganhador do Oscar de Melhor Direção de Arte (2009), Donald Graham Burt, por O Curioso Caso de Benjamin Button. E também a decoradora de set Jan Pascale que já foi indicada ao Oscar de Melhor Direção de Arte (2005) pelo filme drama Boa noite e Boa Sorte.

MEU PAI – Peter Francis e Cathy Featherstone.

Meu Pai: Olivia Colman, Anthony Hopkins
Fonte: Copyright Orange Studio Cinéma / UGC Distribution

Meu Pai o comovente filme protagonizado por Olivia Colman e Anthony Hopkins, nos mostra a relação de filha e pai, que cativa não só pela historia, mas também por sua beleza. O Diretor de Arte Peter Francis famoso por grandes sucessos (007 – O Cassino Royale e Batman Begins) traz mais uma vez uma trabalho competente, ao lado da Diretora de Arte Cathy Featherstone (Supernova e Passado Obscuro). O trabalho de ambos é sensível e elegante. e certamente é um dos Filmes que podem surpreender nessa categoria sem sombra de duvidas.

Já viu o trabalho de algum dos indicados? Qual seu favorito nessa categoria?

Me segue lá nas redes sociais pra trocarmos uma ideia sobre.
Twitter: @sedano_emanuel
Instagram: @sedano_emanuel

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!