Fix You – E se ao invés de superar nossas feridas, aprendêssemos a aceitá-las? || Resenha

Olá, dorameiras e dorameiros de plantão!

Hoje é dia de mais uma resenha e eu trouxe um drama que me causou uma ótima surpresa! Vamos falar sobre Fix You?

Fix You | Coreia | Drama | Assiste com Vídeos em Inglês e Mais ✔️
Fonte: Viki

Fix You é um k-drama de 32 episódios, com cerca de 30 minutos cada, disponível aqui no Brasil pelo Viki. Ele foi lançado em 2020, com um roteiro escrito por Lee Hyang-hee e dirigido por You Hyun-ki. Este é um drama médico com algumas pinceladas de romance.

Sinopse (Viki)

Como você lida com a raiva? De onde realmente vem a felicidade? Essas perguntas estão no coração de Fix You, um drama comovente sobre um psiquiatra pouco convencional em uma missão para ajudar as pessoas a se curarem, e uma estrela em ascensão cujas feridas emocionais são profundas.

Lee Si-joon é um psiquiatra excêntrico, mas apaixonado, que trabalha em um hospital. Ele se preocupa profundamente com seus pacientes, a quem ele tenta ajudar por meio de corajosos esforços, ainda que muitas vezes pouco ortodoxos. Han Woo-joo é uma atriz de musicais promissora. Honesta e com princípios, seus esforços no palco parecem estar dando resultados, mas ela sofre com problemas de raiva e colapsos mentais recorrentes que ameaçam prejudicar a sua carreira.

Tendo a compaixão como ferramenta, poderia Lee Si Joon ajudar a consertar a alma dela e deixar que a cura siga seu curso?

Um encontro que muda tudo

Fix You é um dorama que traz como foco a saúde mental. Ele trata sobre diversos temas tabus e nos mostra que o bem-estar psicológico, na maioria das vezes, pode ser a solução para nossas feridas internas. A história gira em torno de dois protagonistas.

A primeira é Han Woo-joo, interpretada pela incrível Jung So-min (Alquimia das Almas). A personagem é uma atriz de musicais em ascensão que vê sua carreira desmoronar por causa de um mal entendido. Se não bastasse isso, ela sofre com o transtorno de personalidade limítrofe, também conhecido como síndrome de borderline, uma doença pouco compreendida que causa bastante instabilidade emocional. Por isso, enquanto ela vê sua carreira indo por água abaixo, suas crises de raiva intensa, entre outros sentimentos, tornam tudo ainda mais difícil.

Do outro lado, temos o psiquiatra Lee Si-joon, interpretado pelo também incrível Shin Ha-Kyun (Além do Mal). Ele é um profissional super preocupado com seus pacientes, mas que utiliza alguns métodos pouco convencionais para tratá-los. Ele dá tudo de si em cada caso e, com isso, enquanto ganha o carinho de alguns membros da equipe do hospital e dos seus pacientes, outros profissionais o criticam bastante.

Sempre focado no trabalho e com seus próprios traumas para lidar, a vida do médico muda completamente ao conhecer a sua mais nova paciente, Han Woo-joo.

A New Drama That Will Mend Your Soul, "Fix You"
Fonte: KOCOWA

O que você esconde em seu porão?

Fix You acerta em cheio ao mesclar a vida dos protagonistas com casos diferentes que são tratados ao longo de cada episódio. Durante o drama, nos deparamos com diversos temas delicados que, infelizmente, a sociedade ainda considera difícil de encarar. Alcoolismo, depressão, estresse pós-traumático, dependência de drogas, Alzheimer, entre outros temas, são discutidos de forma magnífica e emocionante.

Enquanto isso, a história ainda funciona como uma espécie de terapia ao próprio telespectador ao usar metáforas e frases que nos coloca para refletir ao final de cada episódio. E como bônus, ainda somos apresentados ao podcast “Mecânico da Alma”, narrado por Lee Si-joon que, apesar de estar falando dos seus casos, acaba funcionando como uma breve sessão para nós que estamos aqui na vida real.

Um romance desnecessário

Enquanto esse dorama é incrível ao tratar sobre saúde mental, ele erra ao trazer para os holofotes um romance que não precisava. Confesso que os personagens envolvidos possuem química e em determinadas cenas é quase impossível não shippar (olha aí eu preparando o pano para passar), mas a verdade é que a relação de ambos acaba se tornando uma incógnita devido a naturalidade com que o roteiro resolve tratar essa questão.

Onde fica a ética profissional? A relação médico-paciente? Em determinado momento, o assunto até vem à tona para servir como pano de fundo em outros conflitos, mas depois isso é esquecido e ninguém se importa com o problema ético presente ali. Vida que segue.

Conclusão

Bom, ao fechar os olhos para o caminho errado que o plot do romance segue, Fix You é um drama praticamente sem defeitos. Ao ler alguns comentários depois de finalizá-lo, achei até estranho algumas críticas em relação ao modo como o roteiro se desenrola. Ao contrário de algumas opiniões, não acho que ele peca ao fazer uma narrativa mais lenta em alguns momentos. Para mim, é sobre isso que o drama trata: a normalidade e seus percalços. Ele nos mostra que, na maioria das vezes, são os nossos traumas e fatores psicológicos que atrapalham toda a calmaria de uma vida “normal”. Fix You, de fato, é uma história que nos ensina sobre a importância de lidarmos com nossas cicatrizes da alma. Ou como é citado em um dos episódios:

“Você nem sempre precisa estar sangrando para ser uma emergência”

Soul Mechanic" (2020 Drama): Cast & Summary - Kpopmap
Fonte: Kpopmap

Então, você já teve a oportunidade de assistir Fix You? Gostou do drama como eu ou tem alguma crítica? Deixe nos comentários! Aproveite para seguir o Hospício Nerd nas redes sociais e conferir os próximos conteúdos. E se tiver gostado do que eu falei por aqui, fique por dentro das minhas opiniões sobre livros, filmes, séries e doramas no @historiasdapam, segue lá! 😄