Geroge Orwell – Revolução dos Bichos || Resenha Literária

Precisamos falar sobre George Orwell

Imagine o seguinte cenário: Você é um grande escroto, que tem dois cachorros, um gato, um coelho e uma calopsita. Mas como bom babaca, tu sempre atrasar a hora de pôr ração para os bichos, quase nunca dá banho nos cachorros, a pobre da calopsita vive em uma mínima gaiola que é de dar nojo só de olhar… 

E em meio a tamanho descaso, certo dia esses pobres animais tomam consciência da falta de respeito imposta sobre eles, e decidem te atacar! Eles te mordem, te arranham, te bicam! E por fim lhe expulsam da sua casa tomando o controle da mesma, fazendo assim uma verdadeira rebelião, uma verdadeira REVOLUÇÃO DOS BICHOS!

A revolução dos bichos: Um conto de fadas | Amazon.com.br

Bom este é apenas uma minha versão “urbana” de um dos maiores clássicos da literatura, escrito por um dos homens mais inteligentes que já pisou na terra! 

Estamos falando sobre Geogre Orwell(sempre que falo esse nome pareço estar gemendo de dor). 

Alguns me chamariam de exagerado por intitular este grande autor como “um dos homens mais inteligentes que já pisou na terra”. Mas o título é justíssimo, posto que uma das características da genialidade, é conseguir explicar algo complexo de uma maneira simples! E o menino Orwell era mestre nessa arte! Prova disso é a obra citada(e ridiculamente repaginada) no início deste texto. 

Entenda A Revolução dos Bichos: 'A Revolução dos Bichos': conheça o clássico que critica o totalitarismo | Guia do Estudante

“A revolução dos bichos” é uma fábula que trás a jornada de um grupo de animais, mas no fundo conta mesmo é a história da revolução russa e tesse uma profunda crítica ao regime ditatorial implantado por Stalin. E isso tudo com uma narrativa ótima de se ler… 

 

O livro se inicia com o discurso do Velho Major, um porco muito respeitado por todos os animais da  Granja do Solar. Em sua fala, o sábio suíno trás reflexões densas e dolorosas, sobre a realidade daqueles animais “Enfrentemos a realidade: nossa vida é miserável, trabalhosa e curta[…] nenhum animal na Inglaterra sabe o que é liberdade ou lazer depois que completa um ano de vida. Nenhum animal na Inglaterra é livre. A vida do animal é feita de miséria e escravidão.”

Ao lomgo do discurso, Major trás um forte viés revolucionário, e consegue tocar os animais, plantando uma semente em seus corações. Mas o velho porco deixa claro que não acredita viver o suficiente para ver suas idéias sendo postas em prática, então deixa “apenas” o legado.

Ele realmente morreu logo. Mas seu discurso cumpriria o papel e futuramente a tal revolução seria feita.

Bom, se você conhece um pouco sobre a história do socialismo/comunismo,  já entendeu que o Porco era Karl Marx(essa frase pode parecer ofensiva, mas não é, já que eu gosto de porcos(E do Marx)). 

Dadas algumas circunstâncias (que não vem ao caso citar) em determinado dia, bem depois da morte do Velho Major, os bichos não aguentam mais o julgo do homem e liderados por Bola de Neve e Napoleão(dois jovens porcos, discípulos do Velho Major)se revoltam, atacando e expulsando o então dono da Granja e todos os outros humanos que ali habitavam! 


Intrínseca lança clássico de George Orwell em edição especial ilustrada - Editora Intrínseca

 

A partir daí leis são estabelecidas, uma bandeira é feita, uma canção é introduzida como hino, batalhas são travadas contra homens que tentam invadir a agora Granja dos bichos, os animais vencem a batalha, um líder(e um grupo)é alçado ao poder…enfim tudo aquilo que costuma acontecer para o estabelecimento de uma nação. 

Só que com o tempo as coisas começam a dar errado… Não irei entrar em detalhes quanto a isso, pois espero que você leia o livro, caso ainda não o tenha feito. Mas posso dizer que como de costume, o poder corrompe! 

O livro efetivamente consegue nos proporcionar um belo vislumbre do que foi a revolução russa. Mas infelizmente a idéia central do romance foi distorcida ao longo dos anos, principalmente na época da guerra fria. 

Naquele momento desgraçado da história humana, os EUA usaram esta fantástica obra para fazer propaganda contra o comunismo! E realmemte, lendo de uma maneira crua, pode parecer que é disso que se trata. Mas ao analisar de maneira mais cuidadosa, você vai perceber que não é o caso, já que o próprio Orwell era assumidamente socialista!!!!!! 

A crítica em si é direcionada ao totalitarismos de Stálin, ao modelo ditatorial que o mesmo implementou e a traição dos ideais que inspiraram a revolução, mas que logo foram esquecidos ao se conhecer o poder… 

Enfim, é com a frase final do livro que encerrarei este texto: “então não se sabia mais quem era porco e quem era homem”.

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!