{Resenha} -The underground railroad – Temporada 1- Se a realidade foi ruim…

Assista pelos canais STARZPLAY e PARAMOUNT+ na PRIME VÍDEO

Na ficção foi ainda pior.

A Prime Video continua inovando em seu catálogo de séries, e com produções cada vez mais ambiciosas. The Underground Railroad é uma série criada por Barry Jenkins, que já pode ser considerado um mestre na abordagem audiovisual de histórias onde há uma profunda abordagem racial negra. Entre suas obras, estão as maravilhosas “Se a rua Beale falasse” e o multipremiado “Moonlight – sob a luz do luar”.

Aqui, Jenkins se debruça sobre um dos períodos mais terríveis para os negros: a escravidão nos EUA. Através de uma história lenta, mas progressiva, somos introduzidos aos personagens e à realidade da época, que ainda que com toques fantásticos, tem sua brutalidade e crueldade exibidas de forma crua e chocante. Talvez não seja um conteúdo para os de estômago mais sensível.

The Underground Railroad': Amazon Prime Series From 'Moonlight' Director  Barry Jenkins Looks Like A Masterpiece - Entertainment

Fonte: Prime Video

A série conta com um design de produção digno de prêmios, reproduzindo com fidelidade o ambiente americano do século de 1800. Escravos reduzidos a condições desumanas (por mais redundante que isso pareça), senhores cruéis e abusivos e uma sociedade hipócrita, onde as aparências podem se transformar em realidades terríveis.

Outro destaque vai para a fotografia, trabalhada com esmero, onde varia de ângulos abertos a fechados e intimistas, sem perder um belo enquadramento tanto nos personagens quanto no ambiente, dando um profundo senso de imersão ao expectador.

Os personagens acabam se tornando um ponto menos brilhante em meio a tantos acertos, mas não pelas atuações,  Thuso Mbedu interpreta a protagonista Cora com excelência, enquanto Aaron Pierre faz um bom papel com Cesar. Entretanto, os personagens são bidimensionais, apesar de ser aprofundados, não há muito ao que se identificar, a não ser por seu sofrimento.

The Underground Railroad' Teaser: Barry Jenkins Offers First Glimpse Of  Thuso Mbedu As Cora In Amazon Limited Series

Fonte: Yahoo Finance

A história tangencia a realidade com pitada de fantasia, as antigas rotas de fuga dos negros escravos norte-americanos foi transformada literalmente num trilho de trem subterrâneo, que carrega os fugitivos para diferentes locais no país. O tem que os leva para a liberdade é personagem importante na história, sempre exibido como uma luz vindo nas trevas, literalmente uma luz no fim do túnel.

O enredo é interessante ao dar falsas esperanças de liberdade e segurança para em seguida  jogar os personagens numa espiral de terror e perseguição, a série se mantém nesta dualidade, sempre mantendo uma atmosfera de desconfiança.

The underground railroad é uma série ambiciosa, com uma qualidade de produção imensa e apesar do argumento não ser original, aborda a história da escravidão norte-americana com uma brutalidade terrivelmente gráfica, apesar dos tons fictícios da trama.

É uma história para se acompanhar, chocar, indignar, mas também refletir e sonhar com esperança e liberdade para Cora e todos os pretos desde então.

 

Fala visitante do Hospício! deixe seu recado aê!