Loki abraça o seu Glorioso Propósito! || Resenha COM SPOILER!!!

A série é concluída com diálogos, propósitos e fardos!

O final da segunda (e talvez última) temporada de Loki está queimando a internet com teorias, despedidas e lágrimas.

SPOILER À FRENTE!

Antes de escrever esse texto, eu decidi ler a resenha da primeira temporada e me deparei com um detalhe que se repete aqui, a sutileza de Loki está nos diálogos, ainda temos um ritmo frenético sem qualquer cena de ação, mas os diálogos mostram como personagens bons sustentam histórias boas, e histórias boas mantém a Marvel viva. Não temos grandes revelações como anteriormente, mas temos o fechamento de ciclos e gancho nenhum para essa história continuar.

Loki aprendeu a controlar seus saltos temporais, e precisou enfrentar o dia da marmota (quem viu o filme “feitiço do tempo” entendeu) o personagem passou centenas de anos aprendendo tudo sobre a ciência da AVT com o OB e o Victor Timely, para assim consertar o tear temporal, que não precisava de concerto, descobrimos que o aparelho não estava colapsando e sim cumprindo um protocolo de segurança que destruía todas as linhas temporais exceto a linha sagrada. É fácil se lembrar como o Doutor Estranho fez o mesmo usando a joia do tempo em seu filme e em Guerra infinita para saber como resolver o problema, os dois personagens fracassam milhares de vezes para entender o seu propósito e como driblar o fracasso eminente.

Loki - temporada 2
Divulgação Disney +

Qual foi o destino de Loki?

Loki precisou resolver a situação com sua maior arma: sua fala, seu carisma, usando ele para conversar com tres pessoas. Primeiro: Aquele que permanece, que percebeu que o Deus estava brincando com o tempo para resolver o problema da AVT, e o pior de tudo, descobrimos que todo esse conflito com o Tear era esperado por ele, AQP sabia que não importava a decisão que Loki e Sylvie tomassem, tudo acabaria nele de novo, todas as decisões levariam ao momento em que ele foi morto pela Sylvie e alguma hora Loki aceitaria fazer parte da AVT como regente principal. Mas AQP não contava com uma coisa: Não se pode colocar as escolhas na mão do Deus da trapaça e esperar que ele não use seus maneirismos para escapar, Aquele que permanece subestimou um Deus com centenas de anos que ganhou a vida passando a perna em todos.

Em seguida ele tem dois dialogos emocionantes com Mobius e Sylvie. Mobius fala sobre como é necessário sustentar o fardo do glorioso propósito, e não existe conforto independente de qual escolha seja tomada, Sylvie, por outro lado, diz a linha do tempo sagrada está repleta de destruição e morte tanto quanto as ramificações criadas por ela, e não existe nada de errado em destruir as coisas e deixar que as ramificações tenham suas próprias escolhas. Loki retorna a ser o Deus, e entende seu propósito, destruindo o tear e construindo uma árvore que sustentasse a linha do tempo sagrada e as ramificações, se tornando o Deus do tempo e da história.

Curioso lembrar que: Yggdrasil é a árvore dos mundos da mitologia nórdica, toda a mitóloga gira em torno dela, então nada mais justo do que Loki ser àquele que mantém a árvore viva, estando presa a ela, tanto na mitologia quanto nos quadrinhos da marvel, Thor e Odin fizeram sacrifícios a ela, às vezes se pendurando nela por dias para ganhar em troca a salvação dos mundos e a resolução de problemas, o destino de Loki é fazer parte dessa árvore do tempo, e se no passado conhecemos o guardião da ponte do arco-iris de Asgard que conseguia enxergar todo o universo, agora Loki conquistou um nível de poder superior até mesmo de Odin, percebendo que o trono exige um grande preço, e para que as linhas do tempo estejam seguras, o Deus precisa estar em solidão, mas sabendo que seus amigos estarão seguros e terão uma chance de ter a vida que quiserem, sem se preocupar em serem podados por tomar uma decisão que não estava prevista em seu destino, afinal para que se prender ao destino se o livre arbítrio te dá uma chance de fazer o que quiser com o tempo de vida que lhe é dado

AVT E KANG.

O destino da AVT nesse comendo é tomar conta da árvore sagrada do tempo e evitar principalmente a qualquer custo que as variantes de Kang descubram sobre ela, se descobrirem uma guerra pode ser iniciada já que Loki agora sustenta tanto a linha sagrada quanto suas ramificações, e o mais interessante é saber que o Kang de Quantumania realmente morreu no reino quântico, só precisamos aguardar para saber qual variante será a responsável por ser o próximo grande desafio dos vingadores. Vale dizer também que o reino quântico se estabelece como uma conexão entre as linhas do tempo do universo 616, e cada universo tem o seu próprio reino quântico, pelo menos foi o que a fala de Mobius.

E agora?

Não sabemos se Loki voltará futuramente e será aquele que reunirá os vingadores para quando uma variante de Kang aparecer, mas sabemos que Mobius estará em Deadpool 3, abrindo portas para uma nova reunião dos heróis mais poderosos da Terra, agora a AVT tem acesso a todos as ramificações do tempo e multiverso, podendo reunir vários personagens importantes da Marvel, sejam eles os X-men, os vingadores do passado, ou aliados do futuro de 2099 quem sabe.

Loki não terá uma terceira temporada como Kevin Feige bem disse, mas isso não impede da TVA voltar, ou da Sylvie também. A jornada desse Loki já acabou, e agora ele está em um trono muito maior em importancia do que como regente da Terra, de Asgard ou de Jotunhein (reino dos gigantes de gelo) ele agora está cumprindo seu glorioso propósito como sempre desejou, mas viverá com o preço do trono em eterna solidão.

 

 

 

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!