Oasis – Um drama retrô para quem gosta de uma história agridoce || Resenha

Olá, dorameir@s!

Quem aí curte ver um melodrama com protagonistas passando bastante perrengue? A resenha de hoje é sobre um dorama que cumpre esse propósito com louvor! Bora conferir?

Oasis é um drama sul-coreano finalizado recentemente, em abril de 2023, que contém 16 episódios e está disponível nacionalmente no catálogo do Viki. O roteiro foi escrito por Jung Hyung-Soo (Prince of the Legend) e a direção ficou por conta de Han Hee (Goodbye Mr. Black). O elenco principal é composto pelos atores Jang Dong-Yoon (The Tale of Nokdu), Choo Yeong-Woo (Once Upon a Small Town) e Seol In-A (Business Proposal).

Sinopse (Viki)

Oasis' drama da KBS vai estrear no próximo mês!Durante a década de 1980, a Coreia do Sul está passando por mudanças políticas que envolvem turbulência e instabilidade social. Em uma pequena cidade na província de Jeolla, dois amigos estão tentando lidar com o ensino médio e com a adolescência. Eles são os perspicazes Lee Doo-Hak (Jang Dong-Yoon) e Choi Cheol-Woong (Choo Young-Woo). Mas a vida desses amigos muda para sempre quando uma garota chamada Oh Jung-Shin (Seol In-Ah) se transfere de Seul para a escola deles.

A amizade do trio cresce, mas os dois garotos começam a desenvolver sentimentos por Oh Jung-Shin, e uma rivalidade amorosa começa a surgir. No entanto, poderes além do controle deles começam a enviar ondas de choque através de suas jovens vidas. Um incidente inesperado atrai a família de Lee Doo-Hak para uma teia de tragédia. E isso o leva ao caminho da violência e da vingança. À medida que os eventos políticos ao redor deles atingem um ponto insustentável, poderia o amor salvar o dia para esses três jovens amigos?

O começo de todas os perrengues

*Atenção: o trecho a seguir contém um resumo do que ocorre no primeiro episódio. Apesar de ser o início da trama, caso prefira se surpreender, é melhor pular essa parte do texto. 😉

Oasis já começa cheio de reviravoltas e a certeza de que o protagonista não terá muitos momentos de paz ao longo de sua jornada. Ele inicia nos apresentando a dupla Lee Doo-Hak e Choi Cheol-Woong, que vivem realidades bem diferentes. Doo-Hak é filho dos empregados que trabalham para a família de Cheol-Woong. Assim, percebemos que, apesar de serem amigos, uma certa rivalidade está sempre presente entre eles.

Essa tensão se torna maior quando a jovem Oh Jung-Shin dá as caras na cidade. Ela desperta o interesse de ambos e, então, eles decidem competir pelo amor dela. Mas a ideia não dá muito certo porque a mocinha se apaixona por Doo-Hak, o que acaba despertando a inveja de Cheol-Woong.

Mas não é só no campo do amor que esses dois começam a se estranhar. As coisas ficam piores quando eles se envolvem em uma briga que termina com Cheol-Woong matando um dos agressores por acidente. E é nesse momento que a história se transforma em uma sucessão de tragédias para Doo-Hak.

Devido a submissão de sua família, o pai acaba concordando em deixar que Doo-Hak leve a culpa pelo assassinato no lugar de Cheol-Woong e, então, o personagem é condenado a prisão por um crime que não cometeu.

Lirik Lagu LET ME GO - JEMMA, OST Drama Korea Terbaru Seol In Ah 'Oasis', Ada Terjemahannya - Tribunjatim.com

Alguns anos depois…

Após os eventos do primeiro episódio, seguimos a jornada de Doo-Hak com vários saltos temporais mostrando o que ele precisa enfrentar após ir para a prisão e perder praticamente tudo. Nesse ponto, vemos também as histórias de Oh Jung-Shin e Cheol-Woong se desenrolarem em um momento político e econômico conturbado da Coreia do Sul.

O que eu achei

No geral, Oasis foi um drama que soube me deixar bem dividida em alguns aspectos. O ritmo da trama, por diversos momentos, me manteve satisfeita, mas em outros um pouco confusa e desanimada.

Porém, se a ideia era mexer com os sentimentos do telespectador e causar raiva por conta das inúmeras injustiças cometidas contra o protagonista, o objetivo foi cumprido. Com exceção do personagem principal, a mocinha e a mãe de Doo-Hak, posso dizer que eu queria me vingar de todos os demais personagens que estavam ligados direta ou indiretamente ao sofrimento deles. Em especial, Cheol-Woong, que de tão sonso me fez, literalmente, pausar o drama em vários momentos para respirar fundo (nesse caso, palmas para Choo Young-Woo que o interpretou e conseguiu despertar esse tipo de sentimento em quem assistia).

No entanto, se os conflitos pessoais entregaram essas reações, por outro lado, acredito que um dos pontos fracos de desenvolvimento foi não utilizar todo o potencial histórico do drama, já que muitas coisas em relação ao período politico e econômico conturbado foram citadas, mas não desenvolvidas como eu esperava.

Oasis (Korean Drama) - AsianWiki
Fonte: AsianWiki

Por fim, em relação a conclusão da trama, acabei permanecendo dividida, pois ele obteve um final que eu já esperava, mas não necessariamente o que eu queria. Sem muitos detalhes para evitar spoilers, esse é um drama para quem prefere um final poético e agridoce, com espaço para diferentes interpretações.

Conclusão

Oasis é um melodrama com momentos de ação, mas que prefere focar em uma narrativa mais lenta. Uma boa pedida para quem gosta de uma ambientação no passado e uma história com tragédias e bastante conflitos pessoais. Com defeitos em seu desenvolvimento e um final aberto a diferentes interpretações, não é recomendado para quem prefere um arco bem fechado. 

E aí? Já assistiu esse dorama? Se sim, me conta o que achou nos comentários! Aproveite para seguir o Hospício Nerd nas redes sociais e conferir todos os conteúdos de doramas aqui no site!

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!