O Senhor dos Anéis – Os Anéis de poder, quem os forjou?

Meu precioso…

“Um Anel para todos governar, Um anel para encontrá-los, Um Anel para todos trazer e na escuridão aprisioná-los”

Fonte: Geocaching – Inscrição em élfico que consta no Um Anel

Saudações caros Tolkieanos e Tolkieanas! Hoje trago um tema que muita gente é curiosa (com razão): quem forjou o Um Anel? Todos sabem que o Anel do Poder gerou todo o caos que vemos na série de histórias, mas como isso surgiu? Quem tinha tal habilidade? Quem motivou? Pois bem, tentarei responder um pouco dessas perguntas agora…

É de conhecimento de todos que Sauron era conhecido como O Senhor do Escuro. O que nem todo mundo sabe é que ele é o segundo ser que recebe essa alcunha. Morgoth foi o primeiro a ser reconhecido como tal, sendo ele mesmo o mentor e mestre de Sauron. Quando Morgoth foi banido para o vazio e os elfos, Sauron tinha todo o conhecimento adquirido com seu antigo mentor e podia aplicá-lo sem muitos problemas.

Pelo outro lado da história temos Celebrimbor, um elfo muito habilidoso na arte das forjas que governava Eregion, reino localizado muito próximo às Minas de Moria, o que facilitou o crescimento de uma grande amizade entre os anões e o elfo, além de um bom compartilhamento das técnicas e conhecimento, sendo considerado um igual na arte de forja pelos anões. Um dos feitos de Celebrimbor que se destacam foi a criação de Elessar de Eärendil, a primeira pedra élfica que era uma gema onde ele aprisionou a luz do Sol.

Fonte: DevianArtElessar de Eärendil, pedra élfica feita por Celebrimbor

Sauron, percebendo a habilidade de Celebrimbor se apresenta a ele como Annatar (O Senhor dos Presentes) e se diz representante dos Valar, prendendo a atenção e se aproximando do elfo. O Senhor do Escuro, então, usa toda suas artes em Celebrimbor e sua irmandade a fim de exercer sua influência sobre eles. Não decorrido muito tempo, ele já os tinha envolvido, uma vez que estes já haviam aprendido muitos segredos de seu ofício.

Impulsionados por uma inquietação que residia neles devido à sua imortalidade e por sempre verem coisas das quais gostavam serem destruídas, a irmandade élfica de Celebrimbor trabalha com afinco, sob influência de Sauron que estava ciente de tudo o que eles faziam e os tentava, construíram anéis de poder. Foram feitos dezenove anéis pelos elfos, porém Sauron forjou para si um último, em segredo, que governava todos os outros. Desses dezenove: três foram dados aos elfos, sete aos anões e nove aos homens. Durante o uso dos anéis, o Senhor do Escuro conseguia perceber tudo o que era feito por seus usuários e até mesmo controlar suas mentes. Celebrimbor percebe o que acabava de ser feito quando ele ouve ao longe Sauron proferindo as palavras que todos nós conhecemos:

“Um Anel para a todos governar

Um Anel para encontrá-los

Um anel para a todos trazer

E na escuridão aprisioná-los”

Fonte Enciclopédia da Terra-Média – Representação dos Anéis do Poder, com o Um Anel ao centro

O uso dos Anéis do Poder por seus portadores é um assunto muito extenso e será explorado futuramente, mas posso adiantar que os homens que utilizaram seus anéis presenteados e devido sua ambição e arrogância se tornaram o que conhecemos como os Nazgul.

Comentem nas redes sociais e marquem a gente ou então comentem aí embaixo, deixem suas sugestões e críticas. Se você perdeu alguma das postagens anteriores, clique aqui e veja as anteriores.

Encontre aqui as redes sociais do Hospício Nerd para mais conteúdo como esse!!

E, se quiserem trocar uma ideia sobre esses e outros filmes, me procura no Instagram: Bruno Barbosa.

15 thoughts on “O Senhor dos Anéis – Os Anéis de poder, quem os forjou?

  1. Estou amando isso, MT boa a ideia d fazer esses textos, pessoal do Brasil não explora MT senhor dos anéis, só traduz o q a galera dos EUA escreve, tinham q fazer um podcast da galera q é fã msm e vive isso, faz cosplay e vai a luta

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!