As tropes literárias || Coluna Literária – Mia

E aí leitor você sabe quais as tropes literárias e os seus significados? Não? Vem que a Mia te explica!

Tanto no tiktok quanto muitos sites de livros trazem essas “tags” na hora de descrever o livro que está sendo falado, mas é comum não reconhecer todos já que muitos são em inglês e etc. 

O que significa trope? 

Trope são recursos que acontecem nos livros, são pontos chaves da história que impactam na trajetória dos personagens. Às vezes, são certos clichês de narrativas como por exemplo: em Orgulho e Preconceito, eles se odeiam e depois se apaixonam, esse trope se chama enemies to lovers. Vamos conhecer as outras tropes de romance? 

Tropes

Friends to lovers / amigo para amantes: Eles são amigos e se apaixonam, um clássico. Um ótimo exemplo dessa trope é o livro que bombou no tiktok “WITH YOU – a melhor amiga do quarterback” de Heaven Race.

Triângulo amoroso / love triangle: O mais temido de todos, é quando duas pessoas se apaixonam pelo personagem principal e cabe a tal, decidir com quem vai ficar no final. Muitos livros costumam usar esse como ponto de conflito, por exemplo o famoso “Crepúsculo” com o Edward e Jacob lutando pelo coração de Bela.

Fake dating / namoro falso: Por motivos surpreendentes, os dois são obrigados a fingir que estão namorando ou em um relacionamento para sobreviver a alguma situação complicada. Sendo assim, um representante forte é “Para Todos os Garotos que já amei” da Jenny Hann. Que também virou filme na Netflix!

Fonte: Pinterest

Outras tropes literárias populares

Age gap / diferença da idade: Eles se apaixonam mas eles possuem uma diferença de idade grande, o que afeta na relação deles. Temos como exemplo o livro “Protegida pelo Guarda Costas de Olivia” Uviplais utiliza da trope.

One bed / só uma cama: Geralmente eles se odeiam e são forçados a dividir não só o quarto, mas dividir cama! Que absurdo! 

Slow Burn / progressão lenta: Sabe aquele romance que se desenrola beeeem devagar? Que vai cozinhando bem lentamente, esse é o slow burn. A escritora Mariana Zapata de “A Muralha de Winnipeg e eu”, faz isso com maestria!

Grumpy & sunshine : Quando um tá sempre feliz e positivo e o outro é mal humorado, reclamão, eles pertencem a essa trope. No livro, “Icebreaker” de Hannah Grace o casal principal é 100% a personificação dessa combinação. E tem resenha dele aqui!

Forbidden love / amor proibido: Eles se amam, mas não podem ficar juntos (por um milhão de motivos), o pioneiro é o clássico “Romeu e Julieta” de Shakespeare (embora ele também pode entrar como age gap, mas enfim KK)

Dark Romance / romance obscuro: É uma evolução das histórias de bad-boys só que geralmente agora eles são adultos que odeiam todo mundo, menos a pessoa que ganhou seu coração e eles demonstram de jeitos… peculiares kk. Essa trope ficou bem popular na época de fanfics, sabe? 

Algumas outras tropes populares são o childhood romance (romance de infância), bullying romance e é bem comum que os livros possuam mais de uma trope no mesmo livro.  

Existem diversas outras tropes literárias ou categorias que entram nos livros, quais são as suas favoritas? Conta pra mim pelo Instagram 🙂

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!